16 de junho, de 2022 | 09:00

Trabalhadores da Saritur de Coronel Fabriciano temem o futuro que os aguarda

Enviada por leitor
Sem definição sobre negociação salarial, trabalhadores estão receosos se permanecerão em seus cargos Sem definição sobre negociação salarial, trabalhadores estão receosos se permanecerão em seus cargos

A situação dos trabalhadores da Saritur, lotados em Coronel Fabriciano, tem gerado insegurança entre os empregados das concessionárias do transporte coletivo. Isso porque, sem um consenso entre governo municipal e empresas sobre a negociação salarial, bem como o reajuste da tarifa, existe a possibilidade de que o contrato seja rescindido e o serviço de transporte seja assumido pelo município. Com um novo gestor, os funcionários podem ter de ser realocados ou até mesmo demitidos, segundo informado por um representante da Saritur.

O Diário do Aço foi procurado por trabalhadores nesta quarta-feira (15). Eles aguardam definição de seu destino, mas temem pelo que está por vir. O relato dos trabalhadores é de um clima de incertezas. No município, além da Saritur, a empresa Acaiaca realiza o transporte de passageiros.

“Hoje, juntando Saritur e Acaiaca, chegamos a quase 100 pais e mães de família que ficariam desempregados. Nós trabalhadores estamos sendo prejudicados com a briga entre empresas e prefeitura. Apenas estamos lutando pelos nossos diretos, como a correção das perdas salariais com a inflação, pois desde do começo da pandemia estamos sofrendo e não paramos dia nenhum”, aponta uma funcionária, que prefere não se identificar.

Ela acrescenta que a Saritur não terá vaga para realocar 90 funcionários para outras cidades, como Ipatinga e Timóteo. Nas cidades vizinhas já houve acordo entre o poder concedente (municípios) e a empresa Saritur. “Então vamos ter desemprego. E caso a prefeitura assuma o transporte, queremos sim continuar a trabalhar em Fabriciano. Queremos pedir apoio à sociedade em geral, pois quem está em cada ônibus da cidade são pais e mães de família, que estão ali para levar o sustento para casa. Queremos mais valorização e queremos pedir ao prefeito que olhe por nós, pois somos cidadãos como qualquer um de Fabriciano”, destaca.

Outra funcionária assegura que trabalharia para o município, sem dúvida, porque não pode se dar ao luxo de ficar desempregada. “É melhor ter emprego. Estamos inseguros sim, porque a empresa não tem vagas para realocar os cobradores. Temos que ter respostas do prefeito. Também votamos nele e merecemos respeito. Precisamos de trabalho e reajuste de salário, sim. Com R$ 4,10 (valor da tarifa atualmente) não se compra nem leite mais, e eles amarrando mixaria. Cadê nossos direitos? Nada né, pelo visto ninguém tá nem aí”, lamenta.

Transferência ou rescisão

Na segunda-feira (13), o representante da Saritur, Rubens Lessa, que participou de uma audiência sobre a negociação salarial dos trabalhadores, informou que ainda não há uma posição quanto à assinatura do acordo.

Lessa acrescentou que, caso se concretize a rescisão do contrato de concessão, conforme vem sendo cogitado pela atual gestão de Coronel Fabriciano, será necessário negociar as condições do encerramento do contrato de trabalho ou a transferência dos empregados para outras unidades da empresa, indefinição que tem tirado o sono dos funcionários.

Já publicado:
Trabalhadores da Saritur, lotados em Fabriciano, podem ser transferidos para outras cidades

Nota oficial divulgada nesta sexta-feira (17)

Por meio de nota, enviada à redação nesta sexta-feira (17), a administração municipal de Coronel Fabriciano esclarece que em relação à audiência citada na notícia acima, "trata-se de uma negociação que envolve o Consórcio responsável pelo transporte coletivo e o sindicato que representa a categoria".

Em relação às tratativas referentes ao reajuste na tarifa do serviço, após deliberações, propostas e contrapospostas, este município em seu último ofício remetido, estabeleceu o acréscimo de 14,63% e, assim, a tarifa passaria para R$ 4,70.

Contudo, esse reajuste que o município entende ser justo e suficiente para a manutenção do atual serviço prestado, está condicionado ao fato de as empresas que integram o consórcio e onde estão admitidos os trabalhadores, apresentarem suas documentações que comprovem estarem em dia com suas obrigações patronais, como: INSS, FGTS, etc.

No entanto a proposta foi recusada pelo Consórcio Fabriciano de Transporte Coletivo. A Administração Municipal de Coronel Fabriciano esclarece, que nunca se furtou em buscar um entendimento para buscar uma melhor qualidade na prestação de serviços no transporte público para a população.
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Comentários

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Malvadeza

20 de junho, 2022 | 08:48

“Da mole não prefeito,essas empresas ganham muito dinheiro porque se não ganhassem já tinham parado,os funcionários não vão ficar desempregados pois alguma outra empresa assume o serviço e recoloca os funcionários”

Josiane

18 de junho, 2022 | 10:20

“Tem gente falando que todos os motoristas são mal educados mentira a maioria são bem educados pode contar no dedo aquele que não tem educação e educação vem de berço se eles não tem que fazer o que né nem precisa de citar nomes porque sabe quem é mas a maioria são gente boa em questão disso daí temos que ajudar sim porque a gente depende muito do ônibus e eles não é obrigado a trabalhar de graça não tô com vcs motorista e trocadores”

Angela Maria

17 de junho, 2022 | 09:23

“Eu não tenho que reclamar temos muito mias motoristas e tracadores muito e gentil com os passageiros so tem um motorista que é mal educado, agente comprimenta ele não responde deixa agente no conto não abre a porta, mas a maioria são muito bom, graças a Deus que a maior parte dos miotorista e trocadores são excelente funcionarios, e outra tempos que ter ampatia por todos, pois não podemos generelizar, e tambem essa empresa Sarithur deveria cumprir com os direitos dos funcionarios da empresa, os motorista estão sobre carregado na função fazendo a função dele e do trocador, isso atrasa os passageiros e também o motorista que tem horario pra cumprir e são comprados e tem que ouvir as Broncas de passageiros, quando estou no ônibus eu defendo o motorista, pois mos passageiros precisa fazer as reclamação, e com os gerentes da empresa, é não com os morotista que são trabalhadores, é defendendo seu sustento como nós. grato.”

Edna

16 de junho, 2022 | 23:19

“Gente a questão do prefeito está pensando ñ é questão de educação dos funcionários ,mas sim sobre o valir abusivos q as concessionárias querem aumentar a passagem,com um transporte horrível,principalmente aqui da acaica parece que vai desmontar tudo e vai ficar só o chassi pq os ônibus da acaica tá um lixo,ñ tem horário certo com os usuários,passam a hr q querem,fazem a linha q querem estão mandando no pedaço,e agora quer subir o valor da tarifa neste absurdo,tô dizendo aca aica pquso mais esta porcaria de transporte...isto aí prefeito olha pra nós usuários com carinho,pq pagamos impostos e mto alto pra ter uma prestação de serviço de tão mal qualidade como estamos tendo....”

Jorge

16 de junho, 2022 | 20:16

“Para manter os empregos sem aumento salarial,durante 5 anos.”

Daniela

16 de junho, 2022 | 19:40

“No meio dessa briga toda está a população e os funcionários.Em relação aos comentários não está em questão o tratamento de funcionários e população pq dependo de ônibus e sempre fui tratada com educação.Não vamos generalizar pq não são todos q são mau educados . Vcs já param para pensar se a empresa sair da noite pro dia como a população vai ficar ? Será q a prefeitura está preparada. E Se amanhã não tiver ônibus e aí senhor prefeito como vamos fazer? É revoltante essa situação. Humilhate pra nós usuários e para os trabalhadores q estão sendo massacrados pela empresa e com o futuro incerto . # REVOLTADA .”

Amanda

16 de junho, 2022 | 17:34

“Eu sou usuária de ônibus
Todos os dias faço uso continuo..e não tenho nada a reclamar, motorista sempre gentil,minha cobradora que venho todos os dias sempre me trata bem..e vejo tratando outras pessoas bem tbm, então não vamos generalizar,pois ir em Postinhos e lugares da prefeitura somos muito mais mau tratados”

Herlon Dias

16 de junho, 2022 | 16:46

“Penso que o importante nessa discussão toda não é a índole ou comportamento dos funcionários,e sim, que a empresa vai sair e todos eles ou quase todos, ficarão sem emprego. Infelizmente questões pessoais são levadas ao trabalho, ainda mais, levando em conta que a empresa trata como lixo seus funcionários, como não se irritar com essa situação.?”

Patric

16 de junho, 2022 | 11:48

“Caro Alcimar Magalhães, se vc NÃO usa o transporte, como sabe que os funcionários não são mal educado???as vezes vc conhece no dia a dia e são super gente boa, como eu acredito que são, pois não acredito que vivem 24 horas de mau humor, mas parece que levam os problemas da vida todo para o trabalho e descontam nos passageiros, e terminando, parabéns por ter aposentado muito bem”

Edney

16 de junho, 2022 | 11:25

“Pois então aos funcionários da saritur de Coronel Fabriciano vocês que se dizem não querer ficar desempregado aprendam a tratar os passageiros bem , Luana trocadora muito debochada mal educada , Valdecir motorista aprenda que quem está no banco depois de você não e animal e um ser humano e outros demais funcionários né que Deus abençoe que não vem com desenprego mas que vcs funcionários seja como os da empresa Univale super educados. Já acho que está na hora de fazer um pente fino nessa saritur em Fabriciano”

Alcimar Magalhães

16 de junho, 2022 | 11:05

“caro patric nao sou funcionario de empresa de transportes , alias sou aposentado e bem aposentado por sinal tendo trabalhado na antiga Acesita, Usiminas e Cst , por tanto nao preciso defender nem empresa nem prefeito , mas vc generalizar os motoristas e cobradores é muito , muito deste motoristas e cobradores tem educação e respeito com outros , e apesar de não usar o tranporte coletivo principalmente em Cel fabriciano conheço muitos que o fazem , . melhor rever seu conceito.”

Patric

16 de junho, 2022 | 10:18

“Funcionários da saritur de Fabriciano pedindo apoio da sociedade??? Nunca vi motoristas e cobradores mais mal educado, não sabe ser gentil nem com os idosos,só trabalham com cara fechada para os passageiros, espero e torço que não sejam demitidos,mas com esse susto aprendam a tratar bem os passageiros”

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