21 de junho, de 2021 | 16:31

Inverno tem início em Monte Verde com mínima de 1ºC e geada

No primeiro dia de solstício, vila amanheceu com temperaturas baixas, que podem cair ainda mais durante a estação

Nelson Pacheco
Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, no Sul de Minas Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, no Sul de Minas

O inverno começou oficialmente nesta segunda-feira, à 0h32 desta segunda-feira (21/6). E, já em seu primeiro dia em Monte Verde, no Sul de Minas Gerais, o frio chegou com vontade. Destino turístico de quem gosta de curtir o charme do inverno, o distrito de Monte Verde, no município de Camanducaia teve temperatura mínima de 1º C na manhã desta segunda-feira, com registros de geada por toda a vila. Entretanto, a previsão é que o inverno 2021 seja menos intenso.

O solstício marca o começo da alta temporada do turismo no local. Monte Verde está localizado a mais de 1,6 mil metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, o que contribui para a manutenção da natureza preservada, com lindos Bosques de Araucária. A temperatura atinge valores negativos no inverno, principalmente em julho, chegando a -4ºC com sensação térmica de até -10ºC. Fenômenos como geada e até a precipitação de neve são comuns.

Previsão para os próximos dias

Segundo o Climatempo, na próxima semana, as temperaturas devem se manter baixas na vila. A mínima esperada é de 7º C, na quinta-feira (24), enquanto a máxima é de 28º C, na sexta-feira (25), com possibilidade de chuva apenas na terça-feira (22), que deve ser o dia mais frio da semana.

Eventos marcam o inverno

Desde 11 de junho, Monte Verde promove três eventos simultaneamente: Amor nas Montanhas, Inverno nas Montanhas e o Festival de Gastronomia, todos organizados pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), com o patrocínio da Passalacqua, Wals, OPX Incorporadora e Melhoramentos e apoio da Produção Espaço Ampliar, Nossa Senhora das Produções e Nossa Produtora. A expectativa é receber cerca de 500 mil turistas e movimentar R﹩ 250 milhões na economia do segundo destino mais acolhedor do Brasil, segundo ranking anual do site de hospedagens Booking.com.

De acordo com Rebecca Wagner, presidente da MOVE, fazem parte da programação cultural apresentações de cortejo e gaita de fole na Avenida Monte Verde. Além disso, a vila conta com três cenários instagramáveis remetendo a cada festival e criando o ambiente perfeito para fotografias. "Em paralelo ao Amor nas Montanhas, damos início à 8ª edição do Festival de Inverno, enquanto o Festival de Gastronomia será no dia 13 de agosto com as melhores receitas criadas por nossos estabelecimentos", afirmou.

Turismo consciente

A tríade de eventos nas montanhas faz parte das ações elaboradas pela MOVE para estimular a economia local e mitigar os prejuízos ocorridos durante os fechamentos do turismo, em razão da pandemia do novo coronavírus. Monte Verde retomou as atividades econômicas em 17 de abril, após 31 dias de lockdown, e funciona com 60% da capacidade de atendimento.

"É importante ressaltar que respeitamos e seguimos todos os protocolos indicados pelas autoridades de saúde e obedecemos a todos os decretos impostos, o que nos levou a ser reconhecidos como exemplo nacional de retomada segura pelo Ministério do Turismo", ressalta Rebecca.

Serviços

Evento: Amor nas Montanhas, Inverno nas Montanhas e Gastronomia nas Montanhas
Data: Até 15 de agosto
Programação: Facebook: Visite Monte Verde ; Instagram: visite .monteverde ; https://monteverde.org.br

Apresentações culturais, sempre às 16h:
26/06: Gaita de Fole
17/07: Cortejo Artístico
24/07: Gaita de Fole
07/08: Cortejo Artístico
14/08: Gaita de Fole
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário