09 de janeiro, de 2021 | 13:24
Secretaria de Estado da Saúde solicita suspensão de cirurgias eletivas no Vale do Aço
Devido a atual situação epidemiológica, a SES-MG recomendou a suspensão de cirurgias eletivas não essências em oito macrorregiões de Saúde: Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Oeste e Vale do Aço
Divulgação
São consideradas eletivas as cirurgias, os procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, ou seja, podem ser agendadas

A Secretaria de Saúde de Ipatinga, recebeu sexta-feira (8), um despacho da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) solicitando a suspensão das cirurgias eletivas no Vale do Aço.
A justificativa do órgão foi um parecer do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) que constatou a dificuldade de compra de medicamentos sedativos, anestésicos e bloqueadores neuromusculares em todo o Estado.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Janaina Passos, responsável pelo relatório técnico, afirmou que é muito importante que a orientação seja acatada pelos gestores municipais e hospitalares, uma vez que trata-se de uma das muitas ações do Governo de Minas Gerais em enfrentamento à pandemia.
O secretário de Saúde de Ipatinga, Juliano Nogueira, informou que a orientação, pautada em análise técnica pelo COES-MG, é uma medida importante neste momento de enfretamento à pandemia, e destacou que o governo municipal está tomando providencias enérgicas para conter a disseminação do vírus na cidade.
Conforme já anunciado pelo prefeito Gustavo Nunes, iniciaremos ainda em janeiro uma campanha massiva de conscientização e orientação da população, e vamos abrir em tempo recorde um Centro Provisório Emergencial de Enfretamento ao Covid para canalizar em um único local o atendimento às pessoas que tiveram contato com infectados com o novo coronavirus ou que apresentam sintomas da doença”, explicou o secretário.
O prefeito, Gustavo Nunes, destaca que a interrupção das cirurgias eletivas nesse momento, se faz necessária para evitar a maior propagação do vírus e garantir atendimento médico emergencial àqueles que mais necessitam.
A orientação é um ajuste temporário na rede de saúde, com intuito de que todos os ipatinguenses continuem assistidos com garantia de qualidade e igualdade”. O chefe do executivo informou que a suspensão não interfere nas cirurgias de urgência e emergência que chegam à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), e também os procedimentos de alta complexidade, que envolvem as cirurgias cardíacas, oncológicas e neurocirurgias.
Veja também:
Fechamento do comércio de Ipatinga é boato, afirma governo municipal
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]