Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de janeiro, de 2021 | 13:39

Homem de 67 anos é o primeiro do Vale do Aço a receber a vacina contra a covid-19

Tiago Araújo
Homem de 67 anos foi o primeiro cidadão do Vale do Aço a receber hoje a vacina contra a covid-19Homem de 67 anos foi o primeiro cidadão do Vale do Aço a receber hoje a vacina contra a covid-19

Um aposentado, de 67 anos, foi o primeiro cidadão de Coronel Fabriciano a receber a dose da coronavac, no Lar dos Idosos, no bairro Nazaré, em Coronel Fabriciano. O prefeito fabricianense, Marcos Vinicius, que é médico, fez questão de aplicar a primeira dose no interno do lar, Luiz Bastos.

A remessa da vacina chegou por volta das 10h, em um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar e, do Campo do Social a carga foi para a rede de frio da Gerência Regional de Saúde, em Coronel Fabriciano.

De lá, as vacinas seguem agora para os 35 municípios que compõem a regional. Para manter a temperatura, entre 2 e 8 graus, são usadas caixas de isopor.

Em Coronel Fabriciano, por decisão do prefeito, os mais idosos com comorbidades serão os primeiros da fila, "visto que os profissionais da saúde conseguiram passar bem pela pandemia até o momento", informou o governo ao Diário do Aço.

Veja também:
Saiba quantas doses da CoronaVac cada município do Vale do Aço receberá

As vacinas distribuídas hoje são as desenvolvidas no Brasil numa parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, já que o Governo Federal não conseguiu trazer da Índia as duas milhões de doses da Oxford/Astrazeneca.

Público-alvo
Em entrevista à imprensa, o prefeito Marcos Vinicius explicou que a vacinação teve início com os 26 internos do Lar dos Idosos, por serem idosos institucionalizados, que estavam há dez meses sem receber visitas, pois a maioria tem alguma comorbidade.

“Esse foi o nosso primeiro público-alvo. Já nesta quarta-feira começa a ser vacinado o segundo grupo, que são os idosos (acima de 67 anos) com comorbidades, como doença renal crônica, insuficiência cardíaca, diabetes e em tratamento de oncologia. Vale ressaltar que nenhum idoso precisa se deslocar para Unidade Básica de Saúde (UBS) para tomar vacina, só em caso de cadastro. A vacinação será feita na casa deles. Já temos todo esse público mapeado. Como não podemos obrigar ninguém, a pessoa que não quiser receber a dose do imunizante terá que assinar um termo de responsabilidade”, ressaltou.

Quantitativo

Conforme Marcos Vinicius, o município recebeu mil doses da vacina, que são suficientes para vacinar mil pessoas. “Nós optamos, tendo em vista os dados estáticos nesses dez meses, vacinar os idosos com comorbidades. Ao todo são cerca de 890 pacientes. E as doses que sobrarem vamos dar prioridade para quem está trabalhando na UTI Covid no município. Entendemos que os profissionais de saúde deveriam ser os primeiros a ser vacinados, até porque têm contato direto com o público, mas não tem como escolher qual profissional de saúde ser vacinado tendo apenas quase mil doses. Sabemos que estão expostos, mas sabemos que a imunidade deles é melhor”, salientou.

Mais vacinas

O prefeito também informou que existe uma previsão de que o Ministério da Saúde libere mais doses da vacina contra a covid-19, na primeira quinzena de fevereiro. “Eu sempre digo que quanto mais próximo de abril estivermos com as pessoas vacinadas, melhor será para nós. Temos que entender que a fase crítica da doença é o inverno, que começa em junho”, pontuou.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Robson Moreira da Silveira

19 de janeiro, 2021 | 14:06

“Estão transformando a vacina em um show político...lamentável”

Envie seu Comentário