30 de setembro, de 2020 | 10:43

Morre o presidente da AAPI Elias Caetano

Divulgação AAPI
Elias Caetano Ferreira Elias Caetano Ferreira

Depois de passar 43 dias hospitalizado na UTI da unidade II do Hospital Márcio Cunha, o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), Elias Caetano Ferreira, de 72 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (30), vítima das complicações após contrair a covid-19. O velório será realizado nesta quinta-feira (1), das 11h30 às 14h30, no Funeral Hall, na avenida Zita de Oliveira, 190, no Novo Centro, em Ipatinga. O enterro será às 15h, no cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II. Elias deixa esposa, cinco filhos e cinco netos.

O dirigente foi contaminado com o novo coronavírus e, há 54 dias, lutava contra os efeitos da covid-19. Chegou a se recuperar da doença, mas foi acometido pelas sequelas. Foi hospitalizado, mas não resistiu e morreu na manhã de quarta-feira, conforme a Assessoria de Comunicação da AAPI.

Elias Caetano Ferreira faria 73 anos no mês de dezembro. Ele era natural de Itarana, no Espírito Santo, trabalhou na Usiminas e foi eleito presidente da AAPI em março de 2018. Antes, ele tinha sido vice-presidente no mandato do presidente Edízio Simplício Netto, que veio a óbito em agosto de 2018, conforme divulgado pelo Diário do Aço. Antes de ser internado, o nome de Elias Caetano era cogitado por lideranças partidárias para disputar as eleições majoritárias de Ipatinga deste ano, pelo PSDB.

Internação

Em nota oficial, a assessoria da AAPI informou que Elias Caetano estava internado desde dia 7 de agosto no Hospital Márcio Cunha em tratamento devido a complicações causadas pela covid-19. "Embora houvesse se recuperado da covid, Elias teve que ser levado à UTI do Hospital Márcio Cunha para tratamento de doenças cardiovasculares. No ano passado ele já havia sido submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio (ponte de safena) e ainda seguia em observação médica", informou a nota.

Currículo

Elias Caetano Ferreira foi admitido na Usiminas no ULAC, Departamento de Laminação, passou pelo cargo de líder de grupo e aposentou em 1993 como supervisor. Na AAPI ocupou os cargos de diretor de Assistência Social, diretor de Comunicação Social, vice-presidente na gestão de Edízio Simplício Netto e eleito presidente em março de 2018 para a gestão 2018/2022.

Foi o idealizador de diversos projetos que marcaram uma nova época à frente da instituição, entre eles, a criação de uma nova categoria de associados incorporada no quadro da AAPI como Associado Premium, criação dos Núcleos de Atendimento Descentralizados, além de obras importantes nas áreas de saúde, turismo, entre outras. Na Federação dos Aposentados de Minas Gerais (FAP), ocupava a cadeira de vice-presidente.

Usiminas lamenta a morte do presidente da AAPI

A Usiminas prestou sua homenagem, por meio de nota, a Elias Caetano. “Elias trabalhou na Usiminas por 23 anos, no então Departamento de Laminações, onde se aposentou como supervisor e contribuiu com o desenvolvimento da siderurgia. Desde 2018, estava à frente dessa associação que também faz parte da história da Usiminas e da região do Vale do Aço. Reconhecemos aqui o importante trabalho realizado durante sua trajetória na Usiminas e à frente da AAPI. À família e amigos, nossa solidariedade e os mais sinceros sentimentos de toda equipe Usiminas”.

Administração de Fabriciano presta condolências

A administração municipal de Coronel Fabriciano manifestou, por meio de nota, o pesar pelo falecimento do presidente da AAPI. “Elias prestou importantes serviços à comunidade e será para sempre lembrado. Nossa solidariedade aos familiares e amigos neste momento de despedida”.

Aciapi e CDL de Ipatinga se solidarizam com a morte de Elias Caetano

A Aciapi e a CDL de Ipatinga se solidarizam com familiares, equipe de funcionários e amigos de Elias Caetano. Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, Elias Caetano sempre foi um grande amigo e parceiro das entidades empresariais. “Ele era uma pessoa visionária. Um grande gestor, que ao longo do seu tempo como presidente da AAPI revolucionou a associação. Uma entidade modelo, que a Aciapi e a CDL têm como referência. Enfim, Elias Caetano será sempre lembrado por todos nós com muito carinho e admiração. Sentiremos muito a sua falta”, disse.

O presidente interino da CDL de Ipatinga, Alberto Múcio de Almeida Murta, também lamentou profundamente o falecimento de Elias Caetano. “Ele foi um profissional exemplar e uma pessoa muito querida. Deixou um legado de orgulho para todos nós. Jamais nos esqueceremos de tudo que fez ao longo desses anos. Por isso, manifestamos o mais profundo sentimento de solidariedade aos familiares e amigos de Elias, e que ele possa descansar em paz”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Altair Jose de Sousa

30 de setembro, 2020 | 16:57

“triste noticia para nossa cidade.homen de bem, que em todo momento queria sempre ajudar , sentimentos a familia e amigos da AAPI.”

Ozias de Paula

30 de setembro, 2020 | 16:38

“Expressamos nossas condolências e nossa solidariedade à família e a AAPI pela dolorosa perda de seu presidente. Elias Caetano deixa um grande legado de humildade e humanidade. Deus console a todos!”

Amado Junior

30 de setembro, 2020 | 16:01

“Perdi um amigo de vdd, Ipatinga perdeu um pessoa do bem que trabalhava em prol de muitos. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que o Senhor venha a confortar os corações”

Marcelão Alves

30 de setembro, 2020 | 15:57

“2020 NÃO ESTA FACIL NÃO. MEUS SENTIMENTOS A FAMILIA.”

Jose Miranda Neto

30 de setembro, 2020 | 15:10

“Morre um amigo um companheiro de trabalho na Usiminas, que Deus conforte o coração de toda família.”

Professor Samuel Paz

30 de setembro, 2020 | 14:51

“Perdemos mais que um grande amigo. Elias era um grande empreendedor e estadista. Vai deixar muita saudade. Que Deus conforte os familiares e amigos.”

Vulmar

30 de setembro, 2020 | 14:41

“Trabalhamos no mesmo departamento na usina, por muitos anos... grande perda. Deus conforte seus familiares e lhe dê um ótimo lugar!”

Humberto Lopes

30 de setembro, 2020 | 13:21

“O Vale do Aço está de luto por essa perda irreparável. Minhas condolências aos familiares e amigos.”

Que Deus o Tenha no Lugar Que Ele Merece...

30 de setembro, 2020 | 13:19

“Morre um amigo. Que o Sr. Deus conforte a família.”

Jane

30 de setembro, 2020 | 13:15

“Uma triste notícia para o município. Muito atuante e seria um possível candidato a prefeito. Uma pena!”

Vanderlir Gonçalves de Oliveira

30 de setembro, 2020 | 11:05

“venho atraves deste solidarizar”

Envie seu Comentário