22 de junho, de 2022 | 07:02

Recuperação do trecho destruído da BR-381, em Nova Era, deverá ser concluída em julho

No dia 22 de fevereiro deste ano, houve outro deslizamento de talude, mas no Km 404 da BR-381, em Bom Jesus do Amparo

Divulgação
Em janeiro deste ano houve um deslizamento de talude no km 321 da BR-381, em Nova Era, que destruiu mais de 100 metros da pista Em janeiro deste ano houve um deslizamento de talude no km 321 da BR-381, em Nova Era, que destruiu mais de 100 metros da pista
As obras de reconstrução no km 321 da BR-381, em Nova Era, deverão ser concluídas até o próximo mês. O trecho foi destruído no início deste ano após um deslizamento de um talude. Com isso, desde fevereiro que o trânsito no local flui por meio de um desvio improvisado, até que o trecho seja recuperado e liberado para os motoristas.

As obras no km 321 da BR-381 estão em fase de construção de drenagem e plantio de vegetação nos taludes, conforme foi divulgado pelo deputado estadual, Celinho do Sintrocel, que acompanha desde o início os serviços.
“Recebemos nesta manhã de terça-feira (21) registros das obras de reconstrução da pista da BR 381 em Nova Era, onde ocorreu desmoronamento de talude e ‘estufamento’ do asfalto no início do ano devido às chuvas. A previsão de entrega do trecho ao trânsito está prevista para o fim de julho”, afirmou.

Até o fechamento desta edição, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não havia respondido o Diário do Aço.

Deslizamento de talude
Conforme noticiado à época pelo Diário do Aço, no dia 14 de janeiro, houve deslizamento de um talude, devido ao período chuvoso, e foram destruídos mais de 100 metros de um trecho do km 321 da BR-381, em Nova Era. Como solução provisória, foi construído um desvio no local, que não é pavimentado e contém várias ondulações na pista, além de ser em mão dupla. Com isso, um longo congestionamento (nos dois sentidos) é formado frequentemente por carros e caminhões, enquanto o trecho destruído da BR-381 é recuperado pelo Dnit, que executa outras obras complementares no local.

Fly Show/Reprodução
No Km 404 da BR-381, em Bom Jesus do Amparo, apenas a pista sentido à capital mineira está com uma faixa No Km 404 da BR-381, em Bom Jesus do Amparo, apenas a pista sentido à capital mineira está com uma faixa
Meia faixa
No dia 22 de fevereiro deste ano, houve outro deslizamento de talude, mas no Km 404 da BR-381, em Bom Jesus do Amparo. Com isso, a pista sentido a Belo Horizonte foi interditada e apenas a pista no sentido contrário passou a ser mão única. Depois da intervenção no local, a pista sentido à capital mineira teve uma faixa liberada. Serviços ainda estão em execução no local.

Outros trechos
Permanecem interditados parcialmente os trechos da BR-381 no km 299, em Antônio Dias; no km 342, em Bela Vista de Minas; no km 451 em Sabará; e na BR-262, no km 149, em Rio Casca. A informação é da Polícia Rodoviária Federal.

Recursos
Com diversos trechos destruídos no período chuvoso e buracos, a BR-381 poderá receber obras de recuperação após a aprovação da Medida Provisória (1.097/22), no Senado Federal, que abre crédito extraordinário em favor do Ministério da Infraestrutura. A aprovação da medida ocorreu no dia 26 de maio e prevê um valor R$ 418 milhões como crédito, no âmbito do Dnit, visando à reparação de rodovias danificadas durante o período chuvoso no país.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário