04 de maio, de 2021 | 16:59

Ipatinga amplia condições para funcionamento de bares e salões de festas

Agência Brasil
Bares, restaurantes e lanchonetes deverão encerrar suas atividades às 23hBares, restaurantes e lanchonetes deverão encerrar suas atividades às 23h

A administração municipal de Ipatinga publicou um novo decreto sobre o funcionamento das atividades econômicas na cidade. Datado do dia 3 de maio, o Decreto Municipal de número 9.666 altera pontos referentes ao funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes, além de eventos em salões de festas. Em ambos os casos, a permissão foi ampliada em relação ao que havia sido decretado anteriormente, no dia 23 de abril.

As regras têm sido implementadas ao longo dos últimos meses como forma de enfrentamento e contenção da disseminação da covid-19, não somente em Ipatinga, mas em toda a região. No decreto publicado pelo Executivo ipatinguense, o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes está condicionado desde esta segunda-feira (3) a 50% de sua capacidade, devendo encerrar suas atividades às 23h, e estar com o ambiente fechado e esvaziado até meia-noite.

Os bares poderão funcionar com apresentação de música ao vivo. Excepcionalmente em datas consideradas comemorativas, os bares e restaurantes poderão permitir ocupação superior a quatro pessoas por mesa, desde que pertencentes ao mesmo grupo familiar, e respeitando o limite máximo de ocupação. De acordo com as regras anteriores, o encerramento deveria ocorrer às 21h e os estabelecimentos teriam de estar com o ambiente fechado e esvaziado até às 22h.

Eventos

Com a nova publicação, os eventos realizados em salões de festa estão liberados com público de 50% da ocupação do espaço, desde que não ultrapasse o limite 300 pessoas. Mesmo que o local tenha capacidade para receber maior quantidade, a limitação permanece com esta quantidade, o que não constava no documento do dia 23 de abril.

Escolas

As escolas da rede particular tiveram autorização para retomar as aulas presenciais no dia 26 de abril. Já as escolas da rede pública retomarão as atividades de aulas presenciais conforme calendário a ser estabelecido pelo Poder Executivo Municipal, o que deve ser publicado nos próximos dias, segundo a assessoria de Comunicação do governo.

Comércio

Desde a liberação do funcionamento das atividades não essenciais em Ipatinga, lojistas de diversos segmentos puderam reabrir as portas das lojas nos bairros, assim como também o Shopping Vale do Aço. Normas de distanciamento e segurança sanitária foram publicadas, de forma a evitar a propagação da covid-19.

Nos próximos dias, o movimento nas ruas deve aumentar em razão do Dia das Mães, o que ocorre tradicionalmente às vésperas da data, considerada como o segundo Natal para o comércio. Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de Ipatinga e Câmara de Dirigentes Lojistas aponta que 80% dos clientes pretendem comprar o presente de sua mãe em loja física, ampliando o número de pessoas nas lojas e também a necessidade de cuidados de higiene e uso da máscara.

As medidas são importantes para evitar o aumento de casos da doença, o que poderia levar ao fechamento do comércio novamente, conforme já alertado por autoridades e lideranças municipais e estaduais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Micheline

06 de maio, 2021 | 11:53

“Gostaria de saber sobre festas em sítio, quais as regras principalmente horario”

Marcio

05 de maio, 2021 | 09:44

“Todos estes decretos são ridículos, não só de Ipatinga mas de todo o mundo.

EX: Jogador sentado no banco de reserva com distanciamento é OBRIGADO a ficar de mascara, perigoso pegar covid, mesmo distante um do outro ( já teve caso de multa por este motivo ).
Quem está jogando, com contato físico e abraços nas comemorações, não transmite covid ( ????? ).

Ficar sentado no bar bebendo aglomerado, NÃO pega covid, mas se for ao banheiro, coloque a mascara ( ????? ), pois o VIRUS pode te pegar......rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs”

Rick

04 de maio, 2021 | 22:35

“Vai morrer muita gente ainda... Ninguém sendo vacinado com a segunda dose, uma carnificina anunciada novamente. Espere o pós dia das mães e verão os resultados.”

Jorge

04 de maio, 2021 | 17:21

“Tudo funcionando, inclusive o trenzinho rodando nos bairros esperança,bom Jardim no dia 01 de maio e o prefeito de Ipatinga MG, mantendo as escolas municipais fechadas, educação em último lugar.”

Envie seu Comentário