Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de outubro, de 2021 | 15:12

Defesa Civil de Ipatinga alerta sobre chuva no fim de semana e feriado

Enviada por leitor
Para esse domingo e segunda-feira a previsão é de sequência da chuvaPara esse domingo e segunda-feira a previsão é de sequência da chuva

A Defesa Civil de Ipatinga emitiu nota para chamar a atenção quanto à previsão de chuva para o fim de semana e o início da semana que vem, estendendo-se ao feriado de 12 de outubro, terça-feira.

O maior volume de chuva está previsto para segunda-feira (11). Num período de cinco dias, deve chover mais de 110 milímetros.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há risco de chuva acumulada sobre Ipatinga, mas a previsão aponta para precipitações pluviométricas mais elevadas e de modo disperso até terça-feira.

“A principal orientação é que se evite, na medida do possível, locais próximos a grandes árvores, encostas e postes, pois são pontos considerados de risco”, alerta Júlio César Teodoro, presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec).

O sábado (9) deve ser de sol com muitas nuvens durante o dia e probabilidade de chuva a qualquer hora, com expectativa de que chova até 20mm, a mesma previsão existe para o domingo (10), quando deve cair até 24mm e terça-feira, quando a precipitação aguardada é de 28mm. Para segunda-feira a expectativa é de tempo fechado e chuva durante o dia e a noite, com precipitação de 30mm.

Mais de 100 dias sem chuva

A chuva que caiu na sexta-feira encerrou um longo período de seca. O Vale do Aço estava sem chuva significativa desde o dia 11 de junho, o que perfaz 117 dias sem ocorrência de precipitação de forma regional. De lá para cá, o que ocorreram foram pancadas de chuva, de forma isolada.

No dia 26 de julho, houve uma pancada de chuva que atingiu apenas partes de Ipatinga e Santana do Paraíso. Na semana passada, também houve pancadas de chuva, apenas em algumas partes.

O tempo seco e a estiagem mais prolongada em relação ao ano passado contribuíram para que também se prolongasse o tempo em que as pessoas provocam queimadas em áreas verdes.

Áreas de risco

Em Ipatinga, a Defesa Civil traçou os locais onde os cenários de risco de deslizamentos de terra são mais constantes neste período e chama a atenção para os bairros Bethânia, Bom Jardim, Esperança, Nova Esperança, Veneza, Vila Celeste, Barra Alegre, Chácaras Madalena, Chácaras Oliveira, Caravelas, Canaã, Recanto e Jardim Panorama.

Segundo o Departamento, estes locais possuem um número maior de moradias construídas próximas a encostas, ficando sujeitas a possíveis movimentos de massa e/ou rompimento de estruturas de contenção que podem ocasionar problemas às edificações.

O governo local destaca que o perigo de inundações em locais onde havia maior indicativo de sinistros diminuiu devido a ações preventivas, como limpeza dos ribeirões e campanhas para o descarte regular do lixo. Contudo, ainda assim alguns pontos como Cidade Nobre (Vila da Paz), Veneza e Canaã (cruzamento da av. Maanaim com a av. Selim José de Salles) ainda são monitorados com maior cuidado quanto a eventuais transbordamentos do ribeirão Ipanema.

Socorro

Em caso de emergências, devem ser acionados o Corpo de Bombeiros Militar (193) e a Defesa Civil (31) 3829-8414 – WhatsApp ou 199. Estes telefones atendem em regime de 24h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário