11 de maio, de 2022 | 17:29

Aprovada a redução da tarifa de importação de aço para construção civil

Divulgação
Setor que representa a construção civil alega que reajuste no preço do vergalhão em 101% acarretou aumento nos preços do setor Setor que representa a construção civil alega que reajuste no preço do vergalhão em 101% acarretou aumento nos preços do setor

Foi aprovada nesta quarta-feira (11), pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia a redução da tarifa de importação do vergalhão de aço Ca50 e Ca60 de 10,8% para 4%. A medida foi atendida devido a um pleito realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em julho de 2021, que chegou a pedir a redução para 0%.

“A entidade realizou um trabalho técnico, baseado em estudos e com assistência jurídica especializada, que possibilitou defender a redução da alíquota com o intuito de reduzir os custos de construção e trazer mais benefícios ao consumidor final. A proposta foi analisada tecnicamente pelo Comitê da Alterações Tarifárias (CAT) do órgão, que sugeriu a alíquota de 4% (padrão internacional)”, informou a entidade em nota divulgada no fim da tarde.

O presidente da Abrainc, Luiz França, destaca que os vergalhões de aço tiveram influência no aumento dos custos da construção, dado que o produto subiu 101% em dois anos, acompanhando a alta dos demais produtos siderúrgicos. “A alta do insumo vinha sendo um grande entrave para o crescimento do setor”.

O executivo reforça que a redução é muito importante para o setor de construção, principalmente na produção de unidades destinadas à baixa renda. “O Brasil possui um grande déficit habitacional de 7,8 milhões de moradias e a inflação vem prejudicando o poder de compra de imóveis das famílias de menor renda”, salienta.

Além disso, a construção civil tem um papel fundamental no crescimento econômico brasileiro. Em 2021, o PIB da Construção cresceu 9,7% contra 4,6% do PIB nacional. Ao reduzir o custo da construção, o governo ajuda a melhorar o ambiente de negócios no Brasil e contribui para a geração de mais postos de trabalho. De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE, a indústria da construção civil emprega atualmente 7,5 milhões de trabalhadores.

Na terça-feira, representantes da indústria do aço se mobilizaram para pedir ao governo que desistisse da ideia de cortar o imposto de importação do aço. Com a inflação acumulado em 11,73% no acumulado de 12 meses (INPC), o governo aposta em medidas como elevação das taxas de juros e outras medidas, como a redução de tarifas de importação, para conter a disparada de preços. O aço é um dos principais insumos da indústria e também está na esteira dos aumentos. Mas, segundo os representantes do setor, somente cortar o IPI, não alcançaria o objetivo de reduzir preços.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ricardo Lúcio

13 de maio, 2022 | 08:13

“Tem que zerar a aliquota, sim!! Se a nossa economia está atrelada ao dólar, porque não zerar?? O monopólio das industrias siderurgicas, bem como das cimenteiras, essa proteção de reserva tem que cabar”

Envie seu Comentário