08 de março, de 2021 | 05:57

Ipatinga começa a semana sem vagas de UTI Covid SUS

Pacientes vindos de outras cidades continuam a sobrecarregar os 120 leitos destinados a pacientes da covid-19


Pela segunda semana consecutiva, Ipatinga está com ocupação total nos leitos de UTI Covid SUS e os pacientes vindos de outras cidades sobrecarregam os leitos. De um total de 45 leitos na cidade, todos estavam ocupados neste domingo e uma pessoa aguardava na fila por uma vaga com respirador. Entre os pacientes, 25 eram de Ipatinga e 21 vindos de outras cidades. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado na tarde de domingo (7).

Conforme os dados oficiais, na Enfermaria Covid-19 SUS, de um total de 75 leitos, 52 estavam ocupados (69%). Entre os hospitalizados na enfermaria, 26 eram de Ipatinga outros 26 vindos de outras cidades.

Neste domingo Ipatinga também registrou um óbito, elevando para 428 o número de vidas perdidas na pandemia. A cidade conta agora 20.490 casos positivos, dos quais, 18.876 são considerados recuperados.

No município já foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid 7.194 pessoas e outras 3.715 já receberam a segunda dose.

Origem dos pacientes

O boletim mostra que de um total de 120 leitos em Ipatinga, destinados a pacientes de covid (UTI + enfermaria), pelo SUS, 43% estão ocupados por 51 paciente de Ipatinga. Entretanto a taxa de ocupação, considerando os pacientes da microrregião de Ipatinga sobe para 74% (89 pessoas).

Ocupação de leitos em Coronel Fabriciano



Em Coronel Fabriciano, 75% dos leitos de UTI Covid SUS estavam ocupados na noite de domingo (7), conforme apurado pelo Diário do Aço junto à assessoria de comunicação do governo municipal.

"Os 75% de ocupação, referem-se a um total de 25 leitos no Hospital José Maria Morais, dos quais, 10 são de UTI Covid e 15 de suporte ventilatório. Neste caso de suporte ventilatório seriam os leitos destinados a pacientes que não necessitam ser intubados", destaca a assessoria.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carlos Alberto dos Santos

08 de março, 2021 | 12:52

“E o que diz o governador vacilão? Tá escondido?”

Jessica Aurora

08 de março, 2021 | 11:56

“Enquanto as pessoas não conscientizarem, viveremos assim, o colapso que estamos praticamente vivendo não é simplesmente culpa da gestão daquele ou do outro, a culpa é da população que não faz sua parte, é daqueles que não acreditam que o covid mata, é daqueles que aglomeram para fazer festa, a saúde pública pode ser eficaz 100%, se você não tiver uma população que respeite , que pense no coletivo, ela nunca vai suportar mesmo, dia 17/03 faz 1 exato que veio o primeiro decreto para fechar tudo, agora entra nas redes sociais e veja como as pessoas estão vivendo. Falta empatia .”

Sem Covid

08 de março, 2021 | 11:22

“Uma dúvida, que nem de longe é uma crítica ou uma ofensa.
Porque existe gente esperando vaga de UTI em Ipatinga, correndo risco de morte, se há vagas em Coronel Fabriciano?
Essa dúvida eu tenho desde o início da pandemia.
O prefeito de Fabriciano sempre disse que a cidade está preparada, tem condições, não está em crise de saúde e tals... Porém SEMPRE teve pacientes de Fabriciano nos hospitais de Ipatinga e não é a primeira vez que vejo falta de vagas aqui e sobra de vagas lá. Se pessoas são transferidas de um estado para o outro para conseguir uma vaga na UTI, porque isso não acontece no vale do aço? Há algum impedimento legal?”

Chico

08 de março, 2021 | 10:19

“Se o povo está indo pra boteco é porque pode ir ... Se não pudesse estariam fechados”

Marcelo Costa Gravessan

08 de março, 2021 | 08:19

“Muita gente citando ?cadê o hospital de campanha?, sem entender que o que falta é vaga de UTI para os casos mais graves. Ainda há vagas nas enfermarias. O que falta é UTI com respirador. Não se trata pacientes em estado grave em hospital improvisado de campanha, meu povo, pelo amor de Deus vamos deixar de ser ignorantes a esse ponto. Se querem pedir, peçam ampliação de UTIs, o que também não resolve porque credenciar UTI não é fácil e faltam médicos e equipamentos. E outra coisa, não adianta ter UTI se o povo não parar de ir para as festas, igrejas, supermercados, butecos e outras formas de aglomeração.”

Farias Maio

08 de março, 2021 | 06:27

“O povo acha que a covid já passou.
Mas os prefeitos da região mudaram o sistema de informação, hj as reportagens não são destacadas, fato este para não chamar a atenção do leitor.
Que os jornais façam uma reportagem in loco, com toda a proteção e segurança, e mostrem a situação real.
Ou será que os acompanhantes terão que filmar, e espalhar pelo WhatsApp???”

Geizy

08 de março, 2021 | 06:23

“Cadê os prefeitos dessas outras cidades que não ajuda a conseguir leitos? Pois si não fossemos obrigados a atender essas microrregiãoes a nossa taxa de ocupação estaria bem pouco mais da metade e sobraria vagas para atender a população de ipatinga.”

Envie seu Comentário