22 de setembro, de 2021 | 09:12

Saiba por que a lua estava vermelha ontem

Weuler Costa
Lua cheia que antecedeu a chegada da Primavera 2021 Lua cheia que antecedeu a chegada da Primavera 2021

Muitas pessoas questionaram ontem a noite por que a lua cheia estava com uma cor avermelhada, quando surgiu no horizonte, cor que foi passando depois para o amarelado. A foto que ilustra essa notícia, foi registrada pelo técnico em eletrônica, Weuler Costa e gentilmente cedida ao Diário do Aço.

O satélite natural que orbita a Terra, assunto de músicas, poesias, fotografias de tirar o fôlego e testemunha de romances, proporciona espetáculos na maior parte dos meses. A lua nova é o único momento em que, escondida na sombra projetada pela terra, passa despercebida da maioria das pessoas.

Mas o fato é que a lua cheia da noite de 21 de setembro, não teve como passar em ser notada. No hemisfério norte é chamada “Lua da Colheita”, é a lua cheia mais próxima do equinócio de Outono.

No hemisfério Sul, entretanto, é a lua cheia que antecede a Primavera, estação que, como noticia hoje o Diário do Aço, tem início às 16h21 deste dia 22 de setembro.
Weuler Costa
Caso não haja nuvens nesta quarta-feira será possível admirar novamente o fenômeno, embora a luminosidade hoje seja de 98%Caso não haja nuvens nesta quarta-feira será possível admirar novamente o fenômeno, embora a luminosidade hoje seja de 98%

A cor diferente da lua representa o momento em que a luz solar incide igualmente entre os dois hemisférios, norte e sul, alinhada com o Equador. Associada à incidência dos raios solares há também a concentração de fumaça de queimadas no horizonte, o que também influencia na dissipação da luz.

Hoje a lua nasce às 19h20 e, se não houver nebulosidade, será possível ver novamente o fenômeno. O satélite teve ontem o máximo de luminosidade, 100% e hoje já inicia a fase crescente, com 98% de incidência da luz solar. Na quinta-feira, nasce às 20h10, com 95% da incidência do sol.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Suzy

21 de setembro, 2023 | 21:03

“A lua ontem estava deslumbrante , infelizmente já peguei ela quase desaparecendo já , mas pude ainda fazer o registro por foto e vídeo ! Temos uma vista daqui de Indaiatuba privilegiada. Hoje ficarei de olho novamente céu limpo e lua crescente ? ?”

Silvania

22 de setembro, 2021 | 21:25

“Vi quando ela nasceu tava vermelhona”

Gilberto

22 de setembro, 2021 | 15:24

“falou bonito mas nao chegou na verdade que e as queimadas que o ser humanos fazem com a natureza”

Ezequiel

22 de setembro, 2021 | 10:18

“E verdade que amanhã vai ter um eclipse ??? Me responde rápido eu preciso saber bença vi e queria ver”

Envie seu Comentário