25 de maio, de 2022 | 20:45

Transporte público volta 100% nesta quinta-feira em Ipatinga, afirma o prefeito Gustavo Nunes

Termos de acordo que levou ao fim da greve serão divulgados posteriormente

Em vídeo publicado na noite desta quarta-feira, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, afirma que, nesta quinta-feira, o transporte coletivo urbano volta a operar com 100% de sua frota.

Segundo o prefeito, a retomada do serviço se deve a uma proposta apresentada à empresa Saritur, concessionária do transporte urbano de passageiros. Sem detalhar a proposta, o prefeito limitou-se a comunicar a volta do serviço público nesta quinta-feira.

Hoje, (25/05), passageiros viveram dia de caos, sem uma linha de ônibus sequer rodando e os serviços alternativos de transporte de passageiros em colapso, sem atender a demanda, conforme registro feito pelo Diário do Aço no começo da manhã.

Sinttrocel confirma fim da greve em Ipatinga



A assessoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Coronel Fabriciano (Sinttrocel) confirmou que uma contraproposta foi apresentada pela empresa, com mediação do município, e a decisão foi pelo encerramento da greve no município.

Os detalhes dessa proposta serão divulgados nesta quinta-feira, mas o que se sabe é que foi combinado que imediatamente não haverá aumento na tarifa paga pelos passageiros. A tarifa passagem urbana está sem correção desde 2019 e a concessionária do serviço afirma ser inviável a continuidade do serviço com a defasagem, frente ao aumento do custo com insumos e pessoal.

Timóteo e Coronel Fabriciano



Em relação a Timóteo e Coronel Fabriciano, a assessoria do Sinttrocel informa que na manhã desta quinta-feira será realizada assembleia com os trabalhadores, em frente às garagens da Saritur, para decidir se aceitam ou não uma proposta feita nos mesmos termos de Ipatinga.

Uma das possibilidades é que seja assegurado um subsídio imediato para que as concessionárias tenham condições de assegurar o pagamento da correção salarial aos trabalhadores, com salários defasados desde 2019, enquanto as partes ganham tempo para negociar o reajuste da tarifa do transporte urbano, congelada desde 2019.

Veja, no vídeo abaixo, o pronunciamento do prefeito de Ipatinga:







Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tira Teima

25 de maio, 2022 | 23:00

“Isso é uma falta de respeito com os usuários dos coletivos”

Verdade

25 de maio, 2022 | 22:25

“O Prefeito deveria ter agido de maneira antecipada evitando o caos que foi hoje... não deveria esperar a coisa acontecer pra agora fazer política de bom moço aproveitando da situação.
Aqui vc não engana não Gustavo Nunes”

Gildázio Garcia Vitor

25 de maio, 2022 | 21:38

“Esta greve está com cara de lockout com a benevolência dos poderes executivo e legislativo. Daqui a pouco a tarifa/passagem terá o reajuste pleiteado pela concessionária: R$ 7,58.”

Envie seu Comentário