DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

26 de agosto, de 2021 | 14:14

Homem que matou idoso por engano em Ipaba é sentenciado a 15 anos de prisão

Marcos Guimarães
Sessão do Júri Popular na Comarca de Ipatinga considerou culpado idoso de 63 anos, que matou por engano outro idoso, de 61 anos, em IpabaSessão do Júri Popular na Comarca de Ipatinga considerou culpado idoso de 63 anos, que matou por engano outro idoso, de 61 anos, em Ipaba

Levado a julgamento no Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga, na manhã desta quinta-feira (26), Valter José de Oliveira, de 63 anos de idade, foi considerado culpado pela morte de Valdivino Barbosa Pacífico, de 61 anos e sentenciado a cumprir 15 anos de cadeia por homicídio qualificado. Ainda na fase da investigação, Valter José confessou o crime e admitiu que matou a pessoa errada.

Valdivino foi executado com três tiros na tarde de uma segunda-feira, 31 de agosto de 2020, na avenida Manoel Machado Franco, em Ipaba. O idoso aguardava sua vez para cortar o cabelo em um salão, quando foi atingido pelos tiros que lhe ceifaram a vida.

O crime foi cometido na frente de testemunhas e das câmeras de segurança do comércio na rua, conforme noticiado à época dos fatos, pelo Diário do Aço.

As investigações apontaram Valter José de Oliveira como o autor. Denunciado pelo Ministério Público com base na investigação policial, que desde o começo tinha a tese do engano no homicídio, o idoso teve seu destino traçado pelo Conselho de Sentença no fim da manhã, no Tribunal do Júri.

Valter contou que dois meses antes ele estava em casa com sua mulher adoentada. Um vizinho escutava música alta e isso incomodava a pessoa que passava mal. O idoso então foi à casa do vizinho reclamar do som. Valter alega que acabou agredido e teve que fazer cirurgia em um dos ouvidos, tendo, em razão disso, perdido parte da audição.

Tomado pela raiva, o idoso decidiu se vingar. Apossou-se de uma arma de fogo e saiu pelas ruas de Ipaba à procura do seu agressor. Entretanto, confundiu Valdivino com o seu vizinho. Tomado pelo desejo de vingança, aproximou-se do alvo e efetuou três tiros. Valdivino chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu e morreu. A versão que consta na denúncia do MPMG foi confirmada por Valter perante o juiz que presidiu a sessão do Tribunal do Júri, João Paulo Junior, da Vara de Execuções Penais da Comarca de Ipatinga. O promotor de Justiça, Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, atuou na acusação.

Pena recorde em outro julgamento essa semana

Esse foi o segundo júri popular envolvendo pessoas de Ipaba. Na terça-feira (24), Marcélio de Almeida Souza, de 46 anos, que matou sua ex-mulher, Alaíde Pereira de Souza, de 44 anos, com um golpe de faca no pescoço, foi levado a julgamento, considerado culpado e sentenciado a 30 anos de prisão.
Marcos Guimarães
O juiz João Paulo Junior, da Vara de Execuções Penais da Comarca de IpatingaO juiz João Paulo Junior, da Vara de Execuções Penais da Comarca de Ipatinga

Esforço concentrado para julgar processos concluídos



O juiz João Paulo Junior, da Vara de Execuções Penais da Comarca de Ipatinga, informou à imprensa ao fim do julgamento de ontem que de agosto de 2020 a agosto de 2021 foram realizados 62 julgamentos na Vara de Execuções Penais e no Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga.

Conforme o magistrado, os julgamentos foram realizados a partir de um esforço concentrado, que contou com o apoio da juíza auxiliar especial da comarca, Érica Climene Xavier Duarte, dos promotores de Justiça com atribuição perante o Tribunal do Júri, advogados dativos e constituídos, Defensoria Pública, jurados sorteados para os julgamentos, servidores, estagiários e equipe de apoio do Fórum Valéria Vieira Alves.

O juiz também explicou que os julgamentos envolveram processos de réus presos e outros que respondiam em liberdade. O esforço teve como objetivo julgar todos os processos assim que ficam prontos para júri. "Esse esforço permitirá que, até o mês de outubro de 2021, sejam julgados todos os processos nessa condição, prontos para o júri", concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário