22 de setembro, de 2021 | 09:00

Primavera no Vale do Aço deve ter temperaturas elevadas e pouca chuva

Alex Ferreira/Arquivo
A estação das flores tem início nesta quarta-feira, dia 22 de setembro A estação das flores tem início nesta quarta-feira, dia 22 de setembro

Nesta quarta-feira (22), às 16h21, termina o inverno e começa a primavera no Hemisfério Sul. Conforme o meteorologista Ruibran dos Reis, a estação das flores no Vale do Aço deve ser marcada por temperaturas elevadas e pouca chuva. Para o primeiro dia da primavera, os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) apontam temperatura máxima de 38º em Ipatinga e região.

Ruibran dos Reis informou que a previsão para o Vale do Aço é de muito sol e calor durante a estação das flores. “Poucas chuvas são esperadas para a região. Chuva significativa somente a partir de dezembro. Em Minas, os maiores volumes deverão ser registrados nos municípios do Triângulo Mineiro, Zona Oeste e Central do estado, mas no mês de novembro”, disse.

O meteorologista ainda ressaltou que o Vale do Aço pode ter chuva durante os meses de outubro e novembro, mas de forma isolada. “Aquelas frentes frias que causam chuvas significativas devem chegar somente a partir de dezembro. Dessa forma, teremos temperaturas bastante elevadas na região ao longo da primavera, com máxima aproximadamente acima dos 36 graus”, afirmou o profissional, com base em modelos meteorológicos.

Alerta

Em um comunicado divulgado na segunda-feira (20), em Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chamou a atenção para o risco de uma incidência ainda maior de incêndios florestais por causa da baixa umidade relativa do ar registrada em 461 cidades de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins.

Conforme o Inmet, ao menos até o fim de segunda-feira, nestas regiões, a umidade relativa do ar estava abaixo de 12% em algumas cidades. Isso potencializa a chance de incêndios e prejudica a saúde das pessoas, que devem procurar se hidratar e evitar fazer atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia.

Perigo

As áreas abrangidas pelo alerta de grande perigo devido à seca compreendem praticamente Goiás e o Distrito Federal, além das regiões centro-sul, nordeste, norte e sudeste mato-grossense; o centro-norte, leste e o pantanal sul-mato-grossense; as faixas ocidental e oriental de Tocantins; o Triângulo Mineiro e a região noroeste de Minas Gerais e também as cidades de Araçatuba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Alex Ferreira/Arquivo

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário