CADERNO IPATINGA 2024

04 de julho, de 2022 | 18:06

Mineiro que morou em Ipatinga é preso por contrabando de pessoas

Reprodução de vídeo
Sem saber, mineiro negociava com agente disfarçado a travessia clandestina de brasileira pela fronteira do México Sem saber, mineiro negociava com agente disfarçado a travessia clandestina de brasileira pela fronteira do México
Está na cadeia, em Worcester, Estados Unidos, um mineiro de Tarumirim, que já morou em Ipatinga e é investigado como suspeito de integrar uma rede de imigração ilegal de brasileiros para aquele país.

A reportagem do Diário do Aço apurou que Fagner Chaves de Lima, de 41 anos, atualmente morava East Hartford, Connecticut, e foi preso dia 29 de junho pela tentativa de contrabando de pessoas em Worcester, estado de Massachusetts.

Segundo a imprensa voltada para os brasileiros residentes nos Estados Unidos, a procuradora Rachael S. Rollins informou que Fagner teria realizado uma operação elaborada e manipuladora, em que cobrava um preço exorbitante para que as vítimas viajassem do Brasil para os Estados Unidos e, em seguida, extorquia as vítimas vulneráveis e suas famílias por mais dinheiro, até mesmo as ameaçando.

“Como todos sabemos, as operações de contrabando abusam, exploram e colocam em risco vítimas indefesas. O combate ao contrabando de pessoas e às redes de tráfico é uma das principais prioridades do nosso escritório. Este suposto crime é uma afronta à dignidade humana e um perigo para a segurança nacional”, comentou a procuradora.

Para o agente especial da divisão de Boston, do FBI, Joseph R. Bonavolonta, a atitude de Fagner Chaves é algo vergonhoso. “Ao tentar contrabandear seres humanos para os Estados Unidos para seu próprio lucro financeiro e depois extorquir-lhes mais dinheiro, ele demonstrou um desrespeito deliberado pela segurança de suas vidas e pelas leis de nosso país que estão em local para garantir a segurança do público”, disse o agente do FBI que ressaltou a importância, para a segurança das vítimas, de aplicação da lei para levar os contrabandistas internacionais à Justiça.

Já publicado:
Cai nas mãos da PF o responsável pela maioria do 'cai-cai' nos EUA

Dez anos de prisão

De acordo com os documentos da acusação, Fagner dirigia um negócio que contrabandeava ilegalmente as pessoas do Brasil para os Estados Unidos. Ele teria realizado um esquema de viagem para clientes que entrassem ilegalmente no país de avião ou ônibus.

Além disso, ele teria extorquido os clientes enquanto viajavam para os Estados Unidos, ameaçando prejudicá-los ou às famílias, se não pagassem mais dinheiro. A acusação de tentativa de contrabando de seres humanos prevê uma sentença de até dez anos de prisão, até três anos de liberdade condicional e uma multa de US$ 250 mil.

O jornal “A Notícia USA” notificou que Fagner foi preso por um agente disfarçado. Entre maio e junho deste ano, o policial começou a conversar com Fagner, por meio do WhatsApp para, supostamente, trazer uma irmã e a sobrinha para os Estados Unidos, via fronteira com o México.

De acordo com os promotores federais, Fagner disse ao agente que há 20 anos está envolvido com o contrabando de pessoas para os Estados Unidos, e que traz pessoas, “com visto”, “sem visto” e também pessoas que “são procurados pela polícia”.

No dia 16 de junho, Fagner Chaves de Lima foi a Worcester para se encontrar com o agente disfarçado de quem teria recebido dois cheques no total de US$ 15 mil, como pagamento para a travessia ilegal da suposta irmã e da suposta sobrinha do agente. (Com informações dos sites A Notícia USA e GNews USA).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wagner Martins da Rocha

08 de julho, 2022 | 10:35

“O melhor do Brasil é o Brasileiro!!”

Genivalda dos Santos Santana

06 de julho, 2022 | 14:50

“O problema é a ganância, o cara cobrava um preço muito alto e depois ainda ficava estorquindo as pessoas por mais dinheiro, e com ameaças, isso é insuportável, foi bom ser preso tem que ficar muitos anos no xilidró. Quem sabe aprende e deixa de ser covarde.”

Angela Maria

06 de julho, 2022 | 14:01

“Até bandido tem que ter honra,tomara que ele apodreça na cadeia por alimentar os sonhos das pessoas e depois transformar eles em pesadelos .”

Joana

05 de julho, 2022 | 18:35

“Ele tá errado mas quem vai tb sabe que é ilegal,todo mundo errado.”

Alguém Que Sonhar Com Eua

05 de julho, 2022 | 15:01

“Uma pena, pois com essa prisão vcs estão destruindo os sonhos de muitas pessoas, o Brasil está falido, aqui não dá pra ter uma vida digna infelizmente!”

Soraia Baldez

04 de julho, 2022 | 19:05

“Posso rir né,todo mundo conhece e já viu falar de alguém que leva e ainda empresta o dinheiro com juros absurdos(agiotas),não entendo o Brasil ?”

Envie seu Comentário