Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de julho, de 2020 | 18:08

Lojistas pedem reabertura de centros comerciais em Ipatinga

Wôlmer Ezequiel
Representantes de lojas acreditam que estão sendo prejudicados pela decisão das autoridades, que permite o funcionamento parcial do comércio externoRepresentantes de lojas acreditam que estão sendo prejudicados pela decisão das autoridades, que permite o funcionamento parcial do comércio externo

Impedidos de abrirem suas portas para o público há meses, lojistas de centros comerciais, shoppings e restaurantes pedem a reabertura desses estabelecimentos em Ipatinga. De acordo com representantes dessas lojas, eles estão sendo prejudicados pela decisão das autoridades, que permitem o funcionamento parcial do comércio externo.

Devido a um decreto municipal, esses segmentos tiveram de fechar suas portas no dia 21 de março, como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus. Houve uma reabertura no início de maio, por força de um novo decreto municipal, porém, após decisão da Justiça, ela durou menos de duas semanas. Enquanto isso, o comércio externo segue funcionando com algumas restrições.

Segundo Rogério de Paula Silva, proprietário do Roger’s Pizza e um dos representantes das lojas localizadas no Via Illuminata Mall, um centro comercial na cidade, após tanto tempo sem funcionar, os comerciantes já não têm dinheiro para continuar com suas empresas. “Chegamos em um momento em que nós já utilizamos todos os recursos do governo federal para seguirmos firmes, mas agora estamos ficando sem saída”, explica.

Ainda segundo ele, se as autoridades não autorizarem a volta desses estabelecimentos, dezenas de empresários e centenas de funcionários vão perder suas fontes de renda. “Infelizmente, muitos não vão conseguir manter os funcionários sem abrir as portas. Eu consigo funcionar via delivery, mas ainda assim as despesas estão sendo maiores que os lucros”, conta Rogério.

Medidas de prevenção

De acordo com os lojistas, ambientes fechados, como centros comerciais e shoppings, possuem maior capacidade de garantir que as medidas de combate e prevenção à covid-19 sejam seguidas.

“Ao contrário das lojas de rua, dentro de centros comerciais nós conseguimos controlar quantas pessoas circulam pelo local, se elas estão com febre e usando máscara, por exemplo. Nós temos a possibilidade de evitar aglomerações como as do comércio externo, que já foram amplamente divulgadas pela mídia local”, afirma Marcella Andrade Venancio, lojista responsável pela Sol e Neve.

Segundo ela, no Via Illuminata Mall, onde sua loja está localizada, várias medidas já foram adotadas. “No Mall, por exemplo, nós suspendemos o uso de elevadores, disponibilizamos vários pontos com álcool gel 70% e fixamos informativos preventivos em pontos estratégicos para o público. Mesmo com tudo isso, continuamos sem poder funcionar, enquanto o comércio externo pode abrir parcialmente”, conta.

O Via Illuminata Mall possui 16 lojas, mas apenas três estão autorizadas a abrir as portas para o público, pois fazem parte dos estabelecimentos considerados essenciais.

Já publicado

Aciapi e CDL defendem reabertura do shopping, bares e restaurantes
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cabritinho

23 de julho, 2020 | 07:27

“Sr. Prefeito, abre o comércio de 08:00 às 22:00 e investe em saúde pública, hospital Municipal e UPA, E Nos postos de saúde.”

Cleidimar Jose Celino Vilela

22 de julho, 2020 | 17:44

“Kero reabertura de bares e restaurante”

Carlos

22 de julho, 2020 | 13:10

“Sr prefeito de Ipatinga Nardielo Rocha infelizmente não não tem como deixar o comércio de Ipatinga fechado,lave suas mãos liberar o comércio, estamos nesse mundo de passagem, infelizmente todos nós vamos partir desse mundo,seja de Coronavírus, AIDS, infarto, acidente de trabalhar, trânsito etc.
Deixa o horário de 8:00 às 22:00hs.
Tem muitos comércio fechado, desempregado,pais e mães de família desempregado sendo despejado por não pagar aluguel sem trabalhos, analisa essa questão aí se fosse no seu caso.
Deus está contigo só fazer coisas boas.”

Rosaria Alves

21 de julho, 2020 | 22:36

“As autoridades precisam lembrar que mesmo diante condições mais adversas A VIDA TEM QUE CONTINUAR.As contas e a necessidade se alimentar,as fraldas dos bebês,os remédios não entram em quarentena.Por isso tem que tomar os devidos cuidados e reabrir,flexibilizar para que a vida e a economia retomem seu curso.”

Envie seu Comentário