07 de agosto, de 2021 | 09:00
Obras de duplicação da BR-381 são retomadas em Antônio Dias
Divulgação
Após a conclusão desse trecho do ribeirão Severo serão liberados mais cinco quilômetros de pista duplicada no trecho 3.1 da rodovia
Após a conclusão desse trecho do ribeirão Severo serão liberados mais cinco quilômetros de pista duplicada no trecho 3.1 da rodovia
Depois de cerca de um ano com os serviços paralisados por falta de orçamento, as obras de duplicação da BR-381, em Antônio Dias, foram retomadas nesta semana no lote 3.1. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB), por meio de nota publicada nas suas mídias sociais. A duplicação da BR-381 é aguardada pelos motoristas há anos, que estão insatisfeitos com as atuais condições da rodovia, marcada por acidentes recorrentes ao longo do ano.
Conforme o deputado, está em construção uma das últimas Obras de Artes Especiais (OAE) do trecho 3.1, na BR-381, que é o pontilhão sobre a estrada da Vale em Sá Carvalho (mais precisamente, a ponte sobre o ribeirão Severo), que irá eliminar a passagem sob o viaduto ferroviário em uma curva considerada. Após a conclusão, serão liberados mais cinco quilômetros de pista duplicada no trecho, totalizando 23 quilômetros”, afirmou o deputado.
Modelo de concessão
Com a aprovação no Tribunal de Contas da União (TCU), do modelo de concessão proposto pelo Ministério da Infraestrutura para a BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares, e para a BR-262, de João Monlevade até o Espírito Santo, a expectativa é sobre a publicação do edital e da previsão de leilão. Segundo informação divulgada pelo senador Carlos Viana (PSD), no dia 25 de agosto o edital da concessão e duplicação da BR-381 será publicado e a previsão do leilão é 25 de novembro deste ano.
Próximas etapas
As próximas etapas envolvem eventuais adequações, aprovação pela Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) da publicação das minutas de edital e contrato, além do estabelecimento de data para a realização da sessão de leilão. O critério do leilão será híbrido com uma disputa por menor tarifa de pedágio, seguido por uma concorrência de maior valor de outorga como critério de desempate. O governo federal divulgou que este modelo é o mesmo que foi utilizado com sucesso na licitação da BR-153, em Tocantins.
Investimentos
Os investimentos deverão ser de R$ 7,2 bilhões. Estão previstas obras para a duplicação de cerca de 402 km e a execução de 228 km de faixas adicionais, de modo que os trechos das rodovias BR-381/MG e BR-262/ES serão duplicados, enquanto a ampliação de capacidade da BR-262/MG deverá ocorrer principalmente por meio da implantação de terceiras faixas em pistas simples atualmente existentes.
Praças de pedágio
No projeto enviado pelo Ministério de Infraestrutura ao TCU estão previstas cinco praças de pedágio na BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares: Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. No trecho da BR-262 estão previstas seis praças de pedágio: - São Domingos do Prata, Matipó, Manhuaçu, Itatiba, Domingo Martins e Viana. A proposta da tarifa básica de pedágio, por praça, é de R$ 8,54 para pista simples e R$ 11,10 para pista dupla.
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Já publicado
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Renato
26 de agosto, 2021 | 14:21Pedágio vai ser caro hein.”
Flavio Cesar Araujo
07 de agosto, 2021 | 18:14Deputado oportunista que obra só se for a dele.estao voltando a mexer com as pontes mesmo assim a passos de tartaruga. Bem devagar enquanto isso quem transita pela BR perto do restaurante Maristela e perto da entrada da Barra Alegre .tem que desviar dos desvios criminosos que a construtora Brasil deixou.
Acorda povo”