24 de setembro, de 2020 | 15:22

Equipe da 5ª Brave de GV auxilia no combate a incêndios no Pantanal

Policiais militares integram força-tarefa formada por PMs de todo o Brasil

Divulgação
PMs DA 5ª BRAVE compõe tripulação do Pégasus 10 no PantanalPMs DA 5ª BRAVE compõe tripulação do Pégasus 10 no Pantanal

A 5ª Base Regional de Aviação do Estado (Brave), com sede em Governador Valadares, foi empenhada para compor a equipe de Polícias Militares do Comando de Aviação do Estado (Comave) que foi deslocada para o Mato Grosso do Sul a fim de apoiar as operações de combate a incêndio florestal no Pantanal.

Os valadarenses, capitão Gustavo Coelho Vaz, piloto de helicóptero e o cabo João Pedro da Silva, técnico de apoio de solo, ambos da 5ª Brave, irão permanecer na força-tarefa durante os próximos 15 dias, com o restante da equipe a bordo do Helicóptero PP-EJM, Pégasus 10.

A aeronave, modelo Airbus AS350 B2, esquilo, o mesmo existente em Governador Valadares, é equipamento importante neste tipo de operação, possibilitando apoio em deslocamentos dos brigadistas, traslado de equipamentos, ferramentas e alimentação para tropa, além de conseguir lançar cargas de até 540 litros de água sobre o fogo.

Pior série de incêndios no Pantanal

O Pantanal já vive seu pior ano da série histórica em número de focos de incêndio. São 15.894 registrados até o último dia 18, maior que o acumulado de todos os anos anteriores a partir de 1998. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com base nos números do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o fogo já consumiu 2,916 milhões de hectares do Pantanal este ano. A área devastada é maior que o estado do Sergipe. Do total queimado no Pantanal, 1,165 milhão foi em solo sul-mato-grossense.

Já publicado:
Expedicionários de Ipatinga vão para o Pantanal ajudar a salvar animais


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário