16 de maio, de 2022 | 15:36

Defesa Civil alerta para onda de frio nos próximos dias em Ipatinga

Tiago Araújo
Inmet prevê que temperatura mínima chegará a 9°C na quinta-feira Inmet prevê que temperatura mínima chegará a 9°C na quinta-feira

A previsão de baixas temperaturas em Ipatinga, nos próximos dias, faz com que a Unidade de Defesa Civil alerte a população. Em comunicado expedido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança climática está relacionada ao deslocamento de uma massa de ar frio de origem polar que deve avançar pelo sul do Brasil e, ao longo da semana, influenciar as temperaturas na cidade e também em outras regiões mineiras.

A previsão para os próximos dias é a seguinte: quarta-feira (18), mínima 12°C - máxima 27°C; quinta-feira (19), mínima 9°C - máxima 22°C; sexta-feira (20), mínima 10°C, máxima 23°C.

Atenção e prevenção

"O período exige uma atenção especial sobretudo com a população mais vulnerável, como enfermos, população em situação de rua e idosos, além de crianças e animais (que devem ser mantidos em locais aquecidos, preferencialmente com chão forrado). É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar sair no período noturno, quando as temperaturas vão se apresentar mais baixas.

Já publicado
INMET: Brasil terá semana ''congelante'' a partir de hoje

Ainda, a atenção deve ser redobrada no trânsito em caso de viagens de madrugada ou à noite, devido à incidência de cerração. Estas são algumas dicas para enfrentar com segurança o período do frio", recomenda Décio Camargos, titular da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã.

Pessoas em Situação de Rua

Diariamente, a equipe especializada da Assistência Social realiza abordagem a pessoas em situação de rua em praças e viadutos da cidade, dando orientação sobre os serviços de apoio oferecidos pela prefeitura, encaminhando-as - com o seu aceite - para os serviços de atendimento a esse público - o Centro POP e a Casa de Acolhimento Parusia. Contudo, muitos ainda são resistentes à disciplina dos abrigos, preferindo se manter ao relento.

Serviço

A instituição conveniada à Prefeitura de Ipatinga tem capacidade para atender até 50 pessoas por dia. No entanto, em média, recebe apenas 35 e vários aposentos disponíveis ficam vagos.

Na Casa de Acolhimento são fornecidas três refeições por dia para cada pessoa, sendo almoço, jantar e café da manhã. Além das refeições, os usuários têm direito a banho e guarda de pertences.

"Várias pessoas em situação de rua se recusam a ir para a casa de acolhimento por motivos bem claros. Em geral, possuem dificuldades para acessar o serviço por dependência química e resistência à submissão quanto às regras institucionais", expõe Analu Estevão Vasconcelos, coordenadora da Casa de Acolhimento Parusia.

O serviço de abrigo noturno para a população em situação de rua de Ipatinga fica localizado na avenida João Valentim Pascoal, nº 40, Centro, e funciona todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, sempre a partir de 17h. O telefone de contato é o (31) 3822-3731.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Eu

16 de maio, 2022 | 20:05

“Com frio o consumo de crack vai aumentar...Ipatinga tá virando uma grande cracolândia...nas praças, parques, esquinas, área central, pontilhão, tá tudo dominado pelos nóias...e agora o cartão postal da cidade, Parque Ipanema, virou ponto de assassinato de meninas viciadas! Cadê as autoridades policiais e judiciais, o poder público, a sociedade organizada e ordeira q vê a juventude entregue aos traficantes e não consegue resolver? Os traficantes e seus clientes viciados invadiram os espaços públicos que deveriam ser da população, vendem a morte dia e noite pra quem quiser e puder pagar, pois qualquer coisa serve como moeda de troca e cobram a vida de quem entra na lista do SPC da droga...sem falar q é o tráfico que faz girar a roda do crime com roubos, assaltos, assassinatos e mil tretas geradas em função das drogas... Ipatinga pede socorro...a cidade está sufocada e entregue ao crime!”

Envie seu Comentário