Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de julho, de 2022 | 17:40

Secretaria de Saúde de Minas investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos em Coronel Fabriciano

Há em Minas Gerais 32 casos de varíola dos macacos confirmados por exames laboratoriais da Funed.

Arquivo/Agência Minas
 Exames dos casos suspeitos são feitos no laboratório da Funed, em Belo Horizonte Exames dos casos suspeitos são feitos no laboratório da Funed, em Belo Horizonte

Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e publicado pelo Diário do Aço, no sábado (16), havia um caso suspeito de varíola dos macacos em Coronel Fabriciano. Em novo boletim enviado ao jornal, desta vez na tarde desta segunda-feira (18), há o registro de dois casos suspeitos da doença na cidade.

Ainda nesta segunda-feira, a administração municipal de Fabriciano publicou nota informando que a Fundação Ezequiel Dias (Funed) havia descartado o caso suspeito, divulgado no fim de semana, por meio de exames, que deram resultado negativo. Ainda no texto, o Executivo ressaltou que o município “se mantém alerta aos riscos da doença, com qualificação das equipes de saúde para a adoção correta dos protocolos e do tratamento disponível”.

Em resposta ao Diário do Aço, no início da tarde de segunda-feira, a Funed, laboratório público do estado que realiza os exames do vírus monkeypox, informou que os resultados são “disponibilizados por meio de um sistema ao Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e município solicitante. Esses, por sua vez, são os órgãos responsáveis pela divulgação oficial dos casos”.

Em contato com a assessoria de Comunicação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, foi encaminhado ao Diário do Aço os dados sobre os casos suspeitos e confirmados da doença no estado. Nesse boletim, consta que há dois casos suspeitos de varíola dos macacos em Coronel Fabriciano e, até o fim da tarde de segunda-feira, nenhum caso descartado.

Casos no estado
Ainda no boletim da Secretaria de Estado de Saúde, enviado pela SRS, com dados atualizados às 11h de segunda-feira (18), há em Minas Gerais 32 casos de varíola dos macacos confirmados por exames laboratoriais da Funed. Todos os pacientes estão estáveis e em isolamento.

Outros 38 casos foram descartados, 30 casos estão em investigação e um caso foi classificado como provável.
A SES ainda informou que, até o momento, os casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 22 e 46 anos, em boas condições clínicas. Há dois casos em internação hospitalar para isolamento. Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados. Somente o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.

Cuidados
O secretário de saúde, Ricardo Cacau, lembra que os sintomas são idênticos aos da catapora ou varicela, cuja vacina é disponibilizada na rede de saúde para as crianças a partir dos 12 meses e segunda dose entre 15 e 24 meses de idade. A qualquer aparecimento de sintomas, a orientação é procurar a unidade básica de saúde de referência.

Veja também:
Ipatinga tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário