EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

22 de junho, de 2022 | 18:35

Comerciante que matou assaltante passa a responder em liberdade inquérito por homicídio

Divulgação Polícia Militar
As armas do comerciante que foram apreendidas, juntamente com o revólver usado pelos assaltantesAs armas do comerciante que foram apreendidas, juntamente com o revólver usado pelos assaltantes
Autuado em flagrante por matar um assaltante no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, W.V.P., de 43 anos, foi solto no fim da tarde desta quarta-feira (22) em audiência de custódia realizada no Fórum da Comarca de Ipatinga. Ele vai aguardar em liberdade a conclusão das investigações. Sua autuação em flagrante e detenção no Ceresp durou menos de 12 horas.

Como vem acompanhando o Diário do Aço, W.V. reagiu ao assalto que ocorria em seu estabelecimento, uma loja de celulares na rua Odino Gonçalves, no bairro Cidade Nobre, no fim da tarde de terça-feira (21). Morreu no local um dos assaltantes, Rafael Gomes Lopes, o Cananau, de 34 anos. O segundo envolvido, Jean Paulo Brito Júnior, de 30 anos, foi atingido de raspão, tentou fugir, mas acabou preso.

Eles estavam em uma moto Honda XR300 de cor verde, cuja placa estava adulterada com fita isolante. A moto, segundo a PM, teria sido furtada, conforme informou um jovem de 23 anos ao tomar conhecimento que sua moto foi usada no crime. A versão dele está em investigação, pois ele só informou sobre o furto por volta das 21h de terça-feira.

Os assaltantes estavam com um revólver calibre 38, arma que foi apreendida, juntamente com as duas armas do comerciante que foram recolhidas, uma carabina de calibre 22 e uma pistola de calibre 380, armamento devidamente registrado.

Assim que o comerciante e Jean foram apresentados ao plantão da 1ª Delegacia Regional, os dois foram atuados em flagrante. Sobre a prisão de W.V., em nota a Polícia Civil explicou que a Autoridade Policial plantonista não vislumbrou, num primeiro momento de análise da prisão em flagrante, que o proprietário do estabelecimento efetuou disparos contra os autores amparado pela legítima defesa, “sendo certo que as investigações permanecerão em curso até o esclarecimento de todos os fatos, havendo o prazo legal de dez dias para a Polícia Civil de Minas Gerais concluir o procedimento que investiga o ocorrido”.

Os ladrões foram atingidos quando já estavam em fuga e não estava em risco a vida, do comerciante e dos seus funcionários. O comerciante foi atuado pelo crime de homicídio e, com a soltura agora a noite, responderá em liberdade.

Ainda segundo a PC, assim que a Polícia Militar apresentou o caso no plantão, o delegado ratificou a prisão do segundo assaltante, Jean Paulo, por crime de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e concurso de pessoas.
Em audiência de custódia, realizada no fim da tarde desta quarta-feira no Fórum da Comarca de Ipatinga, o Ministério Público, representado pelo promotor Jonas Monteiro, se manifestou pela soltura do comerciante e a manutenção da prisão do assaltante preso. W.V. foi solto no início da noite e vai aguardar em liberdade a conclusão das investigações.

Já publicado sobre o caso:

-Comerciante reage, mata um assaltante e fere outro a tiros no bairro Cidade Nobre

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jorge

26 de junho, 2022 | 09:15

“Viewer, o sistema judiciário está sob as amarras destas leis fracas! Quem deve mudar tais leis são nossos deputados estaduais, federais e os senadores! Eles são os legisladores criam e alteram as leis vigentes! Temos saber de quem devemos realmente cobrar! E está na época desses políticos virem pegar em nossas mãos para pedir votos!!!”

Jorge

26 de junho, 2022 | 09:11

“Ingrid Alvarenga, a incompetência é dos nossos legisladores, o sistema de segurança pública só cumpre as leis fracas que estão vigentes, estas leis que protegem os marginais. A responsabilidade é dos seus deputados estaduais, federais e senadores que votamos e elegemos, eles são os responsáveis por alterar as leis vigentes e também criar novas leis que possam ser eficientes contra a criminalidade, para o sistema de segurança pública e da justiça sejam capazes de combater com excelência os bandidos!”

Jorge

26 de junho, 2022 | 09:00

“Gleisson, vc e todos nós brasileiros temos que exigir atitudes e mudanças dos seus deputados estaduais, federais e senadores que vc ajudou a eleger, eles são legisladores, ou seja, são responsáveis por criar novas leis e também alterar as que estão em vigência. Legisladores são os principais responsáveis para mudar o sistema de leis que protegem bandidagens! Fácil querer cobrar algo de quem está sob as amarras dessas leis fracas que só favorecem marginais? vamos cobrar de quem realmente pode fazer mudanças!”

Marques

25 de junho, 2022 | 00:09

“Então quer dizer que se o bandido te roubar virar as costas ele esta salvo não pode nem mesmo xinga-lo, que pode ser processado pelo por injuria! Você não tem direito de defender sua vida nem seu patrimônio.”

João Catitu Passa Fogo

24 de junho, 2022 | 20:34

“Tá certo acho que a população tem que começar a matar esses vagabundos remédio pra ladrão e bala roubou morre a lei do cão e essa população tem que se armar mesmo e se tiver sua residência ou qualquer bem invadido por esses vagabundos mete bala na cara deles.a policia não dá conta e a justiça da total cobertura a esses vagabundos agora quando manda pro cemitério eles não voltam mais.”

Sandro

24 de junho, 2022 | 10:43

“Essa prisão deveria ser investigado , pois a legítima defesa da vida e do patrimônio estão amplamente reconhecidos na constituição brasileira. No Brasil , só existem direitos ? dus manus?”

Jânio Vicente

24 de junho, 2022 | 08:01

“Morei no cidade nobre no ano 1997 e já nesta época eram constantes os roubos e assaltos a residência e comércio. Esses bairros aí pra baixo do cidade nobre eram mto perigosos.”

Nero: Comtra "unanimidade"

23 de junho, 2022 | 15:46

“O cidadão tentou exercer seu fetiche armamentista como se fosse o Estado. Debochou de uma vida que Deus criou ao matá-lo, filmando para que outros tantos tarados por arma o aplaudisse. A maioria que se manifesta sobre o caso defende a morte. O mundo está um desastre em função dessa mesma maioria. Que Deus tenha misericórdia de nós frente ao retorno da lei do talião.”

Revoltado

23 de junho, 2022 | 01:38

“Rapaz parabéns ao promotor que não representou pela prisão do empresário mas que a justiça tá totalmente errada está o cara ta trabalhando e vagabundo vai assaltar só falo uma coisa virei fã desse cara ninguém assalta ele mais”

Observador

22 de junho, 2022 | 22:36

“Nao adianta falar que este pais nao tem lei, penso que nao tem e cidadão para mudar esra situação, cade seu reoresentante nos poderes legislativo , ou vc nao vota.

Parabens ao patriota, vai criar consciência.”

Sr.sincero

22 de junho, 2022 | 21:25

“Toda vez que um cidadão em sua defesa elimina um criminoso há uma enxurrada de comentários favorável ao porte de armas....isto me põe uma dúvida enorme quanto ao resultado do fatídico plebiscito do desarmamento que tivemos anos atrás.....Será que a população queria mesmo ser desarmada? Sei não.”

Leo

22 de junho, 2022 | 20:46

“Como diria Renato Russo "Que país é esse",música de 1987 continua atual até hoje.”

Wm

22 de junho, 2022 | 20:21

“Se fosse na América o bandido que não morreu responderia pela morte do seu comparsa e o comerciante já estaria com sua arma em casa protegendo o seu patrimônio... Sem responder nenhum processo”

Ainda Bem Que Tá Solto, Mas Com Processo na Justiça é Um Absurdo!

22 de junho, 2022 | 20:20

“?èè POR AI!”

Paulo

22 de junho, 2022 | 19:59

“E quem disse que o assalto tinha acabado?, onde pode se ver em vídeos do YouTuber que muitas das vezes os bandidos estão indo embora e eles atiram na vítima por pura covardia , ou muitas vezes por um simples movimento da vítima, eles acabam atirando! O que devia acontecer , era de os comerciantes se juntarem e fazer uma homenagem a ele , nem que seja uma medalha de honra ao merito, pq estes dois poderiam ir assaltar outros estabelecimentos comerciais dos cidadãos de bem, e que isto incentive a outros terem armas em seus estabelecimentos e se protejam e não fique dependendo só dá sorte da polícia , e que as autoridades julguem ele como vítima e que os bandidos já eram condenados , o comerciante não provocou isso, ele estava trabalhando e os bandidos que foram até ele!”

Lopes

22 de junho, 2022 | 19:40

“Já passou da hora do povo exigir leis que deem segurança jurídica para quem matar um bandido durante um assalto.”

Gilmarzao

22 de junho, 2022 | 19:27

“este comerciante fez uma faxina conheçi este cananau desde a adolescencia no bom jardim nas ruas zunia, flor do campo e jardineira a sua açao e legitima mas se foi acompanhado de advogado ele e obrigado a orientar o que vc cliente deve dizer nos depoimentos, pq os entendimentos sao diferentes, bandido morto no interior do seu imovel jamais estaria em fuga.”

Maria

22 de junho, 2022 | 19:18

“Parabéns ao comerciante!! Menos um vagabundo na rua. Absurdo ele ser preso”

Indignado!

22 de junho, 2022 | 19:01

“numa situaçao desta o unico que leva vantagem éo bandido, enquanto o cidadao de bem quando nao morre, responde por crimes ainda mais severo do que o proprio bandido, isso nos deixa revoltados e sem esperança de acreditar em um brasil melhor, de justiça para o cidadao de bem.”

Líbero Silva Ambrósio

22 de junho, 2022 | 18:33

“Este País não tem conserto! As leis são feitas pelos ladrões, esperar o quê deste País! Privilégio são para os fora da verdade, nem posso falar " fora da lei", porque aqui no Brasil, lei não existe.”

Gleisson

22 de junho, 2022 | 18:27

“O estado, representado pelos órgãos de segurança, ou seja PM, PC e Justiça não consegue cumprir com sua obrigação, não garante o mínimo de segurança a ninguém e muito menos punir os vagabundos. O cidadão que paga os altos salários, muito acima da média de qualquer trabalhador comum, defende seu patrimônio, sua vida e vai preso e tratado como um vagabundo qualquer. Isso que dá a sociedade não exigir seus direitos e ficar brigando por coisas banais. Já passou da hora de nós, cidadãos, começar a exigir nossos direitos. Se não podemos nos defender, devemos começar a exigir de quem nos prende que cumpra sua obrigação.
Cobrar que o patrulhamento seja feito de forma satisfatória, cobrar que os crimes sejam resolvidos, que os vagabundos fiquem pressos.
Será pq o estado não nos prende por pagar plano de saúde, escola pros filhos e seguros? Isso TB é obrigação dele e ele não cumpre.”

Jaime

22 de junho, 2022 | 18:23

“Neste pais so e legitima defesa se o bandido te balear primeiro e voce conseguir sobreviver e tiver forsa pra atirar no bandido.”

Luanna

22 de junho, 2022 | 18:22

“Interessante que os dois assaltantes estavam com mandado de prisão... se estivessem preso isso não teria acontecido. Uma observação interessante: o País libere o porte de arma, o cidadão de bem, que gera emprego, que paga seus impostos, que teve seu estabelecimento invadido por 2 vagabundos, ele atira para se defender e vai preso. Será que se ele (proprietário), tivesse morrido, os vagabundos tb estariam presos?? Um deles só esta preso pq o comerciante reagiu, caso contrario continuaria solto como de praxe. VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA de morar em um Pais onde quem faz certo e cumpre a lei não é defendido e sim mantido preso como um vagabundo.”

Felis

22 de junho, 2022 | 17:55

“Engraçado o cara com porte de arma .teve invadido seu comercio foi se defender e vai preso ainda.kkkkkkkk que pais e este”

Mari

22 de junho, 2022 | 17:49

“O comerciante que gera empregos está preso, a bandidagem livre...
Não esperava por esta.
Ele merece um honra ao mérito e não a prisão.
Imagino o quanto vai gastar para responder em liberdade, se conseguir, é claro!”

Welisson

22 de junho, 2022 | 17:45

“O Brasil é o país onde o poste mija no cachorro...
O comerciante em qualquer país decente seria até parabenizado pelo ato mas aqui no país das bananas o cara vai preso.
Que justiça é essa, Brasil?”

Ferreira

22 de junho, 2022 | 17:41

“Só no Brasil que a justiça passa pano pra vagabundo, um absurdo isso, somos reféns dos bandidos e do sistema, o cidadão de bem, honroso com suas obrigações não pode se defender. Absurdo isso”

Fabio

22 de junho, 2022 | 17:41

“E muito difícil a lei q o Brasil te o bandido tem mais direito q o cidadão”

Jose

22 de junho, 2022 | 16:52

“Gente, sera que eu li direito a materia? O comerciante foi preso pois nao havia mais legítima defesa ?a justiça priteje quem esta sempre errado mesmo”

Viewer

22 de junho, 2022 | 16:49

“Esse é o maior absurdo do sistema judicial brasileiro, um cidadão de bem se defende de uma agressão clara e injusta e vai preso.
Isso é um tapa na cara do brasileiro, um absurdo que merecia fazer os politicos corar a cara de vergonha por não mudar isso.”

William

22 de junho, 2022 | 16:10

“Nojento nosso sistema, absurdo o comerciante deveria estar solto e trabalhando em seu comércio. Até qdo seremos refens dessa politica podre.”

Carol

22 de junho, 2022 | 16:06

“O cara(ladrão) rouba, mata, samba na cara da sociedade e principalmente da policia que prende hoje e solta amanha...ai vem um cara que no seu direito, dentro do seu estabelecimento reage e se salva e ainda faz o papel que qualquer policial gostaria de fazer e não pode... faz um favor a sociedade e ainda vai preso???”

Sou Anti Ladrão

22 de junho, 2022 | 15:23

“Este guerreiro deveria está solto.”

Lei

22 de junho, 2022 | 15:23

“Só Aki no Brasil que bandido tem mais direito que um trabalhador... E olha que estes dois vagabundos já tinha mandado de prisão....o poste tá mijando no cachorro....”

Ingrid Alvarenga

22 de junho, 2022 | 15:14

“Que este acontecimento trágico será investigado, isso todos nós sabemos, o que nos impressiona é pq a necessidade de manter um cidadão de bem q só quiz se proteger de marginais de auto periculosidade q como muitos, ficam desfilando livre graças a incompetência de nosso sistema de segurança pública, até parece q a vítima são os marginais, e agora um pai de família é inserido em celas c esses mesmos, Deus o proteja, pois a justiça não o está fazendo.”

De Olho

22 de junho, 2022 | 15:06

“Esse comerciante merece uma medalha. Trabalhou na limpeza pública.”

Emmanuel da Costa Neiva

22 de junho, 2022 | 14:59

“se a vitima tivesse morrido, quem o fez estava preso?”

Pereira dos Santos

22 de junho, 2022 | 14:56

“Falta de respeito com pagador de impostos precisamos dar uma força a esse guerreiro”

Pereira Santos

22 de junho, 2022 | 14:51

“Que falta de respeito com pagador de impostos”

Inversão de Valores

22 de junho, 2022 | 14:48

“Cara mata o vagabundo e vai preso só aqui no Brasil
Mesmo
Devia ter ganhado uma medalha”

Vander

22 de junho, 2022 | 14:47

“Que absurdo, o comerciante reage ao assalto e mata um vagabundo, e e preso em flagrante, ele deveria ter sido solto e recebido um troféu , afinal menos um pra perturbar a população, pena que não matou os dois !”

Mmmm

22 de junho, 2022 | 14:47

“Aposto que se fosse o bandido que tivesse matado o comerciante estaria solto! Agora o cara fez um favor pra sociedade ainda vai preso! Delegado ?”

Envie seu Comentário