27 de novembro, de 2021 | 11:56

Brasil fecha fronteiras aéreas com seis países por causa de variante do coronavírus

Divulgação GRU
Com risco de variante do coronavírus, países voltam a fechar fronteiras aéreas Com risco de variante do coronavírus, países voltam a fechar fronteiras aéreas

O temor da chegada de um nova variante do coronavírus ao Brasil levou o governo a fechar as fronteiras aéreas para passageiros de seis países do Sul da África. A restrição passará a valer já na próxima segunda-feira (29), conforme divulgado pelo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Diferentemente do ano de 2020, quando medidas consideradas essenciais foram proteladas, dessa vez o governo age de forma mais célere. Classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como preocupante, a nova variante batizada de ômicron já foi registrada inclusive na Bélgica. Entre os países que vão sofrer a restrição estão África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, disse Nogueira em sua página pessoal.

O país seguiu a medida tomada pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na sexta-feira (26). No entanto, além dos países já citados, o governo estadunidense também incluiu no bloqueio Moçambique e Malawi.

Já está em seis países

A nova mutação Ômicron já teve casos confirmados em seis países e um território, em três continentes. Até este sábado eram conhecidos oficialmente 91 casos. Os pacientes são, da África do Sul e Botsuana, na África, no Reino Unido, Bélgica, Israel, Alemanha e Itália na Europa, e em Hong Kong, na Ásia. Casos suspeitos são investigados na Holanda, em pacientes que desembarcaram da África do Sul e testaram positivo para covid-19.

Veja também:
-Estadunidenses são desaconselhados a viajar para Dinamarca e Alemanha, por causa da covid-19
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário