23 de janeiro, de 2021 | 08:30

Ipatinga deixa Programa Minas Consciente; decreto prevê retorno às salas de aula

Decreto foi publicado no fim de sexta-feira

Arquivo DA
Ipatinga deixa o programa Minas ConscienteIpatinga deixa o programa Minas Consciente

A administração municipal de Ipatinga publicou, por meio do decreto de número 9.572/2021, de 22 de janeiro, a desvinculação do município ao Plano Minas Consciente. Dentre outros pontos, o documento facilita ao município adoção de medidas para o retorno das aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, inclusive creches e berçários, reabertura de clubes e outras atividades.

De acordo com decreto municipal, o retorno às aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino públicos e privados também está autorizado, desde que cumpram os protocolos sanitários especificados no documento.

O calendário letivo do município prevê a abertura das escolas no dia 4 de fevereiro, com retorno dos professores em escalas de revezamento para apresentar e adaptar o formato híbrido, que promove uma conciliação entre o ensino presencial e propostas de ensino online. As aulas terão início no dia 22 de fevereiro.

O secretário de Educação, Sérgio Mendes, informou que o município está preparado para receber os alunos e que as escolas estão sendo adaptadas para retorno às aulas presenciais com total segurança. “Estamos preparando o ambiente, coletamos informações com a direção de cada escola para iniciarmos o retorno gradativo dos nossos alunos”, anunciou o secretário.

Diário oficial

Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço, o novo decreto municipal foi divulgado no diário oficial do município de Ipatinga no fim da noite de sexta-feira, mas a decisão não foi comunicada à imprensa de forma oficial. Na mesma noite, uma imagem foi veiculada em uma das mídias sociais do prefeito, Gustavo Nunes (PSL), por meio do stories (uma das formas de publicação do Instagram).

De acordo com o decreto, a desvinculação se deu pela necessidade de adoção de medidas de restrição sanitárias e ações de enfrentamento da pandemia, segundo as peculiaridades do município.

No texto, o Executivo pontua que o Plenário do Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, confirmou o entendimento de que as medidas adotadas pelo Governo Federal para o enfrentamento do novo coronavírus não afastam a competência concorrente nem a tomada de providências normativas e administrativas pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, devendo cada ente federativo legislar sobre as questões afetas a sua área de atuação.

O decreto lembra que o Supremo cassou a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), “que havia determinado a todos os municípios a adoção compulsória das medidas para combate e contenção da pandemia do novo coronavírus constantes do da Deliberação do Comitê Extraordinário n.º 17, de 22 de março de 2020 ou do programa Minas Consciente, reconhecendo, inclusive, em recente decisão, a competência própria dos municípios para dispor, em nível local, sobre o enfrentamento da pandemia.

Aponta ainda que, em face das peculiaridades locais, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica e da capacidade assistencial, dentro dos limites da autonomia territorial e administrativa, as regras para o funcionamento das atividades econômicas e prestação de serviços em âmbito municipal devem ser tratadas em normas locais, que melhor se adequem às necessidades de Ipatinga.

Deste modo, o decreto prevê a desvinculação do Plano Minas Consciente – aprovado pela Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 n.º 39, de 29 de abril de 2020, do Estado de Minas Gerais – em razão da necessidade de adoção de medidas de restrição sanitárias e ações de enfrentamento da pandemia, segundo as peculiaridades do município.

Algumas atividades de natureza econômica e de prestação de serviços, poderão funcionar até 30 de abril de 2021, em observância às medidas de proteção e restrição sanitárias. Fica autorizado o retorno das aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, inclusive creches e berçários. As aulas estão suspensas desde o mês de março, quando a pandemia da covid-19 estourou no país. De lá pra cá, as instituições passaram a atender por meio de ensino digitalizado, com aulas on-line e ferramentas do tipo.

“Revogam-se as disposições em contrário, em especial o Decreto Municipal n.º 9.419, de 1º de setembro de 2020, e o Decreto Municipal n.º 9.533, de 10 de dezembro de 2020”, aponta o decreto, em vigor desde a data de sua publicação, ou seja, dia 22.

Veja também:
Números da pandemia de covid-19 no Vale do Aço

Municípios vizinhos

Coronel Fabriciano retomou as atividades presenciais na rede de ensino desde a última semana. Já Timóteo anunciou que seguirá o mesmo caminho a partir de 22 de fevereiro.

Comitê

No dia 20, o Comitê Extraordinário Covid-19, do Estado de Minas Gerais, manteve o Vale do Aço e mais nove regiões mineiras na onda vermelha do Minas Consciente , o que estabelece medidas restritivas para o funcionamento do comércio e atividades de gerem aglomeração de pessoas, como forma de enfrentar a pandemia de covid-19.

A decisão de retomar as aulas presenciais caberia ao município, assim como o funcionamento do comércio, que está funcionando normalmente, mesmo quando classificado por onda vermelha.

Ipatinga aderiu ao Minas Consciente em setembro do ano passado. Na ocasião, o município estava classificado dentro da onda amarela. Antes de passar a obedecer tais regras, estava sob a Deliberação 17, do Comitê Extraordinário Covid-19, do estado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luana

09 de fevereiro, 2021 | 19:49

“Engraçado!! Todo mundo reclamando que é obrigado a mandar o filho pra escola que é perigoso. Mas são os mesmos que deixe o filho brincando na rua o dia todo, faz confraternização em casa e chama todo mundo como se tivéssemos de férias prolongadas, vai no shopping/barzinho/lanchonete lotados e SIM quando chega nesses lugares fica louco PRA SOLTAR O FILHO NOS ESPAÇO KIDS PRA FICAR UM MINUTO EM PAZ!!
NÃO adianta mentir pra si próprio, a vida tem que continuar a diferença que agora teremos que nos adaptar a situação. Se não essa próxima geração estará perdida !!!”

Eu

25 de janeiro, 2021 | 14:58

“Bares, shopping, igrejas, academias e etc's todos abertos, sim; de fato estão, mais vai quem quiser e assuma seus riscos. Abrindo escolas é totalmente diferente, o aluno será obrigado a frequentá-la ou seus pais (responsáveis) assumam o ônus por exemplo de seus filhos serem reprovados por frequência escolar caso deixem de ir. A ignorância humana e falta de respeito à vida das pessoas não tem fim, essa atitude do Executivo de Ipatinga na minha opinião é no mínimo irresponsável, haja a vista o crescimento da Pandemia no Município e região..”

Farias

24 de janeiro, 2021 | 08:49

“O jornalismo local deveria buscar opinião dos órgãos competentes da cidade. O que o diretor da FSFX tem a dizer sobre a liberação geral das escolas ? Caso algum profissional da escola venha a ter problemas de saúde em relação a Covid, a prefeitura será responsabilizada ? O prefeito está com muita coragem. Ele tem tanta certeza que nenhuma vida sequer será prejudicada com essa ação ? Difícil...”

Lucas Lima

24 de janeiro, 2021 | 01:04

“Mande seus filhos para escola! PARABÉNS PREFEITO! Quanto mais mortes melhor! Parece que isso que que o gestor de Ipatinga está planejando. Entenda uma coisa, SR. PREFEITO...quanto mais contato físico (pessoa-pessoa) mais infectados...mais infectados...mais pacientes graves...mais pacientes graves...mais mortes...
Espero que baixe um decreto para poder enterrar um corpo em cima do outro...pois daqui a pouco acaba o espaço no cemitério da PAZ.”

Voz da Verdade

24 de janeiro, 2021 | 00:14

“Melhor ser um bolsominio do que um Lulalunatics esquerdista... o maior ladrão que o país já teve.
Volta as aulas já eu tenho certeza que a maioria que está contra aqui está vivendo sua vida normal. Vamos parar de hipocrisia...”

Lucy

23 de janeiro, 2021 | 21:04

“Precisamos criar consciência, não adianta não voltar as salas e ficarem nas ruas,acho perigoso não mandaria um filho meu pra sala de aula,mas o manteria aos meus cuidados,Deveríamos esperar a vacina,mais vale a vida que retorna Los as escolas, Cuidado prefeito és jovem pense bem.”

Srs. Pais

23 de janeiro, 2021 | 20:54

“As pessoas querem justificar a volta as aulas comentando que o trenzinho, bares, restaurantes, shopping, academias, etc estão lotados. Só tem uma diferença. Vai lá quem quer, assumindo todos os riscos. Se meu filho não for a escola poderá ser reprovado. E se os filhos estão adoecendo porque estão em casa, precisam de hospital e os pais reverem os motivos. Pensem nisso.”

Gemavi

23 de janeiro, 2021 | 20:21

“Sair ou ficar no Minas Consciente não faz diferença, pois estavamos na Onda Vermelha e tudo aberto. A diferença é a atitude negacionista do nosso prefeito que já se mostrou um fracasso onde o resultado é de 410 mil mortes no Brasil, 15 mil em Minas Gerais e 359 em Ipatinga. Deus tenha piedade da população de Ipatinga, pois nosso prefeito além de empregar em seu secretariado pessoas de outras cidades (um verdadeiro cabide de emprego), desfazendo dos profissionais de Ipatinga, só tem olhos para o comércio.”

Rosana

23 de janeiro, 2021 | 19:31

“A prefeitura só saiu oficialmente do Minas Consciente, já que mesmo com o Vale do Aço no vermelho está tudo aberto. Ficar rodando pelo parque e nas feiras não adianta, se no comércio o que mais se vê são pessoas aglomeradas e sem máscara. Ai agora vem com volta das aulas presenciais. No meio do aumento de casos. Perguntinha: o prefeito e sua equipe vão se responsabilizar pelas famílias que forem infectadas (porque quero muito saber como vão fazer crianças manterem distanciamento social)? Ou vão jogar a responsabilidade nas costas dos funcionários das escolas? Uma vergonha...”

Alex

23 de janeiro, 2021 | 18:47

“Lockdown não funciona, se funcionasse Nova York, São Paulo, Milão estariam sãos e salvos, no entanto tem as maiores taxas de mortalidade por covid e são locais onde o lockdown foi mais severo.
Se São Paulo fosse um país, a taxa de mortalidade competiria com muitos países. As medidas sanitárias serão suficientes para o retorno das crianças às aulas.”

Christiano Andrade Carvalho

23 de janeiro, 2021 | 18:26

“Morreram mais que um Boeing inteiro de covid-19 só em ipatinga e o prefeito querendo agrada os comerciantes. Triste isto que estamos presenciando.”

Christiano Andrade Carvalho

23 de janeiro, 2021 | 18:24

“Prefeito eleito pelos comerciantes vai continuar o genocídio . Absurdo colocar a economia primeiro que vidas. economia somente existe se tiver vidas para comprar. Estamos a beira de um colapso na saúde.”

José Geraldo

23 de janeiro, 2021 | 18:06

“O moleque do prefeito só está cumprindo o comprimisso assumido.com as entidades da classe empresarial que bancaram sua campanha.”

Eduardo

23 de janeiro, 2021 | 17:11

“Pessoal quem deu poder para os prefeitos decidirem sobre o enfrentamento da covid foi o STF, tem q reclamar c eles.”

Sebastian

23 de janeiro, 2021 | 16:29

“A insanidade começou com a eleição desse bolsominion, agora é colher os frutos dessa irresponsabilidade.”

Parabéns...

23 de janeiro, 2021 | 15:20

“O povo bebendo nos bares... as mães passeando no shopping... comércio aberto... trenzinho lotado... e o povo tem a cara de pau de críticar o retorno às aulas... volta as aulas sim...”

Ferreira

23 de janeiro, 2021 | 14:52

“Eu acho um absurdo, com o aumento dos casos, das mortes, os prefeitos do Vale do Aço fazerem uma bobagem dessas, depois a responsabilidade será dos pais, professores, alunos, nunca dos políticos querendo fazer politicagem. Enquanto em outros países os estabelecimentos estão fechando aqui vira essa zona, devem estar querendo passar a ideia de que tudo está normal, afinal de contas, o carnaval tá aí né”

Jorge

23 de janeiro, 2021 | 14:30

“Prefeito de ipatinga-mg, elegemos o Sr para administrar a cidade não deixe outros administrar,retorno das aulas presenciais já,sei que meus filhos terá pelo menos um refeição garantida pois não tenho nenhuma ajuda com cesta básica da prefeitura, somente doações de outras pessoas.”

Sisi no Youtube Canal de Pobre

23 de janeiro, 2021 | 14:26

“Gente os hospitais já estão cheios não tem mais leitos tem profissionais da saúde morrendo por causa dessa doença o corona vírus eu sei que as crianças estão canssandas de ficar em casa mais é melhor preservar a vida dos nossos filhos do que perder eles para sempre só Deus para nos ajudar.”

Braga

23 de janeiro, 2021 | 13:42

“O mesmo trenzinho que a prefeitura finge não ver e não fiscaliza... Bares lotados, ta uma zona... Só num tal de conscientização que é só desculpa pra não multar comerciante irresponsável. Tem um bar que faz um pagode na rotatória do ideal que parece um fuzuê... Vergonha a prefeitura não ver, ninguém fala nada, Estado inerte e as coisas a Deus dará.. Recorrer as instâncias superiores pra ver se algo muda”

Vanderlei

23 de janeiro, 2021 | 13:36

“Respeitando opiniões de todos,mais o shopping lotado,parque Ipanema lotado, as escolinha de futebol já estão funcionando , e as aulas não pode voltar e no mínimo engraçado ,tem criança que não para em casa.”

Henrique Carlos Krusemark

23 de janeiro, 2021 | 13:26

“Irresponsabilidade, e com certeza pressão das escolas particulares. Preparem pra chorar muito pelos inúmeros que irão morrer. Desde já estou de luto.”

Antonio

23 de janeiro, 2021 | 13:14

“Parabéns Gustavo com responsabilidade precisa voltar as crianças pra escola sim”

Josimar Artuso

23 de janeiro, 2021 | 12:30

“Falta de responsabilidade deste prefeito, desde o momento que foi criticado pela equipe que montou para comandar a prefeitura, vi que não iria sair nada que presta, agora essa de reabrir escolas, mas como pais consientes que somos, não devemos mandar nossos filhos, escola vazia não funciona, meu filho não vai até tomar a vacina.”

Andresa

23 de janeiro, 2021 | 12:11

“Parabéns prefeito , temos que avançar com consciência e cuidados , sou a favor do retorno as aulas, meus filhos estão adoecendo em casa. Não justifica mais um ano em casa com tudo funcionando, não pode ir pra escola mas
O trenzinho tá lotado né!”

Joanas

23 de janeiro, 2021 | 12:01

“Votaram no prefeito bolsonarista agora o povo paga pelo erro.e so nao informar o numero de morte e infectado como quer o prefeito tampando o sol com peneira e pronto.”

Inacreditável

23 de janeiro, 2021 | 11:53

“Mais uma vez o prefeito mete os pés pelas mãos. Legislando em prol do povo. Só se for dos ricos. Gostaria de saber se o Sr. Prefeito mandará sua filha para a escola. Se nem os adultos cumprem as normas, imagine as crianças. Lamentável.”

Rodrigues

23 de janeiro, 2021 | 11:40

“Mais era isso o que o povo merece.
Primeiro votaram no miliciano tirano de Brasília, agora colocaram um igual a ele na prefeitura de Ipatinga.
Culpa do povo.”

Esterzinha

23 de janeiro, 2021 | 11:01

“Gente, como pode? Sem leitos, sem vacinas, classificada na zona vermelha e o prefeito permitindo aglomerações? Colocando em risco a vida das crianças, dos jovens, das famílias e dos professores? Sem lógica. O que podemos fazer para não permitir isso?”

Thamara Araújo

23 de janeiro, 2021 | 10:52

“Sou a favor do retorno a sala de aula , e só planejamento que dá certo”

Farias Maio

23 de janeiro, 2021 | 10:44

“A responsabilidade sempre cairá nos responsáveis das escolas, diretores, professores e pais.
Prefeito??? É politico e no minimo toma cloroquina.”

Wanderson Dalapicola

23 de janeiro, 2021 | 09:51

“Tem que retornar as aulas mesmo,tudo funcionando , igrejas, shopping,bares , parque , porque só as escolas não.”

Franklin Jose Araujo de Melo

23 de janeiro, 2021 | 09:51

“Parabéns prefeito,

Morreram só 356 pessoas na cidade, vamos liberar geral, assim podemos, quem sabe, chegar a mil.

Você se tornar responsável por essas mortes, assim como todos que votaram em você.”

Maria

23 de janeiro, 2021 | 09:12

“Já não estou entendendo mais nada, a doença tá alastrando e teremos que mandar as crianças pra escola, a responsabilidade vai ser de quem????”

Envie seu Comentário