19 de novembro, de 2020 | 15:45

Conheça os alimentos que ajudam no combate de crises alérgicas

Alergia é algo mais comum do que se imagina. Seja ela alimentar ou de origem respiratória por conta da poeira, praticamente todo mundo já sofreu com uma crise na vida. O que talvez você não saiba é que os alimentos chamados antialérgicos podem ajudar a combater pequenas reações se incluídos na dieta do dia a dia.

Por conta de suas propriedades, a escolha certa de alguns alimentos pode ajudar o organismo no processo inflamatório, reduzir as crises e auxiliar para a estabilização em casos de reação. Se você sofre com alergias, conheça o poder dos seguintes alimentos:

Mel - Com apenas uma colher de mel por dia você já conta com os benefícios desse alimento. Ele é anti-inflamatório, bactericida e fungicida. Além do mais, o mel cria uma espécie de resistência contra alergias por conter partículas de pólen. Por esse motivo seu consumo estimula o organismo a produzir defesa natural contra a reação alérgica.

Alho - Esse tempero natural é excelente para fortalecer a imunidade. Ele é anti-inflamatório e ajuda na eliminação de toxinas. Ainda, segundo informações contidas no site oficial da marca de suplementos Sundt, o alho é rico em quercetina. Essa substância é anti-histamínica, ou seja, um antialérgico natural para auxiliar em casos de reação. A cebola também possui quercetina. Por fim, esse alimento ainda contém alicina, que funciona como expectorante e descongestionante.

Brócolis - Esse vegetal é rico em ácido fólico e vitamina C. Por esse motivo ele tem ação antioxidante. Seu consumo é especialmente indicado em casos de reação alérgica respiratória, como rinite. Outros vegetais de cor verde escura, como a couve, também têm essas propriedades.

Batata - Rica em magnésio, potássio, vitamina B6 e beta-caroteno, a batata é antioxidante. Além disso, a vitamina C presente nela também contribui no controle da histamina e melhora a imunidade.

Salsa - A salsinha é muito usada para temperar diversos alimentos. Ela elimina a histamina e ajuda no controle de reações. Ainda, essa folhinha é antibacteriana e rica em vitamina C.

Maçã - Assim como o alho e a cebola, a maçã possui quercetina, isso faz com que ela ajuda a evitar inflamações no organismo. Inclua uma maçã por dia na sua dieta e ainda conte com os seguintes benefícios: liberação de toxinas do organismo e melhora do sistema imunológico.

Gengibre - Excelente em casos de alergia respiratória, o gengibre é um descongestionante. Além do mais, ele ainda é anti-inflamatório e expectorante. Por ser antimicrobiano e antioxidante é um dos alimentos que melhora a imunidade.

Os alimentos não substituem o medicamento, eles atuam como complemento e ação preventiva. De qualquer modo, é importante ressaltar que algumas crises alérgicas podem colocar em risco a vida do alérgico, portanto, caso ocorra, sempre procure um médico.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário