29 de maio, de 2022 | 11:00
Trecho da BR-262, em Rio Casca, é liberado parcialmente para motoristas
Reprodução
O trânsito no local onde caiu o talude funciona no sistema ''pare e siga'', conforme o Dnit

Após ficar 20 dias interditado totalmente, o trecho do km 146 da BR-262, em Rio Casca, foi liberado de forma parcial. O local estava bloqueado devido a um deslizamento de talude, no dia 6 deste mês, conforme noticiado pelo Diário do Aço. Com isso, os motoristas precisavam buscar rotas alternativas, o que fazia aumentar o tempo da viagem consideravelmente.
Em nota enviada ao Diário do Aço, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que trabalha na remoção da barreira no km 146 da BR-262, em Rio Casca, estando o local com o trânsito operando de forma controlada em meia pista, pelo sistema "pare e siga”. São utilizados equipamentos como escavadeiras, retro e caminhões basculantes”, explicou.
Na mesma região, no Km 96 há outra interdição na BR-262, em Abre Campo, ainda sem previsão de liberação. O tráfego no local é feito por um desvio improvisado por comerciantes e moradores locais desde o dia 24 de janeiro.
Alta complexidade
Na nota, o Dnit também afirmou que permanece mobilizado para restaurar a trafegabilidade nas rodovias federais mineiras impactadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado no início do ano. Foram ocorrências de alta complexidade que demandam soluções baseadas em estudos técnicos especializados e a realização de serviços de forma gradual, por etapas, a fim de assegurar total segurança aos usuários das rodovias”, ressaltou.
BR-381
Em relação à situação da BR-381, o Dnit informou que trabalha nos serviços de retaludamento (tipo de contenção) no km 321 da rodovia, em Nova Era, bem como na reconstrução da pista danificada, onde foi preciso ser construído um desvio no local após um deslizamento de um talude, em janeiro deste ano, conforme noticiado pelo Diário do Aço. Atualmente, as atividades para a execução das camadas de base estão sendo feitas de forma a permitir a aplicação da camada de capa asfáltica. Também estão sendo implantados os dispositivos de drenagem para a captação e condução das águas das chuvas. Todos os trabalhos estão sendo desenvolvidos para garantir total segurança aos usuários da rodovia”, pontuou a autarquia.
Desvios
O Dnit também acrescentou que, referente aos trechos da BR-381 que operam com desvio devido às interdições parciais, nos km 299, em Antônio Dias, km 342 em Bela Vista de Minas, km 404 em Bom Jesus do Amparo e Km 451 em Sabará, esclarecemos que os serviços iniciais já foram contratados e estão sendo desenvolvidos, bem como atividades de sondagem e dimensionamento de projeto estão sendo realizadas de forma a permitir a execução da solução definitiva”.
Já publicado:
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Impactos financeiros
Conforme divulgado pelo Diário do Aço, no dia 26 deste mês, os setores econômicos da região são gravemente impactados financeiramente devido ao cenário das principais rodovias federais no Vale do Aço, que apresentam interdições, além de buracos e ondulações na pista. Com isso, o transporte rodoviário que atende ao Vale do Aço e Leste de Minas é forçado a buscar rotas alternativas, onerando o custo do frete. Nos desvios improvisados há histórico de longos congestionamentos, com atrasos consideráveis no tempo das viagens.
Prejuízo
Em entrevista ao Diário do Aço, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, ressaltou que o prejuízo é considerável para as empresas, principalmente, aquelas que fazem transporte de peças especiais produzidas na região. Além disso, ele salientou que devido às condições das rodovias, dificulta que investimentos sejam realizados no Vale do Aço.
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