25 de novembro, de 2021 | 21:50

Trabalhos para remoção de rochas de via pública em Cachoeira do Vale já começaram

Divulgação
Representantes da empresa contratada para fazer o serviço visitou o local; previsão é que liberação parcial da via ocorra em até 30 diasRepresentantes da empresa contratada para fazer o serviço visitou o local; previsão é que liberação parcial da via ocorra em até 30 dias

Duas semanas após um deslizamento de terra provocar a queda de rochas e pedaços de pedra na avenida Belo Horizonte, trecho urbano da BR-381, entre o distrito de Cachoeira do Vale e os bairros Santa Rita e Petrópolis, em Timóteo, foi assinada a ordem de serviço para desobstruir o local. A previsão é de que o trecho seja liberado para o trânsito em até 30 dias, informou a administração timoteense.

O prefeito Douglas Willkys assinou nesta quinta-feira (25) a ordem de serviço com a empresa TNT Renta & Serviços, com um contrato de R$ 88,8 mil. Na manhã do mesmo dia, o prefeito se reuniu com representantes da empresa, da Cemig, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Minas Gerais (Dnit-MG) e da Bemisa.

Conforme o Executivo, o cronograma das obras é o seguinte: rompimento das rochas pela TNT, a retirada de cabos elétricos pela Cemig, bem como a estruturação da segurança no local. Esse cronograma está sujeito a alterações em função da chuva.

As obras

Ainda na quinta-feira, funcionários da TNT começaram a medição das rochas que serão detonadas por pyroblast, que é um dispositivo gerador de gás utilizado para fragmentar o material rochoso. Eles também iniciaram os levantamentos para o plano de perfuração e demarcação do material que será implodido.

Ficou definido que a Bemisa, que atua no setor de mineração, dará apoio com máquinas e equipamentos para a remoção do material detonado e que será depositado no sopé do talude formando um muro de contenção para evitar novos deslizamentos para a via de rolamento. A empresa ainda se comprometeu a ceder pás-carregadeiras e máquinas para retirar o material da pista após a fragmentação das rochas.

Por questões administrativas, o contrato de manutenção do Dnit no segmento rodoviário da BR-381, trecho de Timóteo, venceu e não existe uma nova empresa habilitada em condições de iniciar as intervenções no local. Daí a autorização para que a Prefeitura de Timóteo iniciasse os serviços de desobstrução do trecho em uma faixa de domínio que pertence à União.

Segurança

A partir de segunda-feira (29), o fluxo de motocicletas, bicicletas e pedestres será interrompido totalmente por questões de segurança. Em paralelo, a Cemig vai fazer a remoção de cabos elétricos para desobstruir a via. “É importante que a comunidade colabore a partir de agora evitando utilizar o local para que o serviço de fragmentação e remoção das rochas não sofra interrupções. Gostaria de agradecer aos parceiros que nos ajudaram a viabilizar essa solução como a Pedreira Um Valemix e a Bemisa”, destacou Douglas Willkys.

Já publicado:
-Estragos da chuva fecham a BR-381 em dois pontos no Vale do Aço
-Timóteo busca alternativas para a liberação de via em Cachoeira do Vale
-Dnit autoriza remoção parcial de rochas no distrito de Cachoeira do Vale
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário