13 de setembro, de 2021 | 10:33

Sinttrocel afirma que linhas sem trocador desrespeita lei municipal

Ônibus municipais de Ipatinga rodaram sem trocador no domingo (12) e caso é acompanhado por representantes dos rodoviários

Reprodução de vídeo
No domingo motoristas tiveram que atuar como cobradores em linhas urbanas em IpatingaNo domingo motoristas tiveram que atuar como cobradores em linhas urbanas em Ipatinga

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário e de Cargas (Sinttrocel) afirma que irá notificar oficialmente a Saritur, pois não foi comunicado sobre a retirada dos cobradores da escala de alguns ônibus municipais de Ipatinga e alerta que tal prática vai contra a Lei Municipal 2.275/2007, de Ipatinga, que garante a presença dos profissionais dentro dos ônibus, e contra o que defende o próprio sindicato.

A concessionária do transporte urbano municipal em Ipatinga, Saritur, operou com algumas linhas de ônibus sem a presença do cobrador no domingo (12). Diretores da entidade que representa os trabalhadores do setor acompanharam a situação após tomarem conhecimento de várias escalas de linhas, principalmente aquelas que utilizam micro-ônibus, nas quais não foram escalados cobradores, com a presença apenas dos motoristas, que tiveram de receber a passagem das pessoas que embarcaram sem o cartão.

No total, segundo informações do Sinttrocel, foram oito linhas municipais atingidas com a mudança. Ainda conforme o sindicato, nesta segunda-feira (13) as linhas voltaram a circular com a presença dos cobradores, mas o sindicato cobra uma fiscalização por parte dos poderes Executivo e Legislativo. E caso a situação volte a se repetir, tomará as providências necessárias, podendo até fazer uma paralisação.

“A diretoria do Sinttrocel é totalmente contra a retirada dos trocadores e reforçamos sobre a responsabilidade do poder concedente em fiscalizar a situação pois, neste caso, vai contra a Lei Municipal 2.275 de 2007 que garante a presença dos trocadores dentro do ônibus”, defende o vice-presidente do Sinttrocel, Geraldo Gomes.

Reprodução de vídeo
Cadeira do trocador vazia: quem tem cartão magnético passou sem problemas, mas quem não tem precisou fazer o pagamento ao motorista mesmo Cadeira do trocador vazia: quem tem cartão magnético passou sem problemas, mas quem não tem precisou fazer o pagamento ao motorista mesmo
Posicionamento

Em nota enviada ao Diário do Aço, assessoria de Comunicação do governo de Ipatinga afirma ter recebido com preocupação o registro de reclamações de usuários do transporte coletivo no município, sobre as referentes linhas circulando sem a presença do cobrador, acarretando, entre outros, problemas de fluxo e atendimento inadequado aos passageiros no interior do veículo.

“Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e de seu Departamento de Transporte e Trânsito, a PMI adianta que irá apurar os fatos, atuando com os rigores da lei em caso de comprovação de descumprimento de normas contratuais. A partir do suposto ocorrido, o Executivo acrescenta ainda que foi determinada a intensificação da fiscalização quanto aos serviços prestados pela concessionária”, aponta a nota.

Já, a diretoria da Saritur foi procurada pela reportagem do Diário do Aço mas, até o fechamento desta edição não havia se pronunciado a respeito do assunto.

Já publicado:
Tribunal do Trabalho proíbe acúmulo de funções no transporte coletivo e determina que Saritur suspenda prática



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Viana

14 de setembro, 2021 | 06:56

“Quem paga o salario do Cobrador é o povo usuario do transporte coletivo.E é esse mesmo povo que reclama que a passagem e cara.
Com toda a tecnologia existente hoje , celulares cartões, é totalmente desnenessário o cobrador.
No Brasil , é proibido as empresas se modernizarem....”

Aqui é Eu

13 de setembro, 2021 | 15:31

“E QUANTO A EMPRESA LOPES QUE FAZEM A LINHA DE MONLEVADE /IPATINGA/MONLEVADE QUE AINDA USAM ÔNIBUS SEM BANHEIROS O QUE A LEI DETERMINA JÁ QUE O TRAJETO ULTRAPASSA MAIS DE 120 KM O QUE O SINTROCEL TEM A DIZER SOBRE ESSE CASO ? PODE OU NÃO PODE ???”

Jotacouto

13 de setembro, 2021 | 15:02

“Tem sentido essa reportagem. Hoje ao pegar o ônibus da linha 031, percebi uma gaveta de dinheiro acoplada ao capô sobre o motor do ônibus. Onde tem fumaça, tem fogo.”

Gildázio Garcia Vitor

13 de setembro, 2021 | 12:06

“Até parece que não temos desemprego de 14% da PEA.”

Envie seu Comentário