21 de fevereiro, de 2022 | 08:05
Obras de reparo, acidentes e buracos atrasam a vida na BR-381
Os motoristas que, nesta manhã de segunda-feira (21/2), forem trafegar pela BR-381 Norte, entre Belo Horizonte e o Vale do Aço, vão encontrar tudo normal” como sempre na rodovia da morte”: obras de reparos, desvios, deslizamentos de encostas que danificam pistas, obras paradas de duplicação e filas.
Quem sai na manhã desta segunda-feira de Belo Horizonte vai encontrar o trânsito ainda lento nas proximidades do Km 451, por causa uma obra de contenção de erosão. Esta é a segunda semana consecutiva de obra no local, o que deixa o tráfego lento nos dois sentidos.
Também perto do antigo Posto 30 (atualmente posto Beija-flor), há uma carreta carregada com bobinas de arame tombada na pista sentido à capital. Com isso, o trânsito está lento nos dois sentidos e a orientação é o desvio por Taquaraçu de Minas.
Kaizer Hobby
Deslizamento de encosta deixa o trânsito em meia pista no Km 340, em Bela Vista de Minas; desvio mantém o fluxo sentido ao Vale do Aço

Entre outros problemas, o deslizamento de encosta no Km 342 da BR-381 em Bela Vista de Minas está cada dia pior. No local, há um desvio para o tráfego no sentido Vale do Aço.
Já a pista no sentido Belo Horizonte está interditada há 20 dias, porque o talude abaixo está caindo.
Em Antônio Dias, em frente ao posto Veraneio, um talude está se movendo em direção à rodovia e há risco de interdição da BR a qualquer momento. Esse problema ocorre em um trecho onde obras de duplicação estão paradas desde meados de 2021.
Veja também:
Leilão das BRs 381 e 262 é suspenso por falta de interessados
BR-262
Já a BR-262, a principal ligação entre Belo Horizonte e Vitória (ES), permanece totalmente interditada no Km 96, em Abre Campo, na Zona da Mata mineira. Um desvio foi improvisado por moradores vizinhos e empresários locais, mas pela estrada precária passam apenas veículos de pequeno porte.
Não há previsão de reparo da pista nem tampouco para a construção de um desvio pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Kaizer Hobby
Talude desceu ainda mais na noite passada, segundo pessoas que passaram pelo local no começo da manhã desta segunda-feira

Reprodução de vídeo
No Km 96 da BR-262, em Abre Campo, não há previsão de obras para recuperar a pista ou construir um desvio para veículos de carga

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]