26 de agosto, de 2020 | 06:32

Usiminas reativa alto-forno 1 desligado por causa da pandemia

Mauricio de Almeida/TV Brasil
Equipamento foi desligado no começo da pandemia e já voltou a operar Equipamento foi desligado no começo da pandemia e já voltou a operar

Depois de quatro meses fechado o alto-forno 1 da Usiminas, em Ipatinga, voltou a funcionar. O equipamento produz o ferro-gusa que é a primeira etapa do processo siderúrgico. O presidente da República, Jair Bolsonaro e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, são esperados às 11h, em Ipatinga para o religamento simbólico do equipamento na Usina. Desde o começo da semana, os preparativos mudaram a rotina em bairros da cidade, próximos à usina.

O alto-forno foi desligado no dia 24 de abril devido a queda da demanda por aço por causa da pandemia do novo coronavírus. Agora com o reaquecimento do mercado nacional e internacional as atividades na usina vão começar a voltar ao normal.

De acordo com vice-presidente Industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto, o religamento do alto forno é uma prova de que a economia está crescendo novamente: "A Usiminas não produz para estocar, portanto o alto-forno só voltará a funcionar porque novas encomendas de aço da indústria chegaram".

A Usiminas em Ipatinga, que tem cerca de seis mil funcionários, é fundamental para o desenvolvimento econômico de toda a região do Vale do Aço. A volta das atividades é um bom sinal para o comércio e para a rede hoteleira.

Madalena Rodrigues, gerente geral de um dos hotéis da região, diz que durante os piores meses da pandemia todos os quartos ficaram vazios e dez funcionários foram demitidos. Agora com a volta das atividades na região a expectativa é de que o hotel vai ficar lotado novamente e que novos empregos serão gerados.“O turismo de negócio que acontece por conta da Usiminas é o principal responsável para atrair hóspedes para Ipatinga. A volta do alt-forno também vai ajudar o setor de turismo”.

A economia do Vale do Aço não é a única que vai ser beneficiada com o religamento do alto-forno 1. O presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal, Cesar Bergo, diz que a exportação do material produzido na Usiminas também vai ajudar toda a economia brasileira neste período de retomada do crescimento.

“Nós estamos passando de um grande pessimismo para um otimismo moderado. As novas contratações que estão sendo realizadas pela Usiminas são um sinal de que a partir de setembro vamos reverter a situação de crime e caminhar de volta para a normalidade. (Com informações de Mauricio Almeida - Repórter da TV Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luiz

26 de agosto, 2020 | 10:25

“E o Bolsonaro vai ganhar de novo...doa a quem doer. #Bolsonaro2022”

Mauricio

26 de agosto, 2020 | 10:16

“É difícil entender o presidente da Usiminas que têm uma filha que é médica e num meio de uma pandemia, com um número tão grande de mortos e sem respeito nenhum aos familiares das vítimas, descumprir regras básicas de prevenção da doença COVID 19 quando promove um evento que certamente vai aglomerar um grande número de pessoas dentro ou fora da empresa. Parece até que ironizam ao falar de máscara e álcool gel quando o proprio JAIR BOLSONARO estimula e dá exemplo da não utilização de máscara com atitudes que realmente mais parece de um GENOCIDA. Este não é um momento ideal para isso meu caro Sergio leite, vamos sair do discurso e praticar o que se fala tanto dentro da empresa que é a PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS.”

Cleiton

26 de agosto, 2020 | 09:20

“Carlos Roberto, sua escola de ladroes do PT caiu pra segundona há dois anos chora mais baba ovo do petrolao e mensalão!”

Carlos Roberto

26 de agosto, 2020 | 08:09

“Bolsonaro vem a Ipatinga para divulgar seus feitos no desgoverno. A Escola de Samba do Governo Bolsonaro, Unidos das Milícias, está ensaiando um carnaval temporão, aqui vai passar às alas. Elas já estão definidas:
Ala da Cloroquina
Ala das Milícias
Ala das Rachadinhas
Ala dos Evangélicos
Ala dos Pastores
Ala dos Militares
Ala dos Puxa Saco
Ala das Fake News
Ala da Volta dos Que Não Foram
Ala dos Ex-Ministros
Ala da Bala
Ala do Anjo Escondido
Ala do Centrão
Ala da Covid
Ala do Queiróz
Ala dos Cai Cai
Ala do Coice
Ala da Micheque
Do Óleo de Peroba
Atrás da Cloroquina só não vai que já morreu... Com que máscara, com que máscara eu vou? Da mentira? Da Milicia? O Samba Enredo é "Mané Besta":
"Você nasceu, de um conto-do-vigário,
Jogado fora, dentro de uma urna. Em tudo, você faz papel de otário, com essa cara, de Mané Besta".”

André Luiz de Oliveira e Silva

26 de agosto, 2020 | 07:15

“Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”

E.c.

26 de agosto, 2020 | 06:45

“Bolsonaro vem a Ipatinga na retomada do alto forno 1 da Usiminas. Interessante, é que seu governo extinguiu a aposentadoria especial com 25 anos de tempo de contribuição dos forneiros, de natureza protetiva que visava, primordialmente, a saúde dos operários. Acabou com o valor integral da aposentadoria especial do forneiro, introduzindo a média rebaixada do valor do beneficio e eliminou o enquadramento do tempo especial insalubre da classe após 13/11/2019.”

Envie seu Comentário