EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

19 de janeiro, de 2021 | 16:30

Enfermeiro é o primeiro a ser vacinado em Ipatinga

Bruna Lage
Robson Neves, de 46 anos, foi o primeiro imunizado contra a covid-19 no municípioRobson Neves, de 46 anos, foi o primeiro imunizado contra a covid-19 no município

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), recebeu a imprensa na tarde de terça-feira (19) para dar início, simbolicamente, à vacinação contra a covid-19. O primeiro imunizado foi o enfermeiro Robson Neves Rodrigues, de 46 anos e que atua diretamente no combate à doença na cidade. O momento ocorreu no Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre. De forma efetiva, a imunização será iniciada nesta quarta-feira (20), para profissionais da saúde e idosos asilados.

A escolha se deu por Robson ser um dos símbolos na trajetória da luta contra a covid-19 no município, que se estende desde março do ano passado. Além de ter sido infectado pelo vírus, ele integra a equipe assistencial da covid no Hospital Municipal, desde que a brigada encarregada de trabalhar na linha de frente contra a doença foi constituída.
Robson foi um dos que atendeu ao primeiro paciente em situação de internação, e que também se recuperou da covid-19. “Estou honrado em ser essa pessoa. Nós, que estamos na linha de frente sabemos do potencial dessa doença. Graças a Deus eu tive sintomas leves, mas a covid está aí e todos devem continuar a prevenção e os cuidados. Gente, a vacinação existe há quantos anos? Sempre vacinamos, tem que vacinar contra a covid-19 também”, reforçou.

Dia histórico
Gustavo Nunes classificou o momento como histórico. “Ipatinga recebeu 4.700 doses, a maior quantidade. Quero salientar a importância da imprensa nesse momento e dizer que mesmo sendo de alívio [o momento], a guerra ainda não acabou. O vírus continua existindo, temos de continuar tomando nossos cuidados, mantendo o uso de máscara, higienizando as mãos e afins”, alertou.

O prefeito lembrou ainda do trabalho realizado pelos profissionais da saúde durante a pandemia. “Quero parabenizar o Robson pela luta incansável, que ajudou a nossa população e toda a cidade de Ipatinga”, destacou.

Imunização
Os grupos prioritários para vacinação são os profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a pandemia e idosos assistidos por instituições de longa permanência.
A estimativa da Secretaria de Saúde é que no município haja cerca de 8.400 trabalhadores na área de saúde, mais de 10.200 pessoas acima de 75 anos e 1.405 pessoas acima de 60 anos abrigadas em instituições de longa permanência ou acamadas.

Chegada dos próximos lotes
Ainda não foram informadas quantas doses o município deverá receber para a próxima etapa. No entanto, o grupo prioritário é composto por 31.587 idosos entre 60 e 74 anos.

Já na terceira etapa, pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão sistêmica grave e doença renal, entre outras, serão imunizadas. O público prioritário estimado para esta fase é de 8.495 pessoas.
Durante a quarta etapa serão imunizados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. Na sequência desses grupos, outro plano será desenvolvido pelo Governo Federal para contemplar toda a população.

Veja também:
Homem de 67 anos é o primeiro do Vale do Aço a receber a vacina contra a covid-19
Saiba quantas doses da CoronaVac cada município do Vale do Aço receberá

Bruna Lage
O enfermeiro foi vacinado nesta tarde, no Hospital MunicipalO enfermeiro foi vacinado nesta tarde, no Hospital Municipal
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário