Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de setembro, de 2020 | 09:00

Expedicionários de Ipatinga vão para o Pantanal ajudar a salvar animais

João Paulo Guimarães/Repórter Brasil
Jaguatirica morta em área atingida por incêndios na região de Poconé, Mato GrossoJaguatirica morta em área atingida por incêndios na região de Poconé, Mato Grosso

Um grupo de seis pessoas parte nessa sexta-feira (25) para o Pantanal, com a missão de ajudar a salvar animais prejudicados com a sequência de queimadas que atingem áreas verdes naquela região, entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que entre janeiro e agosto de 2020 mais de 12% do Pantanal foram consumidos por incêndios, produzidos geralmente por queimadas que saíram do controle e agravadas pela pior seca em quase meio século.

Locais que são considerados verdadeiros santuários de espécies como a onça pintada, entre muitas outras, ou foram devastadas pelas chamas ou estão sob risco iminente de virarem cinzas. Além das equipes que fazem o combate às chamas, há demanda para equipes multidisciplinares para socorrer os bichos que conseguiram escapar do fogo, mas estão com queimaduras.

Um dos organizadores do trabalho, o documentarista de natureza Fernando Lara, do grupo Rotas Verdes Brasil, explica em entrevista ao Diário do Aço que a equipe sairá de Ipatinga em dois veículos 4x4 e poderá levar alimentos e medicamentos, além de oferecer suporte a equipes que fazem o combate direto ao fogo, levando alimentos e água aos brigadistas. “Temos experiência em incursões na selva, já contamos com inúmeros trabalhos feitos no Pantanal e decidimos nos unir para levar essa ajuda à natureza. O desafio é grande porque, além dos bichos, os humanos também precisam de ajuda em diversas comunidades. O fato de conhecermos a região também facilitará o acesso a quem precisar de ajuda”, enfatiza.

Para financiar a expedição, Fernando Lara conta que o grupo procurou doações no Vale do Aço e também disponibilizou uma “vaquinha” na internet para receber recursos de pessoas interessadas em fazer repasses financeiros. Quem quiser ajudar pode acessar o link http://vaka.me/1391054 para fazer uma doação. As doações também podem ser entregues de forma presencial na rua Malva, 274, bairro Bom Jardim, em Ipatinga.

Alguns medicamentos veterinários e para humanos serão levados do Vale do Aço. Já os alimentos serão retirados em centrais de abastecimento nos locais para a onde a equipe for deslocada. Quando chegar ao Pantanal, os expedicionários serão destinados para áreas onde houve maior demanda de atuação.

Divulgação
Equipes sairão de Ipatinga em dois veículos 4X4 já adaptados para expedições fora de estrada Equipes sairão de Ipatinga em dois veículos 4X4 já adaptados para expedições fora de estrada
Devastação

O Pantanal, considerado a maior planície alagável da Terra, entrou em colapso ambiental com as queimadas e os efeitos dos incêndios em sua área, que são considerados irreversíveis por alguns cientistas, comprometendo de maneira severa os recursos hídricos, a fauna e a flora do bioma numa escala nunca vista nas últimas décadas.

Essa semana a revista Repórter Brasil publicou que parte do fogo que devasta a vegetação teve origem em fazendas de pecuaristas ligados a um dos maiores produtores de soja do mundo, fornecedores de gigantes multinacionais como JBS, Marfrig e Minerva.

O levantamento da Repórter Brasil se baseou em estudo da ONG Instituto Centro de Vida, que identificou que as queimadas no Mato Grosso começaram em cinco propriedades, a partir da análise cruzada dos focos de calor do Inpe, imagens dos satélites Sentinel-2 e Planet e mapeamento das áreas atingidas por incêndios da Nasa.

O estudo do ICV analisou os focos de incêndio no Mato Grosso entre 1º de julho e 17 de agosto, mas ressalta que a primeira queimada na região começou em 11 de julho e também apontou a geolocalização das fazendas de onde partiu o fogo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcos Guimarães

24 de setembro, 2020 | 20:09

“Engraçado como tem gente imbecil que vê o Presidente apenas como tábua de tiro ao alvo.
Ele tem Ministros!
O Mato Grosso tem Governador e o Poder Executivo não pode meter o pé na porta e desautorizar um Governo Democraticamente eleito,isto seria Intervenção Federal.
Mas se você parar de assistir o canal do lixo,vai ver que existem Forças Federais, solicitado pelo Governador do Estado, atuando. Vamos nos preocupar com nosso Parque Estadual????
Nele também têm bioma ameaçado de extinção e direto é alvo de queimadas.
Onde estão as Aeronaves para extinção dos incêndios?”

Leo

24 de setembro, 2020 | 19:09

“Perigoso meu amigo Fernando chegar lá e o bolsonaro falar que eles que tacaram fogo no pantanal. Ele adora culpar justamente os que querem defender a natureza.”

Bolsonaro

24 de setembro, 2020 | 14:39

“bolsonaro é simplesmente mais um que não está nem aí pro Brasil.
ou seja igual aos outros que tiveram o mesmo poder após democracia.”

Gildázio Garcia Vitor

24 de setembro, 2020 | 11:36

“Parabéns a todos os Expedicionários por esta belíssima iniciativa. Boa viagem, muito trabalho e sucesso na empreitada.”

Jaime

24 de setembro, 2020 | 10:26

“O bosonario disse que so tem alguns focos de incendio no pantanal sera porque ta morrendo tanto animais no pantanal?”

Envie seu Comentário