Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de maio, de 2022 | 05:55

INMET: Brasil terá semana ''congelante'' a partir de hoje

Reprodução Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta por meio do qual informa que uma intensa e histórica onda de frio chegará ao Brasil a partir desta segunda-feira (16).

Há previsão de frio histórico, com neve e “chuva congelante” para estados da região Sul, além de geadas em outros lugares do país.

Estudos climáticos apontam que uma massa polar intensa chega ao Sul, acompanhada de um ciclone extratropical. Por isso a previsão é de queda acentuada na temperatura, que pode ficar abaixo de 0 Cº em Santa Catarina.

A estimativa é que o frio seja mais forte entre a próxima terça-feira (17) e quarta-feira (18). Entretanto, as baixas temperaturas devem continuar durante todo o mês de maio.

O fenômeno meteorológico que associa a frente polar e o ciclone no litoral, pode desencadear a “chuva congelante”, considerado algo raro no Brasil. Isso ocorre quando as gotas de água congelam antes de tocar a superfície do solo.

De quinta, dia 19, a domingo, dia 22, também há previsão de geada. As áreas mais atingidas serão a região Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e o oeste do estado de São Paulo.

Cidades do Paraná, como Curitiba, e São Paulo podem sofrer com baixas temperaturas, batendo recorde dos últimos seis anos. Para Belo Horizonte, a previsão é de 7,5 graus.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário