08 de março, de 2021 | 06:03

Timóteo convoca para hoje reunião de comitê gestor de crise da covid

'Que todos estejam preparados para qualquer que seja a decisão a ser tomada nos próximos dias', alerta o prefeito Douglas Willkys

Reprodução
O prefeito Douglas Willkys e o secretário de Saúde, Eduardo Morais, alertam para a gravidade da situação da covid O prefeito Douglas Willkys e o secretário de Saúde, Eduardo Morais, alertam para a gravidade da situação da covid

Em uma transmissão ao vivo, no começo da noite de domingo, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, ao lado do secretário de Saúde, Eduardo Morais, explicou que depois de algumas semanas de calmaria, a Secretaria de Saúde vem detectando um aumento considerável no número de infecções pela covid-19 nas últimas duas semanas.

Neste domingo a cidade estava sem vagas para internação nos dez leitos de UTI Covid SUS e com 60% de ocupação nos 18 leitos de enfermaria para covid-19. “Nós já estivemos na condição de receber pacientes de outros lugares e nesse fim de semana tivemos que transferir pacientes [em situação grave] para outras microrregionais de saúde.

O prefeito informou que nessa segunda-feira o comitê gestor da crise da covid-19 volta a se reunir para deliberar sobre medias emergenciais face a gravidade da pandemia e tendo em vista que o governo do Estado já deliberou sobre medidas restritivas em várias cidades e outras decidiram, por conta própria, adotar medidas rigorosas e permitir o funcionamento apenas de serviços essenciais. Uma das medidas possíveis é a suspensão da retomada das aulas presenciais.

Douglas Willkys destacou que no dia 5/3 o município registrou 351 pessoas no isolamento, a maior quantidade de pacientes com a covid este ano. O outro índice alto foi 15 dias após as festas de réveillon, no dia 15/1, quando 332 pessoas entraram no isolamento em Timóteo. “A cada período de festa, passados 15 dias, temos um aumento médio de 100 pessoas contaminadas. Isso reforça a importância do isolamento social e outras medidas preventivas”, alertou.

O prefeito acrescentou que os próximos 14 dias serão cruciais nos municípios do Vale do Aço. “Então queremos nesse momento trazer a realidade para todas as pessoas. E enquanto você está em casa, com sua família, converse com as pessoas, alerte sobre as medidas preventivas. Quem tiver que sair para trabalhar, que tomem cuidados especiais”, orientou.

Veja também:
Ipatinga começa a semana sem vagas de UTI Covid SUS



Espera na UPA

“Na última sexta-feira (5) estivemos na UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, que é referência para sete municípios. Temos na unidade onze respiradores para atender à demanda dos pacientes que apresentarem complicações da covid. Sexta-feira e sábado aumentou a procura por pacientes que fizeram teste rápido, obtiveram resultado positivo e se encaminharam para lá. Entretanto, ao darem entrada passaram pela avaliação de risco e receberam a classificação verde no protocolo de Manchester, que não é urgência. Então aumentou o tempo de espera. Todos os pacientes de maior gravidade sempre terão prioridade”, detalhou Eduardo Morais.

Já o Hospital Vital Brazil, hoje administrado pela Fundação São Francisco Xavier (HMC), possui 10 leitos de UTI Covid SUS, mais 18 leitos de enfermaria covid-19.

Eduardo informou que também funciona no bairro Olaria, no Centro de Saúde João Otávio, o Centro Covid, que assegura testagem. Eduardo Morais reconheceu que há necessidade de ampliar o horário de atendimento, mas o município esbarra em duas realidades, uma é o afastamento dos médicos que se contaminam e são afastados do trabalho e outra a falta de profissionais para contratação. “Se alguém souber de médicos que queiram trabalhar nesse momento que os encaminhem para Timóteo, pois estamos precisando”, ressaltou.

O secretário acrescentou que como medida preventiva o município vai ampliar as campanhas de conscientização das pessoas para o momento crítico. “As pessoas vão ter que entender as medidas preventivas, usem máscara, pratiquem o distanciamento social. Isso salva vidas. Precisamos entender que a responsabilidade é todos nós. Não adianta a UPA funcionar 24 horas por dia e algumas pessoas não entenderem que estamos vivendo uma pandemia. Não podemos admitir aglomerações e festas. O momento é de responsabilidade de todos”, enfatizou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Watson Cordeiro

08 de março, 2021 | 09:01

“Pagando bem? Médico só trabalha por $$$$$? e o amor a profissão? e o Juramento acadêmico? O problema do Brasil é esse! Nos EUA, os médicos de doam para ajudar, aqui tem que pagar bem!”

Rogerio

08 de março, 2021 | 06:51

“Pagando bem acha profissionais prefeito . Aguardo João Otávio aberto 24hrs.”

Envie seu Comentário