28 de julho, de 2022 | 08:57
Defensoria Pública de Minas promove no dia 3/8 mais uma edição do Casamento Comunitário em Ipatinga
O evento ocorrerá a partir das 19 horas no tradicional Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru
Divulgação
O evento ? o segundo no município ? volta a ser realizado 13 anos depois, numa celebração da cidadania que reunirá 31

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) unidade Ipatinga, promoverá no próximo dia 3 de agosto (quarta-feira) mais uma edição do Casamento Comunitário. O evento ocorrerá a partir das 19 horas no tradicional Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru.
Um dos mais importantes eventos realizados pela Defensoria Pública mineira, a iniciativa representa um grande momento de cidadania e busca promover a regularização jurídica de casais que ainda não têm a união oficializada. Esta segunda edição irá celebrar a união de 31 casais inscritos. O primeiro casamento comunitário da DPMG no município ocorreu em 2009
As inscrições para os interessados ficaram abertas entre 14 de junho e 4 julho, conforme noticiado pelo Diário do Aço.
O Casamento Comunitário é mais uma das ações extrajudiciais de alcance social da Defensoria e oferece às pessoas de baixa renda a oportunidade de legalizarem sua situação civil, com isenção de taxas e emolumentos, e de realizarem o sonho do grande dia: a cerimônia nupcial, legitimando a vida conjugal, promovendo a inclusão social e resgatando a autoestima.
O evento se destaca por proporcionar não só a proteção jurídica e garantia dos direitos civis da família e sucessões - em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança -, mas a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, consequentemente, da família, revelando-se importante fator de prevenção aos conflitos sociais.
A iniciativa é organizada pela unidade da DPMG em Ipatinga, com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG (CooProC).
Parcerias
A Defensoria Pública é a porta de acesso à Justiça dos cidadãos carentes e, devido a restrições orçamentárias, sempre busca o apoio de empresas e instituições com a intenção de viabilizar as ações desenvolvidas. E na cidade de Ipatinga, não foi diferente. Empresas e profissionais liberais abraçaram a causa para que o Casamento Comunitário marque essa fase na história de vida dos 31 casais.
São eles e elas: Instituto Usiminas, Bistrô Du Lú Cozinha e Afeto, James Festas e Ateliê, Aline Rinaldi - Maquiagem, Estética e Micropigmentação, Sociedade Auxiliadoras Femininas da IPB - SAF, Love To Care - SPA, Paradise Garden Event Space, Feito com Amor Decorações, TOM - Escola de Música Tenente Oswaldo Machado, Ateliê - Alline Carvalhaes, Dominante For Mem, Fortune, Amor & Arte - KM, San Diego - SUITES Ipatinga, Adelaide - Festas e Buffet, Aline Palhares - Fotografias, Dayane Gomes Santos Miranda - Maquiadora, Claudeny Maria Silva Maciel Maquiadora, Gil Minogue, Pollyane Salgado, Nayara Nantes Studio de beleza, Centro Cultural Municipal de Ipatinga, Prefeitura Municipal de Ipatinga e a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais - ADEP-MG.
Cerca de 8.000 pessoas já oficializaram sua união por meio dos Casamentos Comunitários realizados pela DPMG, que acontece em Belo Horizonte e em unidades no interior desde 2009. (Com informações da Assessoria de Comunicação / Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
De Olho
28 de julho, 2022 | 15:14Deveria fazer divórcio comunitário.....”