01 de julho, de 2022 | 08:00

Gavetas são instaladas ao lado do assento do motorista em ônibus da Saritur

O registro, feito nesta quinta-feira (30), ocorreu na cidade de Coronel Fabriciano

Enviado por leitor
 Conforme a Saritur, o motorista receberá um adicional de 20% para cobrar as passagens Conforme a Saritur, o motorista receberá um adicional de 20% para cobrar as passagens

Trabalhadores do transporte urbano do Vale do Aço enviaram registros da instalação de gavetas, ao lado do assento do motorista, em ônibus da Saritur. O registro, feito nesta quinta-feira (30), ocorreu na cidade de Coronel Fabriciano.
A reportagem foi procurada por cobradores que trabalham na cidade, que relataram a sensação de insegurança. “As gavetas começaram a chegar ontem. Estão sendo instaladas. Temos um sentimento de insegurança sobre nosso emprego. A empresa se reuniu com os motoristas de Fabriciano, falando sobre eles cobrarem passagem, e com os cobradores não falaram nada. Apenas queríamos que o prefeito e os vereadores cobrassem da empresa a lei que garante a presença do cobrador no ônibus”, pede um dos funcionários.

Saritur
Procurada, a Saritur informou que, conforme acordado com o sindicato dos trabalhadores, “o motorista recebe um adicional de 20% para cobrar as passagens. A economia gerada pela retirada do cobrador vai diretamente para o usuário. Este valor é excluído da planilha de custos, gerando economia no valor final da passagem”, destaca.
Já o presidente do Sinttrocel, Marlúcio Negro, disse que “o sindicato tomou ciência da situação por meio de denúncias, de que a empresa vem instalando gaveta nos capôs dos ônibus. A diretoria vai conversar e, posteriormente, irá procurar representantes do município para falar a respeito”, esclarece.

Salários
A situação dos funcionários de Fabriciano, assim como as outras cidades onde a Saritur opera, foi motivo de longas negociações ao longo dos últimos meses. Após diversas mediações, a Saritur atendeu ao apelo do Sindicato do Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Coronel Fabriciano (Sinttrocel) e concedeu uma correção salarial para todos os trabalhadores em 6%, retroativa a 1º de março de 2022.

A empresa garantiu ainda que a diferença salarial do mês de março será paga na folha de julho; a diferença de abril será paga no salário de agosto e a diferença referente ao mês de maio, repassada no mês de setembro. As negociações que culminaram com o acordo foram realizadas no dia 22 de junho. Antes disso, houve inclusive a paralisação do serviço, em razão da falta de consenso sobre o tema.

Já publicado:
Trabalhadores da Saritur de Coronel Fabriciano temem o futuro que os aguarda
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maria Rosa de Oliveira Souto

02 de julho, 2022 | 10:51

“Sugiro não colocar motorista como cobrador. Cada um na sua função, para dar segurança para os passageiros.”

Anderson

01 de julho, 2022 | 22:32

“Vamos vê se o prefeito de Fabríciano é b. mole igual de Ipatinga e Timóteo”

Malvadeza

01 de julho, 2022 | 19:46

“Vai ficar bom pra vagabundagem que não vai mais precisar caminhar até a catraca,da porta dianteira mesmo eles eles fazem o serviço”

Marli Pereira Ramos

01 de julho, 2022 | 18:05

“? de uma falta de responsabilidade tão grande, ontem fui pagar a passagem, o motorista não sabia se olhava pra frente ou se recebia, cheguei a pensar q ia acontecer um acidente. Uma total falta de respeito com os usuários.”

Wilson

01 de julho, 2022 | 17:25

“E hora do povo ajudar paguem a passagem so com dinheiro se possível com nota de 20 reais”

Edimir Rodrigues

01 de julho, 2022 | 16:22

“Absurdo atrasa a viagem de todos passageiros, É A GANÂNCIA DO CAPITALISMO SELVAGEM DAS EMPRESAS.”

Gessy

01 de julho, 2022 | 15:59

“Sindicato em todas as categorias ficam querendo mostrar isso e aquilo , empresas fazem o que querem , quem pagam salários n são os sindicatos são os patrões, enfim Saritur na vai ter mais cobradores , motoristas que vão ser os cobradores.”

Paulo

01 de julho, 2022 | 15:44

“O motorista ser motorista e trocador ao mesmo tempo não seria um risco para o trânsito?”

Ideraldo

01 de julho, 2022 | 12:55

“Ate hoje ainda confiam em sindicato??”

Maria

01 de julho, 2022 | 12:30

“Desde que colocaram catraca eletrônica que estão pra fazer isso a população se adapta de qualquer jeito o problema é o desemprego dos funcionários parabéns sindicato Esquerdista a muitos anos querendo fazer agora conseguirão”

João Batista Trevenzoli

01 de julho, 2022 | 11:20

“Salta aos olhos a indigência da legislação brasileira no caso dos motoristas de onibus coletivos municipais serem obrigados a cobrarem passagens, além de conduzir o veículo, em desrespeito às normas de segurança.”

Juquinha

01 de julho, 2022 | 10:24

“Podem deslocar os trocadores para os serviços de limpeza do ônibus das garagens,mantendo os empregos de todos.”

Celio Cunha

01 de julho, 2022 | 10:12

“Bom caro redator, " procurada a empresa indica conforme acordo com o sindicato dos trabalhadores " . Bom! Ao se confirmar isso, verdadeiramente o trabalhador do transporte coletivo urbano, está a pé de representante. Segundo ponto, é sabido pôr todos da existência de lei proibitiva que impede a retirada do cobrador e terceiro ponto a ser observado e denunciado é -qual a razão que está por trás da inoperância de fiscalização por das prefeituras. Ademais, se as câmaras de vereadores que também são fiscais da lei porque também não fazem nada, me parece ser razoável a interferência do MP pra saber a razão disso está acontecendo.”

Emiliane

01 de julho, 2022 | 09:30

“Motorista e Caixa?”

Paulo

01 de julho, 2022 | 08:24

“Uma mão vai no volante e a outra na passagem. Isto que acontece qdo trabalhador vota na direita. Menos direitos, mais trabalho. Nunca mais pessoas trabalhando. Outubro está chegando, hora de virar o jogo.”

Jose Maria

01 de julho, 2022 | 08:18

“Será que os trocadores ainda tem alguma dúvida de quê ficarão desempregados?”

Envie seu Comentário