12 de outubro, de 2021 | 08:21
Adolescente é morto a tiros ao tentar assaltar policial militar no bairro Novo Cruzeiro em Ipatinga
Arquivo DA
A rua São Pedro, onde policial foi atacado por assaltantes, dá acesso à avenida Roberto Burle Marx e ao Parque Ipanema

Dois assaltantes foram atacar um homem que chegava em casa e guardava o carro na garagem. A vítima era um policial militar, que revidou ao ataque e matou um dos assaltantes. O segundo envolvido conseguiu fugir e ainda é procurado.
A ocorrência foi registrada por volta de 2h da madrugada, na rua São Pedro, bairro Novo Cruzeiro em Ipatinga, conforme apurado pelo Diário do Aço.
Um cabo da Polícia Militar tinha acabado de deixar o turno de trabalho e voltava para sua residência. Quando chegou em frente a sua casa, o militar relata que percebeu apenas um carro subindo a rua São Pedro e virar em outra rua próxima. Ele então começou a entrar na garagem em marcha à ré.
Foi quando dois indivíduos aproveitaram-se do fato de o portão estar aberto e invadiram a garagem correndo. Um deles usava capuz cobrindo a cabeça, empunhava uma pistola e apontou para o policial anunciando o roubo "perdeu, perdeu, perdeu". O militar revidou à agressão e temendo pela sua vida, caso fosse identificado como policial, sacou a sua arma e efetuou os disparos contra os bandidos.
O assaltante armado foi atingido e caiu imediatamente ao lado do carro da vítima, com arma entre as pernas. Com isso, o segundo assaltante, que dava cobertura, saiu correndo a pé e embarcou no veículo que o aguardava na rua ao lado. O carro da fuga possivelmente é um VW Gol, de cor prata, com uma das portas amassada.
Uma equipe do SAMU chegou a ser acionada, mas constatou o óbito do assaltante. Na cena dos fatos foi recolhida uma pistola Taurus calibre 9 mm, com numeração raspada e com 11 cartuchos intactos.
O indivíduo morto estava sem documentos, mas policiais que registraram a ocorrência desconfiaram que se tratava de um morador da rua Bonn, no bairro Bethânia, em Ipatinga. Os familiares do jovem foram acionados e o corpo foi identificado como sendo de João Carlos Luiz da Costa, de 15 anos. Esse jovem já tinha passagens pela polícia pela prática de atos infracionais.
Veja atualização da notícia:
Presos os dois comparsas de roubo tentado em residência de cabo da PM no Novo Cruzeiro
Reprodução
João Carlos Luís da Costa, de 15 anos, já tinha passagens pela polícia e morreu ao apontar arma para policial durante assalto na madrugada desta terça-feira, no bairro Novo Cruzeiro

Minutos antes, outro crime
A polícia acredita que minutos antes foi essa dupla que tentou roubar um BMW no bairro Ideal, depois de render o proprietário do carro, que estava com a filha de quatro anos. Eles não conseguiram dirigir o carro automático, desistiram e foram para o Novo Cruzeiro.
Arma do PM recolhida e apuração de legítima defesa
Para se defender o policial usou uma pistola calibre .40, da carga da PMMG, recolhida pelo perito da Polícia Civil, com nove cápsulas deflagradas calibre .40. No total o policial efetuou dez disparos contra os assaltantes.
Conforme estabelece a lei (artigo 23 do Código Penal), o cabo da PM foi conduzido para a sede do 14º Batalhão da Polícia Militar. Assim como ocorre com qualquer cidadão que age em legítima defesa e mata um assaltante, o militar também responderá formalmente pelo ato e, provada a necessidade do homicídio, será absolvido.
Veja também:
Dupla que atacou policial no Novo Cruzeiro tentou roubar BMW no bairro Ideal minutos antes
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Rafael Gustavo Reinert
16 de outubro, 2021 | 09:45? claro que era necessario ter disparado, pois se não disparasse, muito provavelmente ele seria alvejado pelo assaltantes, legitima defesa ocorrendo.”
Bia
14 de outubro, 2021 | 09:20Este policial está de parabéns!
Justiça feita com esmero.
Estamos cansados de tanta impunidade destes marginais,”
Herói
13 de outubro, 2021 | 09:40que a justiça libere este policial mais depressa positivável para continuar seu trabalho e dar uma promoção para ele”
Oliver
12 de outubro, 2021 | 20:08Saudoso repórter Gil Gomes diria: "E LEMBRE-SE, SE VOCÊ AGIR COM DIGNIDADE PODE NÃO CONSERTAR O MUNDO, MAS TENHA CERTEZA DE UMA COISA, NA TERRA HAVERÁ SEMPRE, UM CANALHA A MENOS". Gil Gomes, lhe diz.....”
Fazedor de Viuvas
12 de outubro, 2021 | 14:28Merece uma promocao a sargento.”
Santos
12 de outubro, 2021 | 13:56faca na caveira. estamos cansados de ver cidadaos de bem "PERDENDO".”
Souza
12 de outubro, 2021 | 13:25Coloca no título marginal no lugar de adolescente que ficaria melhor , vagabundo bom e vagabundo morto”
Cidadão de Bem
12 de outubro, 2021 | 13:00Parabéns policial imaginamos se fosse um pai de família, uma dona de casa ou uma pessoa indefesa, se e pra chorar que chore a família dele, vai pro colo do capeta”
Diego
12 de outubro, 2021 | 12:40Bravo Policial!
Parabéns.”
Junior
12 de outubro, 2021 | 11:29Parabéns ao militar, merece uma medalha, um ato de bravura!”
Tiagi
12 de outubro, 2021 | 10:34Notícia boa, uma pena que não deu pra levar o outro, parabéns policial, munição bem gasta !”
Francisco
12 de outubro, 2021 | 10:27Parabéns ao policial pela coragem e disposição em defender a própria vida. Infelizmente a sociedade inverteu os valores e pune a coragem e o cumprimento do que é justo, exaltando a covardia e o erro.
A reportagem do Diário do Aço foi menos infeliz do que a do Plox, que foi nitidamente pró criminoso. O Plox sequer considerou a possibilidade legítima defesa (não sei se cometeu esse erro por maldade, ou só por ignorância mesmo, de qualquer forma demonstra como age a imprensa panfletária, que não se atém aos fatos, mas à interpretação que faz dos fatos).”
Marilene
12 de outubro, 2021 | 10:16Infelizmente o policial teve que reagir. Ele está certíssimo. Parabéns!
Que sirva de lição para outros delinquentes.”
Bruno
12 de outubro, 2021 | 09:59Parabens ao militar. População agradece a retirada de mais vagabundo das ruas. Tomara que o outro time mesmo destino”
Penha Silva
12 de outubro, 2021 | 09:43Parabéns para o policial se ele não revida seria ele está morto(parabéns pela atitude)”
Adilson Souza
12 de outubro, 2021 | 09:24Se fosse o policial que tivesse morrido o assaltante já estava absolvido pela justiça Brasileira”
Ferreira
12 de outubro, 2021 | 08:34Esperando os defensores de vagabundo, os direitos dos manos virem defender o vagabundo e condenar o policial. Aliás, esse policial foi um herói, defendeu sua família e a sociedade de bem desse indivíduo. Merece todas as honras!!”