28 de julho, de 2021 | 15:00

Ipatinga terá ato pró-voto impresso, na praça da prefeitura, dia 1º de agosto

Divulgação
Mobilização é feita pelo grupo ''Guerreiros Voluntários B38 Vale do Aço''Mobilização é feita pelo grupo ''Guerreiros Voluntários B38 Vale do Aço''

O Vale do Aço participará do "Movimento nacional pró-voto impresso auditável e com contagem pública", no próximo domingo, dia 1º de agosto. A confirmação foi feita pela coordenação geral do grupo "Guerreiros Voluntários B38 Vale do Aço". A proposta é que os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), vistam-se de amarelo e se concentrem na praça dos Três Poderes, no Centro de Ipatinga, a partir das 9h.

Um dos integrantes da coordenação do movimento, Joel Souto, informou em nota enviada à imprensa que o objetivo é apoiar a PEC 135/2019, que deverá ser apreciada pela Comissão Especial na primeira quinzena de agosto. "Na votação em plenário, vamos acompanhar a posição de cada deputado federal, principalmente aqueles votados na nossa região. As nossas redes sociais já estão em alerta máximo", afirmou.

Joel acrescentou que, além do Guerreiros Voluntários, outros grupos conservadores como o Direita Minas, Frente Vale do Aço, VAR - Movimento Vale do Aço nas Ruas e União Juventude Patriota também monitorarão os parlamentares.

"A mudança de posição dos partidos acendeu a luz amarela dos grupos que se uniram em torno do tema. O nosso voto tem que ser respeitado da urna ao resultado final. É isso que fortalece e consolida a democracia", concluiu Joel Souto.

Entenda a proposta

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 135/2019), apresentada no Congresso pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), instaura o voto impresso nas eleições e já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas tem encontrado resistência na Comissão Especial sob a relatoria do deputado Filipe Barros (PSL/PR).

Pela PEC, a partir da Eleição 2022 os números que o eleitor digitar na urna eletrônica serão impressos e os papéis depositados de forma automática numa urna de acrílico. Em caso de acusação de fraude no sistema eletrônico, os votos em papel poderão ser conferidos manualmente pela Justiça Eleitoral.

Sistema eletrônico

A possibilidade de voltar com o voto impresso precisa da aprovação dessa PEC. Porém, na última semana de junho, líderes de 11 partidos políticos decidiram que não vão apoiar a mudança do atual sistema de votação eleitoral, que é por meio da urna eletrônica. O sistema atual, aliás, é reiteradamente reforçado como seguro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em sessão extraordinária que encerrou o primeiro semestre forense de 2021, no início de julho, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, disse que apoiar a urna eletrônica é defender a democracia, lembrando que “as urnas eletrônicas vieram para acabar com as fraudes, que eram corriqueiras no tempo do voto de papel. Desde que o voto eletrônico foi implementado, há 25 anos, nunca se registrou ou se documentou nenhuma fraude eleitoral. Os equipamentos não são conectados a nenhuma rede, além de serem totalmente auditáveis, em diversos momentos do processo eleitoral, antes, durante e depois da votação”, reforçou o ministro.

Já publicado:
Grupo vai promover carreata em Ipatinga pedindo voto impresso (29/4/2021)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carlos Roberto Martins de Souza

29 de julho, 2021 | 08:48

“Joel, promova um movimento para exigir RESULTADO AUDITAVEL EM PAPEL de todas as balanças do Brasil, assim você estaria prestando um grande serviço ao povo, afinal, tem balanças por aí vendendo 900g por 1 kilo... Seja útil!!!”

Gilmar Rodrigues

29 de julho, 2021 | 08:25

“uhhhuuuhhhuuhh.voto cabresto NUNCA MAIS......tem uma galera aí que muda de lado igual troca cueca......apoiando querendo impor opinião...NUNCA MAIS....Fora fanfarrões......”

Silveira

28 de julho, 2021 | 21:42

“Mas estão querendo passar vergonha de novo? Tudo isso para defender um governo que acabou...

São uns bocós de mola mesmo.”

Cid

28 de julho, 2021 | 20:03

“Joel Souto é aquele que enquanto presidente local do PRB se coligou ao PT da família Ferramenta para o Cel. Ramalho mamar na teta da PMI como vice figurativo. Agora o Joel virou bolsonarista e usa a bandeira do Brasil como toalha de mesa. Um fanfarrão esse Joel SkyWay.”

Mauricio Costa

28 de julho, 2021 | 18:12

“Os restos mortais do senhor Zeza Souto devem ter se revirado no túmulo com essa reportagem. Entendedores entenderão. Rsrs.”

Jose Newton Starling Moreira

28 de julho, 2021 | 17:36

“Não é impresso em grande parte dos estados nos EUA. Vc vota até por correio, Vejam nas imagens americanos preenchendo cédulas com canetas. Invadiram sistema da Nasa, do Pentágono, do TSE, Invadem sistemas modernos de Bancos milhares de vezes, mas, as urnas são seguras. Se é segura porque a esquerda em peso e ministros do STF tentam impedir? Tem tempo e recursos para isto.”

José Geraldo

28 de julho, 2021 | 17:35

“Este povo quer é avacalhar um sistema que já funciona muito bem há vários anos.
Tem o dedo do bozinho neste ato em Ipatinga.”

Mauricio Costa

28 de julho, 2021 | 16:53

“Nos EUA o voto é impresso e deu no que deu, acusação de fraude e tentativa de golpe por parte de Trump. Os bolsonaristas têm um comportamento contraditório. Se justamente o voto impresso é passível de fraudes, como defendem o retrocesso como forma de evitar fraude? Essa gente está é caçando confusão para 2020.”

Carlos Roberto Martins de Souza

28 de julho, 2021 | 16:50

“Só mesmo quem é desprovido de inteligência, vulgarmente conhecido pela alcunha de burro, pode duvidar da segurança de nossas urnas ELETRÔNICAS. Como os seguidores de Boçal Naro cultivam tais qualidades, não dá para esperar muito desta gente sentada nesta mesa. Só tem tropeira!”

Carlos Roberto Martins de Souza

28 de julho, 2021 | 14:56

“Eu tenho provas robustas de que a lista dos escolhidos para entrar na Arca de Noé foi fraudada, também tenho comprovantes de fraudes na escolha dos apóstolos naquela eleição tumultuada pela esquerda, também tenho provas gravíssimas e robustas de que a relação dos que vão entrar no céu como eleitos está sendo fraudada, aliás, até o nome de um tal Boçal Naro consta dela sem que ele tenha direito a esta comenda.”

Observador

28 de julho, 2021 | 14:54

“Enquanto o sistema eleitoral não for transparente, auditavel e confiável não existirá democracia plena no Brasil, aqueles que criticam a iniciativa são os mesmos que se pudessem implantariam a própria ditadura.”

Lacerda

28 de julho, 2021 | 14:46

“Esse novo metodo não retrocede em nada o sistema de voto por urnas eletrônicas. Ele somente e uma certeza a mais que a votação nao ira ser burlada.”

Vanderlei

28 de julho, 2021 | 13:39

“Espero que o congresso tenha bom senso e
não aprove essa aberração, que nos remete
a idade da pedra.
Se o governo federal não tem dinheiro n a o
não tem dinheiro para o senso da população
pra que gastar com um capricho desse presi-
dente que ainda não provou a que veio?”

Joanas

28 de julho, 2021 | 12:35

“Bolsonarista quer seguir igual o Trump nos estados unidos procurando desculpa para tumultua eleicao. Isso e coisa de quem sera derrotado.”

Mameluco

28 de julho, 2021 | 12:08

“A colonia em busca do voto de cabresto. 'Voto impresso já!!!'”

Envie seu Comentário