Nova fase de flexibilização reabre Parque Ipanema e clubes de lazer em Ipatinga

Centros de compras (shopping) terão funcionamento também aos sábados a partir de agora

Alex Ferreira


Parque Ipanema reabrirá com pista de caminha reformada

Ipatinga tem nova fase de flexibilização. Em reunião do Comitê Gestor de Crise, nessa terça-feira (1), ficou deliberado que alguns segmentos que permanecem fechados como medida sanitária preventiva contra a covid-19 serão reabertos. Entre várias outas medidas, os centros de compras (shoppings) e lojas de rua passam a funcionar também aos sábados. Atualmente funcionam somente de segunda a sexta-feira.

A reunião ainda está em andamento, mas fontes informaram ao Diário do Aço que estariam incluídos, nessa fase, todos os clubes de lazer (Usipa, Ipê, Morro do Pilar, Ipaminas, Industrial, entre outros), cursinhos de idiomas, escolinhas de futebol e o Parque Ipanema com os seus quiosques.

Permanecem fechadas agora apenas as escolas regulares (públicas e particulares) e os eventos de grande porte (shows, por exemplo) continuam proibidos de serem realizados.

As medidas terão efeito imediato logo após a publicação de novo decreto, o que será feito nas próximas horas.

No dia 18 de agosto foi publicado o Decreto Municipal 9.404, que permitiu a reabertura dos centros de compras (shopping), bares, lanchonetes e restaurantes.

Em entrevista coletiva à imprensa, o prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha explicou que houve o entendimento da adesão de Ipatinga ao Minas Consciente. Atualmente Ipatinga está inserida na Onda Amarela.

"Haverá uma uniformização de procedimentos nas cidades do Vale do Aço. É importante por ter algo padronizado e era o que defendíamos desde o início. Aqui não temos pressa, fazemos a flexibilização e esperamos para ver o que muda nos números. Não tivemos crescimento, mas vamos acompanhar. Teremos a abertura do comércio e shopping no sábado. Amanhã (quarta-feira) começamos a reabrir os clubes de lazer. Parque Ipanema amanhã volta ao funcionamento normal e vamos retomando gradativamente", detalhou o prefeito.
Bruna Lage


Começou às 15h a entrevista para o anúncio oficial de nova fase de flexibilização de atividades comerciais em Ipatinga


Feiras livres

Em relação às feiras livres o encaminhamento é para que a feira do bairro Canaã, realizada aos domingos, seja retomada a partir do segundo domingo do mês de setembro. A explicação é que a feira do Canaã aglomera um número maior de pessoas. Todas as demais feiras já foram liberadas.

Há riscos e medidas preventivas precisam ser mantidas

Apesar das seguidas decisões de liberação para a volta ao funcionamento de atividades comerciais, a recomendação é que as medidas preventivas sejam mantidas.

Conforme o mais recente boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira (31), o município de Ipatinga contava 158 mortes atribuídas à covid-19, um total de 7.519 casos confirmados da doença e 7.233 pessoas já recuperadas da covid-19.

Hospitalizados

A ocupação de leitos UTI Covid SUS no município atingia 82% de um total de 45 vagas nesta segunda-feira. Dentre essas vagas, 23 eram ocupadas por pessoas de Ipatinga e 14 por pessoas de outros municípios.

Já na enfermaria Covid-19 SUS a taxa de ocupação era de 35%, de um total de 75 leitos. Entre os internados, 10 eram de Ipatinga e 16 de outros municípios.


Nova fase de flexibilização reabre Parque Ipanema e clubes de lazer em Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Bolsonaro 2022 07 de setembro, 2020 | 10:33
Quem nao concordar se isola e fica em casa... A economia precisa girar. Afinal esse vírus é igual chuva forte, no final todo mundo vai se molhar.
Alexandre Gonçalves 06 de setembro, 2020 | 21:20
Coincidência ou não, o dinheiro acabou e agora do nada, a doença "acabou" e tudo está voltando ao normal.
Ipatinguense 02 de setembro, 2020 | 17:30
Cada um fazendo sua parte e sendo consciente , a vida precisa voltar a funcionar , não como antes, mas creio que muitos precisam sobreviver, e pra sobreviver, precisamos trabalhar , e não esperar o mundo falar que o vírus sumiu e que não existe , pois o nome já diz , é um vírus. Agora , aqueles que podem ficar em casa recebendo sem trabalhar , ótimo , pois creio que muitos aqui da nossa cidade não pode né . Consciência é tudo. Que Deus guarde cada um. Vida que segue , temos que trabalhar para comer , ao menos eu tenho, não é só o vírus que mata, a fome, ignorância,arrogância, egoísmo, faltam de informação e também outras doenças matam ...
Shirley Ramos 02 de setembro, 2020 | 11:27
Parabéns Nardyello já estava na hora!
Agora é só a população fazer a sua parte!
Souza 02 de setembro, 2020 | 09:14
Com relação ao parque Ipanema, só oficializaram a liberação dos quiosques e a passagem de carro, aglomerações todos os dias como se não tivesse pandemia, crianças e adultos sem Máscara uma verdadeira farra, ninguém fiscaliza ou fazem vista grossa, a prevenção só está ocorrendo individualmente, porque no geral, estamos a revelia.....
Aline 02 de setembro, 2020 | 07:51
absurdo
érika Souza 01 de setembro, 2020 | 20:25
Reabrindo tudo isso mais Shopping aos sábados os casos vão aumentar novamente! Muito mais aglomeração, absurdo!
Soares 01 de setembro, 2020 | 17:52
e a feira do canaã não entendo se as demais ja estão funcionando porque a do canaã não
Hans Muller 01 de setembro, 2020 | 16:06
COM CERTEZA VAI. NÃO APENAS O DA USIPA POR TEMOS MAIS CLUBES PRINCIPALMENTE QUE DISPUTAM FUTEBOL AMADOR. NÃO APENAS A USIPA.
Wilhas Barbosa Anacleto 01 de setembro, 2020 | 15:54
gostaria de saber se o futebol da usipa irar voltar.
Hans Muller 01 de setembro, 2020 | 14:44
Parabens. Depois e muitos anos temos um prefeito de verdade. Nem Deus agradou a todos. Quem é do contra todo mundo sabe quem é. Parabens.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO