21 de janeiro, de 2022 | 18:00

Unidade da Polícia Federal em Ipatinga ainda está sem data para início das atividades

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Além da subseção judiciária de Ipatinga, o posto da Polícia Federal vai atender à região de Manhuaçu Além da subseção judiciária de Ipatinga, o posto da Polícia Federal vai atender à região de Manhuaçu
Considerada uma antiga reivindicação e aguardada por muitos moradores do Vale do Aço, a unidade da Polícia Federal em Ipatinga ainda não tem data definida para começar a funcionar no município. A informação foi confirmada ao Diário do Aço nesta semana pela Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais. A expectativa era que as operações já tivessem início na primeira quinzena deste mês.

Em nota, a Superintendência informou ao Diário do Aço que “a data do início das atividades não foi definitivamente marcada”.

Conforme foi anunciado em novembro do ano passado, a unidade da PF ficará no 2º piso do Shopping Vale do Aço, inicialmente oferecendo serviços de expedição e renovação de passaporte.

Meta
Além da subseção judiciária de Ipatinga, o posto da Polícia Federal vai atender à região de Manhuaçu. Juntas, as duas subseções compreendem uma área de 77 municípios, abrangendo uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas. A meta é que sejam realizados 400 atendimentos diários, sendo 200 para emissão do passaporte e outros 200 para retirada.

Estudo
Em setembro de 2019, um estudo técnico de viabilidade foi feito pela Polícia Federal, a pedido do Executivo municipal, e os resultados apontaram que Ipatinga possui todos os requisitos para comportar a abertura de uma Delegacia da PF. A unidade seria de médio a grande porte, podendo receber cerca de 40 servidores para atender todo rol de serviços prestados pelo organismo.

Aspecto favorável
Além da grande demanda para emissão de passaportes, documento básico para viagens internacionais requisitado diariamente pelos moradores da região (que atualmente precisam se deslocar até Governador Valadares ou Belo Horizonte), há também outro aspecto favorável à abertura de uma delegacia em Ipatinga. De acordo com os representantes da PF, cerca de 800 inquéritos relacionados à região do Vale do Aço tramitam hoje na capital mineira. O alto número de processos também embasa a necessidade de uma sede do órgão na região.

Vantagens
Emissão de passaporte; controle migratório; acordos celebrados pela Polícia Federal com organismos nacionais e internacionais; informações de interesse para os aposentados e pensionistas da PF; controle de armas; leilões organizados pelo órgão; produtos químicos e segurança privada são alguns dos serviços que poderão ser oferecidos com a unidade da Polícia Federal.

Veja mais:
Ipatinga terá Delegacia da Polícia Federal
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário