18 de outubro, de 2021 | 16:52

Ipatinga pleiteia ramal ferroviário com ligação ao porto em São Mateus

Divulgação
Prefeito Gustavo Nunes, o presidente da Petrocity e o vereador Adiel OliveiraPrefeito Gustavo Nunes, o presidente da Petrocity e o vereador Adiel Oliveira

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), também esteve, nesta segunda-feira (18), em audiência privada nas dependências do Hotel San Diego, com o diretor-presidente da Petrocity Portos S.A., José Roberto da Silva. Durante o encontro, segundo informado pelo governo local, foram discutidos diversos assuntos relacionados à implantação do megaempreendimento ferroviário que poderá ligar Ipatinga e diversas outras cidades mineiras ao município de São Mateus, no Espírito Santo, constituindo-se em um canal de escoamento de produtos agrícolas e manufaturados. A expectativa é que todo o processo burocrático em torno do projeto seja concluído até o fim do próximo ano.

O presidente da Petrocity, José Roberto da Silva, afirmou que, por sua estratégica posição geográfica, a importância econômica e especialmente o potencial fabril, com dezenas de indústrias operando sobretudo no setor metalomecânico a reboque da Usiminas, Ipatinga será a ponta de um dos principais ramais ferroviários a serem implantados. Os investimentos previstos são de mais de R$ 5 bilhões na extensão da nova linha férrea até o município no norte do Espírito Santo. A construção do ramal, de 460 quilômetros, foi autorizada pelo governo federal no início do mês, dentro de um amplo programa de ampliação da malha ferroviária do país com abertura de oportunidades para empresas privadas nacionais em associação com capital estrangeiro.

No total, são 3,3 mil quilômetros de novos trilhos previstos, com investimentos de R$ 53,5 bilhões, abrangendo nove Estados. Somente em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, são 663 quilômetros, com investimentos que somam R$ 7,8 bilhões em três Estados (Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo).

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Divisor de águas

“Essa obra, sem dúvida alguma, será um grande divisor de águas em termos de desenvolvimento para toda a região e, em particular, Ipatinga, por sua condição de município-polo do Vale do Aço. É um privilégio para a nossa cidade estar numa das pontas desse primeiro ramal projetado. Temos uma mão-de-obra muito qualificada que será ainda mais valorizada com esse projeto e, de antemão, sabemos que centenas de novos empregos serão gerados, o que significa também ampliação do poder de compra e movimentação da nossa economia em níveis muito mais elevados”, comentou o prefeito Gustavo Nunes.

O ramal

Uma nova estrada de ferro será construída margeando a BR-381, entre Ipatinga e Governador Valadares. Preliminarmente, dali ela seguirá em direção à Barra do São Francisco e Nova Venécia, até alcançar o Centro Portuário São Mateus (CPSM), projetado pela Petrocity Portos S/A para a cidade do mesmo nome. A estrada terá a denominação de Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES). Neste momento, cumpre-se uma etapa tida como das mais importantes no processo, que é o refinamento de estudos para definição do melhor traçado.

O presidente da Petrocity Portos adiantou que vários outros eixos ferroviários deverão ser interligados futuramente ao ramal ipatinguense, o que elevará os investimentos globais do projeto a cerca de R$ 23 bilhões.
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Comentários

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Guima

19 de outubro, 2021 | 17:18

“O PORTO SECO OU TERMINAL DE ABASTECIMENTO SO PODE SER CONSTRUIDO EM IPATINGA MG, POIS A LÓGICA É ESTA . AS PRINCIPAIS INDÚSTRIAS É AQUI ASSIM COMO MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA. SE O DESTINO É ESPIRITO SANTO TOTALMENTE EM NOÇÃO SER CONSTRUIDO EM OUTRA CIDADE . ACORDA PREFEITO GUSTAVO POIS QUEREM FURAR SEU OLHO.”

Guima

19 de outubro, 2021 | 07:13

“? importante que um Porto secóseja construído em Ipatinga. Um local estratégico”

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