Expo Usipa 2024 02 - 728x90

11 de janeiro, de 2022 | 18:00

Previsão de sol e chuvas isoladas nos próximos dias no Vale do Aço

Débora Anício
A frente fria que atuou em boa parte de Minas Gerais já começa a enfraquecer, conforme o meteorologista Ruibran dos Reis A frente fria que atuou em boa parte de Minas Gerais já começa a enfraquecer, conforme o meteorologista Ruibran dos Reis
As fortes chuvas que atingiram o Vale do Aço nos dias anteriores começaram a dar trégua e a tendência é de se manter a estiagem. A previsão é do meteorologista Ruibran dos Reis, em entrevista ao Diário do Aço nesta terça-feira (11). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Minas Gerais registrou totais diários de chuva superiores a 100 milímetros em várias localidades.

O meteorologista Ruibran dos Reis informou que a frente fria que atuou em boa parte do Estado já começa a enfraquecer. “A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é o canal de umidade que vem da região amazônica sentido Oceano Atlântico, começou a enfraquecer, principalmente, nas regiões Norte, Nordeste, Leste e Central”, ressaltou.

Ruibran dos Reis também explicou que devido ao enfraquecimento da ZCAS, a expectativa é que ocorra menos chuva ao longo desta semana. “Para os próximos dias, no Vale do Aço, a previsão é de sol entre nuvens, mas o calor combinado com altas temperaturas deve formar pancadas de chuvas isoladas à tarde e à noite. Nada muito significativo. Aquela chuva intermitente que observamos nos últimos dias não deve acontecer até o fim deste mês”, afirmou.

Cptec
Os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) apontam 60% de probabilidade de chuva em Ipatinga e região para esta quarta-feira (12) e uma probabilidade de 5% entre quinta-feira (13) e sábado (15). Em relação à temperatura, a previsão do Cptec é que varie entre 22º e 36º ao longo desta semana.

Inundações
Devido à chuva dos dias anteriores, centenas de casas foram inundadas no Vale do Aço e moradores precisaram ser resgatados. Na segunda-feira (10), equipes da Polícia Militar de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros Militar trabalharam no resgate de pessoas ilhadas nas partes alagadas pelo rio Doce, no bairro Ipaba de Santana do Paraíso (Ipabinha), e no bairro Ilha do Rio Doce, em Caratinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário