20 de novembro, de 2020 | 06:10

Somente serviços essenciais funcionarão em Governador Valadares a partir de sábado

Diário do Rio Doce
Com regressão a onda vermelha do Minas Conscientes somente serviços considerados essenciais, como supermercados, padarias e construção civil poderão funcionar Com regressão a onda vermelha do Minas Conscientes somente serviços considerados essenciais, como supermercados, padarias e construção civil poderão funcionar

Com a regressão de Governador Valadares para a onda vermelha do programa Minas Consciente de enfrentamento da pandemia de covid-19, somente serviços essenciais poderão funcionar a partir de sábado (21).

Além da maior cidade do Leste de Minas, dezenas de outros municípios da regiçai Leste foram atingidos e terão que adotar es mesmas medidas, fechar o comércio classificado não essencial, pelo Decreto Federal 10.282/2020.

A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, em Belo Horizonte, na quarta-feira(18). A onda vermelha é a classificação mais restritiva do Minas Consciente.

O aumento de 11% na incidência de contaminação pelo coronavírus em um período de 14 dias, é um dos fatores determinantes para decretar as medidas restritivas.

O Vale do Aço permanece na Onda Amarela, que no nomento permite o pleno funcionamento do comércio, mas impede a realização de eventos.

Veja também:
Registrados mais quatro óbitos por covid-19 no Vale do Aço

Fatores: índices de transmissão, incidência e ocupação dos leitos

Secretário estadual de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, explicou que a decisão de regredir as quatro regiões para a onda vermelha, entre elas a de Valadares, foi tomada após a constatação da piora nos índices de transmissão, incidência e ocupação dos leitos em algumas localidades.

“O que nós avaliamos foi o aumento da incidência da quantidade de casos em algumas regiões, o que provocou a regressão de algumas regiões das ondas em que elas estavam. Mas isso não é motivo para acharmos que está tendo uma nova onda no estado”, declarou o secretário.

Carlos Amaral lembrou ainda a importância de a população manter os cuidados para evitar a transmissão da doença. “É fundamental que os mineiros participem das ações de controle, com o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social”, finalizou.

Valadares aderiu ao Minas Consciente em 1º de agosto, atendendo a uma determinação judicial. À época, o município foi enquadrado na onda vermelha. Desde que evoluiu para a onda amarela, é a primeira vez que a cidade retorna para a classificação mais restritiva do plano estadual de enfrentamento ao coronavírus.

O que pode funcionar com a onda vermelha?

Somente poderão abrir as portas os estabelecimentos que prestam serviços que o governo estadual classifica como essenciais: supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência; bares (somente para delivery ou retirada no balcão); açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros; serviços de ambulantes de alimentação; farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop; bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito; vigilância e segurança privada; serviços de reparo e manutenção; lojas de informática e aparelhos de comunicação; hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões; construção civil e obras de infraestrutura; comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Arthur

20 de novembro, 2020 | 19:25

“Alguém ainda acredita que o confinamento obrigatório funciona no Brasil???”

Zoio de Zoiar

20 de novembro, 2020 | 14:43

“População precisa acordar e tomar conta do que é nosso por direito. Ficamos reféns dos políticos aterrorizando a população por causa do vírus e implementando o fique em casa. Chegado as eleições o vírus sumiu e até os candidatos que defendiam o fique em casa foram para as ruas, abraçaram, abusaram dos cumprimentos e até andaram sem mascaras. Agora passado o pleito eleitoral, prendem e amedrontam a população. Tem que por as ponta pés esses canalhas para fora. Ou nos insubordinamos ou pagaremos o preço de ficar dando boa vida a classe politica.”

Envie seu Comentário