14 de janeiro, de 2022 | 06:06

Trabalhadores da Usiminas e empreiteiras votam hoje proposta de retorno do turno de 12 horas

Alex Ferreira/Arquivo DA
Dessa vez, trabalhadores da Usiminas e empreiteiras deverão dar seu voto no site do Sindipa Dessa vez, trabalhadores da Usiminas e empreiteiras deverão dar seu voto no site do Sindipa

Em menos de dez dias do retorno ao turno de 8 horas, os trabalhadores da Usiminas poderão agora votar pela volta do turno de 12 horas, como um novo acordo emergencial em razão da pandemia de covid-19. A votação dessa vez será feita pelo site do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa) - www.sindipa.org.br/, nesta sexta-feira (13), das 7h às 23h59.

O turno de 12 horas é apontado como o que tem menos potencial de aglomeração de trabalhadores e volta a ser adotado em razão do crescimento de casos da covid-19, gerada pela circulação de novas variantes do corovinavírus Sars-CoV-2, conforme já noticiado pelo jornal Diário do Aço.

A volta do turno de 12 horas foi acordada pela empresa junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em audiência realizada na quarta-feira (12), que contou também com representantes do sindicato.

O primeiro acordo de trabalho na escala de turno emergencial funcionou até o dia 31 de dezembro passado, quando venceu e foi necessária uma consulta aos funcionários de uma nova tabela. E conforme assembleia realizada no dia 29 de dezembro de 2021, os trabalhadores da Usiminas e das empreiteiras decidiram por maioria pela tabela 1, no turno de revezamento de 8 horas. Nessa tabela a jornada é de seis dias seguidos trabalhados, sendo dois dias em cada horário seguido de dois dias de folga.

Agora, na assembleia, o empregado que optar pela volta do turno de 12 horas deve cadastrar seu nome e matrícula no site do Sindipa. Votam todos os trabalhadores efetivos na Usiminas e nas empreiteiras. Ao entrar no site, devem responder a seguinte pergunta: “Você concorda com a volta do acordo emergencial do turno de 12 horas com a mesma tabela de folgas e por um período de 60 dias?”

Conforme dados do Sindipa, a proposta apresentada pela Usiminas e suas empreiteiras é o Acordo Emergencial do turno de 12 horas por mais 60 dias, mantendo a tabela de folgas como antes, ou seja, quatro dias trabalhados, seguido de duas folgas, quatro dias trabalhados seguidos de 6 dias de folga. Após esse período, se houver mudança na situação da pandemia, será retomado o turno de 8 horas por mais 45 dias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário