31 de agosto, de 2018 | 17:54

Morre Edízio Simplício, vice-presidente da AAPI

O superintendente do Hospital Márcio Cunha (HMC), Mauro Oscar, foi o responsável pelo atestado de óbito, que foi registrado às 16h45

Wôlmer Ezequiel
Edízio Simplício, que tinha 83 anos, deixou esposa e cinco filhos Edízio Simplício, que tinha 83 anos, deixou esposa e cinco filhos

Faleceu nesta sexta-feira (31) o atual vice-presidente e ex-presidente da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), Edízio Simplício Netto. Simplício, que tinha 83 anos, estava internado no Hospital Márcio Cunha em virtude de uma leishmaniose, que provocou complicações no funcionamento de seus órgãos vitais.

De acordo com o presidente da AAPI, Elias Caetano, Edízio passou por uma cirurgia na última quinta-feira (30) para a retirada de um cisto próximo ao rim. “Após a cirurgia, ele piorou e respirava com a ajuda de aparelhos, que foram desligados nesta sexta-feira após a confirmação da ausência de batimentos cardíacos”, informou.

O superintendente do Hospital Márcio Cunha (HMC), Mauro Oscar, foi o responsável pelo atestado de óbito, que foi registrado às 16h45.

Edízio deixou a esposa Filomena Cavalaro e cinco filhos (um homem e quatro mulheres). Até o fechamento desta edição, não havia sido confirmado o local do velório e o horário do sepultamento.

Histórico
Edízio Simplício Netto nasceu em Vitória (ES). Ele tinha ampla experiência nas áreas siderúrgica, administrativa e financeira. Formou-se na Escola Técnica Federal de Vitória. Atuou nas empresas Técnica de Engenharia Nacional (Tenenge), Aços Especiais Itabira (Acesita), Montagens Industrial Ltda (Monag), NOVACAP (obras de construção de Brasília) e finalmente na Usiminas.

Depois que veio residir em Ipatinga, Simplício ingressou na Usiminas, onde foi de supervisor de Laminação a supervisor de inspeção e programação mecânica. Depois de se aposentar foi convidado para atuar na Siderbras entre os anos 1987 e 1990 na função de assistente técnico de siderurgia.

Foi no início da década de 1990 que o ex-presidente da AAPI passou a exercer suas atividades voluntárias na entidade. Teve papel importante na implantação das áreas de saúde e assistência social, então como diretor executivo (1994). No ano de 2012 deixou a diretoria financeira da entidade para ocupar a vice-presidência, gestão 2012-2015.

Em abril de 2015, Simplício entrou de vez para a história da AAPI após uma inédita adesão dos associados nas eleições diretas. Foi eleito ao cargo de Presidente com 80% dos votos válidos. Já em março deste ano, Simplício Netto foi eleito vice-presidente, cargo que ocupava desde então.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário