Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de dezembro, de 2021 | 13:43

Trabalhadores da Usiminas e empreiteiras decidem novo turno de oito horas

Divulgação
Com o resultado da assembleia, turno de 12 horas acaba nesta sexta-feira e a rotina de oito horas de trabalho será iniciada no sábadoCom o resultado da assembleia, turno de 12 horas acaba nesta sexta-feira e a rotina de oito horas de trabalho será iniciada no sábado

Os trabalhadores da Usiminas e das empreiteiras retornarão a partir do próximo sábado, 1º de janeiro de 2022, para o revezamento de turno de oito horas. A mudança foi aprovada em assembleia encerrada na noite da de quarta-feira (29), organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa). A maioria escolheu pela tabela 1, no turno de revezamento de oito horas.

O turno de 12 horas, no qual os empegados ainda estão trabalhando, faz parte de um acordo emergencial para funcionamento da fábrica durante a pandemia de covid-19, mas que vencerá nesta sexta-feira (31). Por isso foi necessário a convocação de uma assembleia geral extraordinária, na qual os trabalhadores puderam escolher pela volta do turno de oito horas, na opção de duas tabelas, ou rejeitavam e optavam pelo estado de greve.

Na votação, 1.038 empregados escolheram pela tabela 1; 272 decidiram pela tabela 2 e 418 votos foram pela rejeição das duas tabelas e aprovação do estado de greve. Na tabela escolhida, a jornada é de seis dias seguidos trabalhados, sendo dois de 7h as 15h; dois de 15h as 23h e outros dois de 23h as 7h; seguido de dois dias de folga.

Conforme o Sindipa, o acordo sobre a jornada tem duração de 45 dias e a cláusula sobre as horas extras que estavam no acordo emergencial de 12 horas se mantém, ou seja, se houver horas extras na folga, elas têm limite e têm que ser pagas em 100%, não podendo ir para o banco de horas.

A diretoria Sindipa defendeu a prorrogação do Acordo Emergencial de 12 horas por causa da pandemia, e pretende agora lutar pela legalização do referido horário.

A Usiminas, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que implantou o acordo temporário e emergencial de turno, com vigência até o dia 31/12/21, como forma de manter os postos de trabalho durante o enfrentamento à pandemia. E que desde novembro vem buscando junto aos sindicatos alternativas de turno de revezamento. E que desta forma o objetivo foi buscar opções de tabelas de turno que atendam aos anseios dos trabalhadores, dentro das possibilidades da empresa e, principalmente, de acordo com a legislação trabalhista.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antonio M.

01 de janeiro, 2022 | 00:00

“Menos pior que o turno fixo do bando de frouxos da Aperam!”

Mário de Almeida Roque

30 de dezembro, 2021 | 16:21

“Engraçado, no meu tempo era assim, mas a folga era de Oitenta Horas.”

Envie seu Comentário