26 de agosto, de 2020 | 18:30

Greve nos Correios tem adesão de mais funcionários no Vale do Aço

Divulgação
O protesto foi realizado em frente à unidade dos Correios, localizada no Centro de Ipatinga O protesto foi realizado em frente à unidade dos Correios, localizada no Centro de Ipatinga

Nesta quarta-feira (26), funcionários dos Correios, que estão em greve, realizaram um protesto em frente à agência da empresa localizada na avenida João Valentim Pascoal, no Centro de Ipatinga. O movimento grevista teve início na cidade no começo desta semana e vem ganhando adesão de mais funcionários.

Participantes do movimento informaram ao Diário do Aço que a estimativa de funcionários em greve, até então, é de 49, dos quais, dois da unidade de Coronel Fabriciano, 14 de Timóteo, 13 do Centro de Entrega de Encomendas (CEE) em Santana do Paraíso, oito da unidade de Ipatinga (Centro) e 12 da unidade na Intendente Câmara (bairro Bethânia).

Reivindicação

A greve por tempo indeterminado, dos funcionários dos Correios, tem como motivação a retirada de direitos, o anúncio da privatização da empresa pública federal e a ausência de medidas para proteger os empregados durante a pandemia de covid-19, conforme a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect).

Em nota, a federação afirma ter sido surpreendida com a revogação, a partir de 1º de agosto, do atual acordo coletivo, cuja vigência vai até 2021. Segundo a entidade, 70 cláusulas com direitos foram retiradas, como 30% do adicional de risco, vale-alimentação, licença-maternidade de 180 dias, auxílio-creche, auxílio para filhos com necessidades especiais, dentre outros.

Dissídio Coletivo de Greve

Tendo em vista não haver acordo com as entidades representativas, os Correios ajuizaram, na terça-feira (25), o Dissídio Coletivo de Greve no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Isso ocorreu após a empresa ter tentado negociar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021 com as entidades representativas, que não teve êxito.

Em nota, os Correios ressaltam que os vencimentos de todos os empregados seguem resguardados e os trabalhadores continuam tendo acesso, por exemplo, ao benefício auxílio-creche e aos tíquetes refeição e alimentação, em quantidades adequadas aos dias úteis no mês, de acordo com a jornada de cada trabalhador.

“Estão mantidos ainda – aos empregados das áreas de Distribuição/Coleta, Tratamento e Atendimento -, os respectivos adicionais. A paralisação parcial da maior companhia de logística do Brasil, em meio à pandemia da covid-19, traz prejuízos financeiros não só aos Correios, mas a inúmeros empreendedores brasileiros, além de afetar a imagem da instituição e de seus empregados perante a sociedade”, citou.

Os Correios também informaram na nota que têm preservado empregos, salários e todos os direitos previstos na CLT para os empregados. “A empresa aguarda o retorno dos trabalhadores que aderiram ao movimento paredista o quanto antes, cientes de sua responsabilidade para com a população, já que agora toda a questão terá seu desfecho na justiça”, concluiu a nota.

Já publicado

Greve nos Correios deve ter adesão de funcionários da unidade de Ipatinga


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcelo Costa Gravessan

31 de agosto, 2020 | 10:16

“Correios é uma empresa pública federal que dá lucro à União e presta um importante serviço de integração nacional. Já trabalhei com logística e sei do que falo. Correios dá lucro e serve ao Brasil, ao contrário dos 57 mil vereadores que custam aos cofres públicos R$ 10 bilhões anuais só em salários, sem contar assessores e verba de gabinete. Na prática temos aproximadamente 70 mil políticos eleitos: presidente, senadores, governadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. Sabe quanto dos nossos impostos isso custa POR HORA?? R$ 1,16 milhão. Então nós somos pobres (em maioria), por causa de um modelo político totalmente errado, não por causa de uma empresa pública federal.”

Paulo

29 de agosto, 2020 | 07:36

“Eu sou solidário com os trabalhadores dos correios, embora alguns tenham optado por escolher um presidente de extrema direita, serão mais uma turma de pais de familia desempregados. O Brasileiro perdeu a sua garra e vontade de lutar pelo próximo. Os programas de tv sensacionalista e as Fake news das redes socias, destruíram a empatia, pois passam a sensação de que todos somos vagabundos, destruíram a crença que exista alguém com boa intenção. Nós aceitamos tudo calado, não temos a consciência do Europeu pra parar tudo numa greve geral e pedir mudanças profundas, estamos presos em ideologias politicas e religiosas que vão levar a nossa sociedade a destruição do nosso senso de justiça. Dos anos 90 pra cá nasceu uma geração egoísta, amparada pelo capitalismo e consumismo selvagem. Ainda há tempo de mudar. Vamos nos organizar?”

Bom

27 de agosto, 2020 | 18:47

“Se a turma da vale ,Acesita, Usiminas e todas as outras estatais fossem unidos não teriam deixado o f.d.p.do fhc tê-las dado de graça pros gringo e enfiado o Brasil num poço escuro igual estamos vivendo.
FORÇA CORREIOS
O QUE DEVE SER PRIVATIZADO É A POLÍTICA
QUE NÃO FAZ NADA DE BEM PRO PAÍS.
NÃO PRECISAMOS DE TANTO MINISTROS, DE TANTO DEPUTADOS, DE TANTO SENADORES E POR AÍ VAI.”

Minha Humilde Resposta

27 de agosto, 2020 | 14:12

“As pessoas falam para não temer a privatização, como dito pelo leitor , porém esquecem de dizer que os cidadãos que se encontram mais distantes , por exemplo no norte de minas , não terão acesso ao serviço postal. Ademais , vale ressaltar que o correio ,além de gerar lucro para a nação, tem um excelente projeto social que agrega todas as regiões e etnias, pelo contrário, pode-se dizer o que deve ser privatizado é os nossos políticos , os quais ganham altos salários e regalias ( auxílio paletó, transporte, escolar, entre outros) e o povo ganhando mal e pagando um absurdo na alimentação( como o arroz que outrora era 14 reais e hoje equivale a 20).”

João Batista

27 de agosto, 2020 | 08:11

“O serviço prestado pelos correios vem piorando a cada dia. A má vontade de atendimento e entrega é notada em cada entrega.

Basta pesquisar sobre a empresa que se acham números como 2x a quantidade de supervisores do que subordinados, enorme quantidade de funcionarios afastados de maneira não plausível

Infelizmente os Correios se tornaram cabide de empregos.

Não tema a privatização. Se você é exemplo na sua função não será remanejado.”

Cris

26 de agosto, 2020 | 22:59

“Esses políticos querem acabar de vez com o nosso país. Se o povo não acordar pra realidade não sei onde vamos parar, pois todos os direitos q foram conquistados com tanta luta e tanto sacrifício nos dias atuais estão nos sendo tirado com tanta facilidade.
Acorda povo, acorda nação BRASILEIRA.”

Envie seu Comentário