24 de janeiro, de 2021 | 10:00

Papelarias registram queda na venda de material escolar em mês atípico

Em um cenário normal, o mês de janeiro costuma ser o mais preferido das papelarias, já que é quando muitos pais de alunos aproveitam para fazer as compras de materiais escolares, antes do início das atividades letivas. Mas devido à pandemia, que causou a suspensão das aulas presenciais nas escolas, as papelarias foram impactadas significativamente com esse cenário. Em Ipatinga, a administração municipal permitiu a retomada das aulas presenciais, após a publicação do Decreto 9.572, na noite de sexta-feira (22). As condições em que isso vai ocorrer ainda será definido pelo governo. Em entrevista ao Diário do Ao, proprietários e gerentes de papelarias relataram dificuldades e apontaram suas expectativas para esse ano.
Tiago Araújo
Rafael Santana informou que há atraso considerável na entrega de material escolar pelas fábricas   Rafael Santana informou que há atraso considerável na entrega de material escolar pelas fábricas

O proprietário de uma papelaria no Centro de Ipatinga, Rafael Santana, contou que a procura por materiais escolares está muito baixa em relação aos anos anteriores, devido ao cenário de pandemia. “Até então, ainda não há uma data estipulada, na rede municipal de Ipatinga e estadual, para retomada das aulas presenciais. Creio que seja por isso que temos essa falta na procura por material escolar. Geralmente, em anos normais, no fim de dezembro e início de janeiro já começa a procura por materiais escolares. Só nesse ano tivemos uma queda de mais de 50% na venda durante este mês em relação aos anos anteriores”, destacou.

Rafael Santana também ressalta que devido à pandemia, muitas mercadorias estão em falta no mercado de papelaria. “Tem alguns itens que demoram muito para serem entregues e há material que nem tem previsão de entrega. Está um cenário bastante diferente dos outros anos. Por exemplo, fita adesiva, que chegava antes em poucos dias, agora demora quase três meses para chegar”, afirmou.

Apesar dos desafios causados pela pandemia, Rafael Santana destaca que mantém expectativas positivas para esse ano. “Na falta de procura por materiais escolares, utilizamos as mídias sociais para divulgar nossa mercadoria. Mas esperamos que a vacina contra covid-19 nos ajude a sair dessa situação. Portanto, tenho uma perspectiva melhor em relação a esse ano”, pontuou.
Arquivo pessoal
Claudineia Alves destacou que tem expectativas positivas a partir do próximo mêsClaudineia Alves destacou que tem expectativas positivas a partir do próximo mês

“Cenário atípico”
A proprietária de uma papelaria localizada no bairro Bethânia, Claudineia Alves de Oliveira, também relatou um cenário atípico neste mês de janeiro. “Houve uma diminuição significativa na procura por materiais escolares, de uns 50% em relação ao período de início de ano normal”, citou.

Aumento do preço
Claudineia Alves salientou que vários produtos do ramo da papelaria tiveram um aumento significativo no preço, em torno de 30%, devido à falta de matéria prima e de embalagem. “Apesar da pandemia, a nossa expectativa é de aumento nas vendas a partir de agora em relação aos últimos meses, com a chegada da vacina e uma possível previsão de volta às aulas para o mês de fevereiro”, disse.

Antecipação
Gerente de uma papelaria no Centro de Ipatinga, Denise de Souza, também confessa que a procura por materiais escolares é bem menor em comparação ao ano anterior. “É importante frisar que, apesar do atual cenário, é uma ótima época para antecipar as compras, evitando tumultos depois. Vamos aproveitar as lojas tranquilas, com pouco movimento e fazer as compras sem aglomerações, com todo cuidado que o momento exige”, avisou.
Arquivo pessoal
Denise de Souza ressaltou que é preciso antecipar as compras de material escolar para evitar aglomeração   Denise de Souza ressaltou que é preciso antecipar as compras de material escolar para evitar aglomeração

Cuidados
Denise de Souza ainda ressalta que estão sendo seguidos todos os protocolos de higiene e segurança, como uso de máscara, álcool em gel e o máximo de distanciamento social. “Estamos controlando o fluxo de pessoas na loja em todos os setores, tanto para nossa segurança quanto para a segurança de nossos clientes. Com todos esses cuidados, acredito que vamos vencer este vírus”, detalhou.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário