Expo Usipa 2024 02 - 728x90

23 de abril, de 2021 | 18:00

Ipatinga libera funcionamento de bares, restaurantes, escolas e comércio

Tiago Araújo
Decreto municipal foi publicado no fim da tarde desta sexta-feira Decreto municipal foi publicado no fim da tarde desta sexta-feira
A administração municipal de Ipatinga publicou, no fim da tarde desta sexta-feira (23), o decreto de número 9.656, que trata sobre a retomada das atividades econômicas, escolares e intensifica as medidas de prevenção e segurança sanitárias e de fiscalização para o enfrentamento e contenção da disseminação da covid-19. O documento vem após o Governo do Estado de Minas Gerais deliberar pela saída dos municípios do Vale do Aço da Onda Roxa do plano Minas Consciente. O decreto entra em vigor neste sábado (24).

Dentre as justificativas contidas no decreto estão que o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que havia determinado a todos os municípios a adoção compulsória das medidas para combate e contenção da pandemia constantes da Deliberação do Comitê Extraordinário nº 17, de 22 de março de 2020 ou do Minas Consciente, reconhecendo, inclusive, em recente decisão, a competência própria dos municípios para dispor, em nível local, sobre o enfrentamento da pandemia.

O decreto 9.656 autoriza a retomada das atividades econômicas, comerciais, de serviços e industriais. As escolas da rede particular poderão retomar as aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (26), sendo que as escolas da rede pública retomarão as atividades presenciais conforme calendário a ser estabelecido pelo Poder Executivo Municipal. O funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços de qualquer natureza está condicionado à intensificação do cumprimento de determinações de higiene/sanitárias.

Bares
O funcionamento de restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques, açougues, casas de carnes, delicatessen, hortifrúti e estabelecimentos congêneres ficará condicionado à adoção de medidas rigorosas em relação ao preparo, manuseio e consumo de alimentos no local e à higienização contínua do ambiente. Os clientes poderão retirar as máscaras apenas para o consumo imediato de alimentos no local do estabelecimento.

Os bares, restaurantes e lanchonetes deverão encerrar suas atividades às 21h e estar com o ambiente fechado e esvaziado até as 22h. Os bares poderão funcionar com apresentação de música ao vivo.

Transporte
O transporte público coletivo de passageiros deverá ser realizado de acordo com as seguintes medidas: lotação dos veículos não poderá exceder a capacidade de passageiros sentados; uso de máscara; manter à disposição, na entrada do veículo, álcool na concentração 70% para utilização dos passageiros, motoristas e cobradores; circular com janelas e alçapões de teto abertos.

Clubes, salões e templos
Os salões que recepcionam festas infantis, casamentos, formaturas e congêneres deverão respeitar a lotação máxima de 50%. Os templos religiosos poderão funcionar com 50% de sua ocupação. Os clubes de recreação poderão retomar suas atividades obedecendo as regras como checar a temperatura dos frequentadores antes de adentrar ao local, não autorizando a entrada de pessoas, tanto sócios quanto funcionários, com temperatura de 37,5ºC ou mais, dentre outros pontos. A circulação dos denominados Trenzinhos da Alegria segue suspensa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcos de Almeida Silva

26 de abril, 2021 | 21:38

“Olá Gema! Com certeza vc tem um poder financeiro muito bom, pois isto não é mesmo para muitos empreendedores , comerciantes, academias, entre outros. Na verdade não funcionam sacrificar pais de familias que precisam sustentar a sua casa. A verdade é conscientizar as pessoas da biossegurança ao combate a COVD - 19, fazer EXERCICIO FISICO( MUSCULAÇÃO) personalizado, pois o corpo libera várias substancia que ajuda no combate a COVID, uma delas a IRISINA., ter uma alimentação saudavel. Visto que, as maiorias que tiveram complicações ou vieram a óbitos eram sedentários, alimentação inadequada e tinha comorbidade grave OU SEJA, NÃO PRATICAVA MUSULAÇÃO. Então, fica DICA: Se quiser viver muito e com qualidade de vida, FAÇA MUSCULAÇÃO E TENHA UMA BOA ALIMENTAÇÃO ALCALINIZADA.”

João

24 de abril, 2021 | 11:07

“Uma tragédia se anuncia... O Vale do Aço será a Araraquara de MG, podem se prepar.”

Adriana Gomes

24 de abril, 2021 | 10:41

“Que Deus abençoe, essa cidade pq o povo tá nem aí só pensa em diversão e a covid rondando as portas”

Gema

23 de abril, 2021 | 22:44

“Aproveite, se você ou seu parente não morreu ainda, agora é a hora. Está tudo liberado para o cortejo até o Cemitério Nossa Senhora da Paz. Os prefeitos do Vale do Aço deveriam lutar por preservar as vidas de seus munícipes. Deveriam lutar por vacinas, independente de grupos prioritários, todos munícipes têm direto, pois infelizmente, depois dos decretos libera geral, a terceira onda irá chegar e novamente irão fechar tudo e talvez com um fechamento de verdade, um verdadeiro Lockdown, não o fechamento faz de conta que reinava na cidade. Aproveitem, pois o Cemitério Nossa Senhora da Paz as vagas nunca se esgotam, sempre tem um lugar esperando por você. A pandemia não acabou, se puder fique em casa, saia só por necessidade, sua vida vale muito.”

Envie seu Comentário