05 de janeiro, de 2021 | 11:13

Gustavo Nunes assegura que comércio de Ipatinga será mantido aberto, desde que regras sejam seguidas

Bruna Lage
Gustavo Nunes ao lado do vice-prefeito, Alexsandro Espírito Santo Oliveira, em entrevista na manhã dessa terça-feira Gustavo Nunes ao lado do vice-prefeito, Alexsandro Espírito Santo Oliveira, em entrevista na manhã dessa terça-feira

O comércio de Ipatinga será mantido aberto. A afirmação é do prefeito, Gustavo Nunes (PSL), que acrescentou uma condicionante: todos deverão se portar de forma responsável, consciente e com os devidos cuidados. O chefe do Executivo concedeu entrevista à imprensa na manhã de terça-feira (5), quando falou sobre suas primeiras ações e apresentou os secretários titulares e adjuntos. Na oportunidade, o titular da pasta de Saúde, Juliano Nogueira Morais, falou sobre a intenção de aquisição de vacinas contra a covid-19. Antes de iniciar sua explanação, Nunes pediu ao vice-prefeito, Alexsandro Espírito Santo Oliveira, que fizesse uma oração.

Juliano Morais destacou que um levantamento está sendo realizado. “Não sei se o que existe é uma intenção de compra ou só uma intenção de participar na verificação das melhores ações. O que nós vamos fazer é seguir as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem pessoal técnico qualificado para fazer essa orientação. Vamos procurar saber quais são para seguir”, ponderou.

No governo anterior, foi informado que Ipatinga enviou, no mês de dezembro, ao Instituto Butantan, um termo de intenção para aquisição de 400 mil doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac Biotech e produzida pelo instituto paulistano. O governo local destacou, à época, que a expectativa é de que o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, possa atender toda a população ipatinguense o mais rapidamente possível com a vacinação contra a covid-19. No entanto, o Executivo, se prevenindo contra um eventual atraso no plano nacional, enviou ao Butantan um termo de intenção para aquisição de vacinas produzidas pelo instituto.

Comércio
O prefeito Gustavo Nunes lembro que existe um ponto crítico na cidade de Ipatinga, assim como no estado de Minas Gerais, no Brasil e no mundo, que é a covid-19. “Logo após a minha posse, eu havia informado e mantenho o meu posicionamento de não fechamento do comércio. Porém, muita atenção nessa parte, de forma responsável, consciente e com os devidos cuidados. Sabemos que existem empresas de todos os ramos que estão seguindo à risca as recomendações contra o coronavírus, mas sabemos que algumas não estão, e colocam em risco a cidade e a vida das pessoas. Portanto, vai haver fiscalização, faremos um trabalho de conscientização de todos esses empreendedores e de toda a população de Ipatinga”, adiantou.

Haverá orientação sobre as normas e se os casos de desobediência forem reincidentes, as medidas necessárias serão tomadas para que aquela pessoa ou empresa se regularize e passe a seguir as normas recomendadas. “Não justifica termos quem siga as norma e outras não. Isso e injusto. Vamos ter essa fiscalização, mas antes vamos fazer um trabalho de conscientização e só assim, com essa conscientização e com esse trabalho, tirar Ipatinga da zona vermelha, para chegar a amarela e verde (do programa Minas Consciente), para então conseguir fazer com que nosso projeto do retorno das aulas seja concretizado. Neste sentido, precisamos da colaboração de todos”, pediu.

IPTU
O chefe do Executivo ipatinguense relatou que no mês de dezembro, foi aprovado na Câmara o Projeto de Lei 101/2020, que aperfeiçoava e tornava “mais justa” a cobrança de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), na cidade de Ipatinga. “Que é uma das maiores reclamações de toda a nossa população. Esse projeto foi discutido, votado e aprovado, seguiu para sanção, mas o antigo prefeito não sancionou e nem vetou. Sendo assim, o ano acabou, viramos para 2021 e agora eu vou fazer a sanção para regularizar e tornar mais justa essa cobrança, porém, por uma questão técnica de anterioridade da lei, será valido apenas para o ano de 2022, porque assim determina a legislação federal”, salientou.

Veja também:
Sérgio Mendes é confirmado como secretário de Educação de Ipatinga. Veja outros nomes confirmados
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pagando Pra Ver

06 de janeiro, 2021 | 10:42

“Nada mais coerente o prefeito não fechar o comércio, pois ele mesmo participou de várias manifestações pela sua abertura, por isso ganhou o apoio dos comerciantes.”

Falou Tá Falado

05 de janeiro, 2021 | 19:51

“Concordo com o seu comentário Fabiano. Esses veículos devem ser conferidos pois deve rolar dinheiro a mais nisso aí e também esses guardinhas não tão com nada. Num serve nem pra atuar veículos estacionados em local proibido”

Anônimo

05 de janeiro, 2021 | 16:18

“Espero que tenha comprometimento e compromisso com os Servidores Públicos, pois entra Prefeito e sai Prefeito, as férias não pagas pela Chica Ferramenta (hoje infelizmente Vereadora) continuam sem serem quitadas pelo Executivo. Lembrando que há alguns anos, desde o des-governo da Dona Cecília, as férias não têm sido pagas no gozo das mesmas, sempre com atraso.”

Fabiano Castro

05 de janeiro, 2021 | 15:11

“Bom conferir estes veículos da ´´guarda municipal`` também, camionete nova rodando pra cima e pra baixo só no ar condicionado, e não vemos trabalho desta turma. Pois colocar cone em avenida em obra não precisa de ´´guarda``,.”

Envie seu Comentário