EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

10 de setembro, de 2020 | 14:51

Fundação São Francisco Xavier será a nova administradora do Hospital Vital Brazil

Reprodução de vídeo
Anúncio foi feito em transmissão ao vivo, no começo da tarde Anúncio foi feito em transmissão ao vivo, no começo da tarde

O Hospital e Maternidade Vital Brazil não irá fechar as portas e, por força de um contrato emergencial de seis meses, será gerido pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX). A informação foi confirmada na tarde de quinta-feira (10), em transmissão ao vivo feita pelo prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, que estava acompanhado de dirigentes da FSFX, dentre eles, o médico Mauro Oscar Lima, diretor da rede de hospitais gerenciados pela fundação.

A informação foi oficializada hoje, em anúncio realizado pelo Secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Amaral, no início da tarde desta quinta-feira (10/9) quando foi definida a nova mantenedora do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB). A Fundação São Francisco Xavier assume a gestão da unidade hospitalar de Timóteo por meio de um contrato emergencial, inicialmente de seis meses.

“A Fundação tem um histórico marcante de constante evolução e, ao longo desses 50 anos em parceria com a nossa Instituidora, a Usiminas, mantemos o compromisso de garantir serviços de saúde e educação de qualidade. Vamos garantir um atendimento integrando o sistema de saúde de Timóteo com Ipatinga e melhorando a qualidade assistencial na região”, afirma o Diretor-Presidente da Fundação, Salvador Prado Júnior.

O anúncio era aguardado com expectativa, já que nesta quinta-feira (10) se encerrou o contrato de comodato de imóvel da Aperam com a Sociedade Beneficente São Camilo, que nesse mesmo dia retirou a placa com seu nome na fachada do hospital. Além disso, a instituição já havia anunciado em janeiro deste ano que não iria renovar o contrato com a companhia siderúrgica. Diante desse cenário, caso não houvesse definição de uma nova mantenedora, o hospital teria que fechar as portas, o que não vai mais ocorrer após o anúncio da FSFX como nova gestora, que terá contrato emergencial com validade até o dia 31 de dezembro deste ano.

Transição

Conforme uma fonte ouvida pelo jornal, a fundação pediu prazo inicial de quatro dias para cuidar da transição, o que envolve ativos, funcionários do hospital, sequência de atendimento a pacientes internados e entre outras questões. O município de Timóteo também deverá assegurar recursos para que o hospital tenha sequência no funcionamento, até que haja a transição definitiva.

Qualidade e eficiência

Conforme o prefeito Douglas Willkys, a partir de agora a FSFX vai poder exercer suas atividades no Hospital Vital Brazil com a mesma qualidade e eficiência que já executa no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. “Essa foi uma solução trabalhada em conjunto ao governo do Estado. É importante destacar o cuidado que o governador e secretário estadual de Saúde tiveram na busca da solução do nosso problema. Além disso, nós entendemos que daqui para frente a administração municipal deve focar seus esforços em continuar prestando toda assistência aos moradores nesse momento de pandemia, e cada vez mais fortalecer a estrutura de saúde da nossa cidade. Já temos a UPA de Timóteo como estrutura consolidada, porém Timóteo precisa e faz questão de manter o hospital com atendimento público para oferecer ainda mais tranquilidade à população”, afirmou.

Vitória

Para o deputado estadual, Celinho do Sinttrocel, que acompanhou a negociação envolvendo o Hospital Vital Brazil, o anúncio da FSFX como nova gestora foi uma vitória. “Essa definição foi muito importante para toda população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) na microrregião de Coronel Fabriciano. Nós estávamos muito preocupados da população ficar sem atendimento médico, mas essa nova decisão foi muito vitoriosa. A FSFX é referência na prestação de saúde no Brasil e tem atendimento de alta e média complexidade. Isso vai melhorar o atendimento no Vital Brazil”, pontuou.

Celinho do Sinttrocel também ressaltou que o contrato emergencial com a FSFX é até o dia 31 de dezembro de 2020, mas ele espera que o contrato possa se tornar efetivo. “Nosso mandato teve intervenções constantes ao longo desse caso, desde a decisão do juiz que impediu o Hospital Vera Cruz de assumir a gestão do hospital, quando começou esse imbróglio. Outra situação que nos acalma agora é que a FSFX poderá agora aproveitar o quadro de funcionários da São Camilo. Portanto, fechamos com chave de ouro toda essa situação”, salientou.


Já publicado:
Solução para impasse do Hospital Vital Brazil deverá ser resolvida por via judicial
Caberá ao Governo do Estado de Minas Gerais anunciar solução para hospital em Timóteo
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Iascara

11 de setembro, 2020 | 18:54

“E saber se vai aceitar os plano de saúde que aceitava antes”

Henrique

11 de setembro, 2020 | 15:23

“"Vamos ver ser esse monopólio será bom para a população"
E porque o município não assumiu conforme liminar? Mais jogo sujo politico.”

Edvaldo

11 de setembro, 2020 | 09:53

“É gratificante quando vemos a preocupação e empenho do prefeito Douglas em resolver uma questão tão importante para nossa cidade e região, este acordo com a fsfx pra nós foi o melhor, pois já são excelência em atendimento em Ipatinga e agora só temos a ganhar, parabéns ao nosso prefeito aos deputados e Ercílio , governador e todos que juntos trabalharam para o bem do nosso povo.”

Pronto Falei

11 de setembro, 2020 | 08:15

“Poiticagem pura a saúde de Timóteo tá péssima no UPA aquele monte de mulheres atoa o Prefeito tinha q cuidar mais da cidade”

Rogério Sampaio

10 de setembro, 2020 | 18:53

“" Parabéns a todos os moradores de Timóteo "
Na nossa região temos produtos de EXELÊNCIA , que novamente é demonstrado e devemos valorizar, e aproveito para parabenizar toda a equipe do HMC , principalmente na pessoa do Dr. Mauro Oscar.
Desejo sucesso a todos..
Abrs
Rogério”

Wescley Lisboa

10 de setembro, 2020 | 17:00

“Enquanto uns torcem contra, até mesmo dentro do Hospital, a administração trabalhou de forma eficaz. Parabéns Douglas e Vespa! Meu Voto é de vcs!”

Eduardo

10 de setembro, 2020 | 15:40

“Parabéns a população de Timóteo q só tem a ganhar c essa nova administração”

Envie seu Comentário